Vitor Melo, administrador da Carbus e da UIT, e Rodrigo Antunes, responsável no departamento de pós-venda da Carbus (na foto acima), estiveram presentes na convenção da ARP em Braga, onde deram a conhecer as várias marcas de autocarros que representam em Portugal.
Em destaque, estava o autocarro compacto, o Navigo T, da marca turca Otokar. Este modelo, disponível em dois comprimentos (8,40 ou 9,20 metros), pretende ser uma referência nas soluções de autocarros compactos para pequenos grupos. A sua capacidade, na versão mais longa, é até 39 passageiros (incluindo motorista e guia).
Equipado com motor Cummins ISBe4.5 (Euro6) de 210cv, o Navigo T posiciona-se como uma opção económica para o setor de turismo que procura um autocarro preparado para os centros das cidades. A Otokar afirma-se como o primeiro construtor de autocarros na Turquia, tendo completado neste ano de 2023, os seus primeiros 60 anos de existência.
Muito próximo de comemorar os 60 anos, está também a Karsan, construtor turco de autocarros também representado em Portugal pela Carbus. No salão Busworld Bruxelas deste ano, a Karsan deu a conhecer um portfólio de novos autocarros elétricos.
A finalizar o leque de construtores de autocarros turcos representados em Portugal pela Carbus, está a TEMSA, empresa que é detida em 50% pela Skoda. A TEMSA apresentou no Busworld um autocarro de turismo de longa distância movido a hidrogénio, com 1000km de autonomia, numa parceria com a CaetanoBus.
