A Renault aproveitou a edição deste ano da Solutrans, realizada em Lyon (França), para realizar a apresentação da nova Master. No competitivo mundo dos veículos comerciais, a nova Renault Master surge como uma proposta inovadora que redefine o conceito de conforto e eficiência. O seu interior, com melhor qualidade, aproxima-se do dos automóveis de passageiros.
O design ergonómico do painel de bordo em forma de S, virado para o condutor, proporciona uma maior amplitude do espaço interior. Com materiais elegantes, o ecrã de 10” e os estofos em tons escuros, conferem um toque high-tech visualmente apelativo, transformando o habitáculo num ambiente acolhedor e moderno.
O novo furgão Renault Master não é apenas um veículo comercial, pois assume-se como sendo um escritório sobre rodas. Com 135 litros de espaços de arrumação, um aumento de 25%, e detalhes meticulosamente pensados para uma utilização intensiva, cada elemento do furgão foi projetado para atender às atuais necessidades dos profissionais. A possibilidade de transformar as costas do banco do meio em uma mesa, o suporte para computador portátil na base e as portas USB-C, são apenas algumas das características que destacam a versatilidade deste furgão.
Exterior apelativo
O exterior do Renault Master tem uma personalidade poderosa, com imponentes grelhas verticais, com os padrões horizontais dos faróis LED e os para-choques robustos a criarem uma imagem robusta e, ao mesmo tempo, bastante ousada para o segmento dos furgões.
A imagem exterior transmite segurança e modernidade, com a traseira mais estreita para otimizar a aerodinâmica e as opções de cores personalizadas, proporcionam mais escolha aos clientes.
A qualidade e robustez são demonstradas pela arquitetura dos painéis laterais, contribuindo para a resistência e durabilidade do veículo. O trabalho minucioso na aerodinâmica não apenas melhorou o desempenho, mas também resultou em uma redução significativa nas emissões de CO2, consolidando a posição do novo furgão Renault Master como uma nova referência em eficiência energética.
O Renault Master dispõe de quatro opções de motores Diesel Blue dCi e versões totalmente elétricas, sendo que o veículo conta com uma ampla gama de escolhas em termos de acabamentos, tendo em conta as necessidades dos clientes.
Diesel Blue dCi: potência e eficiência
As quatro opções de motores Diesel Blue dCi, o novo Renault Master, possibilitam consumos bastante inferiores e emissões mais reduzidas. A transmissão pode ser efetuada por uma caixa manual convencional ou por uma nova caixa automática de 9 velocidades com conversor EAG9, mais eficiente. Conta com 20 tipos de carroçaria de 11 a 22 metros cúbicos, com uma abertura da porta lateral deslizante 40 mm mais larga e, também, áreas de carga 100 mm mais longas, uma das melhores da categoria.
São também propostos 20 tipos de carroçarias com transformações realizadas em fábrica, numa área que permite a montagem de caixas abertas fixas e basculantes, cabine prolongada com até 7 lugares. Estas versões transformadas, com montagem em fábrica, possibilitam igualmente reduzir os prazos de entrega e simplificar a logística de transporte. A distância entre eixos mais curta e o eixo dianteiro redesenhado proporcionam uma maior manobrabilidade, incluindo um diâmetro de viragem que é 1,5 metros mais curto.
Autonomia elétrica
As versões totalmente elétricas do Renault Master anunciam uma maior autonomia. Com baterias de diferentes capacidades, o furgão garante um equilíbrio entre carga útil, autonomia e peso rebocável. O sistema de carregamento rápido e a capacidade de fornecer energia a outros dispositivos, destacam a inovação e versatilidade do veículo elétrico. O seu sistema exclusivo de controle dinâmico da travagem assistida redefine a segurança e eficácia da travagem, garantindo uma condução eficiente e ainda mais segura.
As versões totalmente elétricas do novo Renault Master são alimentadas por motores de 96 kW ou 105 kW, ambos com 300 Nm de binário. A primeira versão recorre a uma bateria de 40 kWh e tem uma autonomia WLTP de 180 km, a segunda a uma bateria de 87 kWh e oferece uma autonomia WLTP até 410 km.
Com 20 sistemas de assistência à condução, o novo Master maximiza a segurança, incluindo sistemas de estabilidade lateral, travagem automática de emergência e assistência à estabilidade do reboque. A conectividade é elevada a um novo patamar com funcionalidades V2L e V2G, permitindo não apenas carregar outros dispositivos, mas também alimentar a rede com a energia da bateria.
O Renault Master foi projetado com uma visão para o futuro, preparado para acolher, eventualmente, um motor a hidrogénio e uma pilha de combustível. Pretende ser uma revolução no conceito de mobilidade, incorporando o que há de mais avançado em conforto, eficiência e inovação. Este novo furgão deverá estar disponível na primavera de 2024.