“Para atingir o objetivo de 1,5 graus do acordo climático de Paris, nós, enquanto indústria de veículos comerciais, temos de fazer a nossa parte e reduzir de forma sustentável as emissões de CO2. Os camiões eléctricos são a chave para o conseguir”, declarou Friedrich Baumann, membro do Conselho Executivo para Vendas e Soluções para Clientes da MAN Truck & Bus, durante a Solutrans deste ano.
Com a venda dos novos eTrucks, a empresa está agora a entrar numa nova era de transportes neutros para o ambiente. Desta forma, em 2030, a marca prevê que um em cada dois camiões MAN registados na Europa deverá ser elétrico. No entanto, “para que possamos atingir este objetivo, uma infraestrutura de carregamento a nível nacional é um pré-requisito absoluto”, ressaltou Friedrich Baumann.
“Precisamos de uma expansão significativamente acelerada para pelo menos 4 mil pontos de carregamento de megawatt na Alemanha e 50 mil pontos de carregamento de alta capacidade e megawatt na Europa até 2030″, salientou o responsável da MAN.
Com base neste objetivo, a MAN estabelece que a mudança para a electro mobilidade só teria sucesso se o novo eTruck fosse superior a um camião a diesel em termos de viabilidade e adequação de aplicação e, sobretudo, na sua capacidade de ser combinado com uma vasta gama de soluções de carroçaria existentes no mercado.