O salão FIAA Madrid de autocarros deste ano, esteve aquém das expectativas. A ausência dos carroçadores, principalmente os espanhóis (Beulas, Sunsundegui, entre outros) diminuiu a atratividade da exposição realizado no Ifema. Em todo o caso, marcas como a Iveco, VDL, Mercedes-Benz, Solaris e Ebusco trouxeram algum brilho ao evento, que esteve bem preenchido com algumas marcas turcas: Karsan, Otokar, BMC e Andadolu Isuzu.
A VDL Bus&Coach Ibéria, liderada por Hector Rodriguez (foto), exibiu o seu porta-estandarte: o VDL Futura HD. Além deste autocarro, com um interior de luxo e apenas três filas de bancos (foto abaixo), a VDL apresentou o potencial do conceito Rentalbus. Este serviço permite aos transportadores alugarem por períodos curtos de longa duração, os autocarros de turismo da marca VDL, para fazerem face à escassez de autocarros novos que se regista no mercado.
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz, denominada Evobus SAL e presidida ibericamente por Alejandro Alcalde Echevarria, foi a marca que mais novidades levou ao FIAA. A começar pelo novo Chassi OC 500 disponível para os carroçadores, com o sistema de travagem de emergência Active Brake Assist 5, o assistente de curva Sideguard Assist, entre outros sistemas de segurança. Notável é a redução considerável no consumo de combustível alcançada com uma nova arquitetura de chassis e integração de motor.
Já o modelo Mercedes-Benz eCitaro vem agora equipado com baterias NMC3, uma nova geração de baterias de alto desempenho. Dispõe de maior capacidade, o que permite aumentar a autonomia, sem a necessidade de carregamento intermediário. No âmbito da eletrificação, a marca apresentou também o Intouro híbrido. O novo híbrido Intouro não é apenas adequado para o transporte de linhas suburbanas, mas também para muitas outras aplicações, como transporte escolar, viagens de curta duração ou excursões nos grandes centros.
No topo das novidades da Daimler Bus, está a nova geração Setra TopClass e ComfortClass que incorpora sistemas ainda mais abrangentes de assistência e segurança, bem como grandes mudanças em termos de desempenho, conforto e design.
Iveco
A Iveco Bus, tendo no comando ibérico Fabrizio Toscano, apresentou as capacidades do novo modelo Crossway Low Entry com motorização híbrida. O Crossway híbrido tem 12 metros de comprimento, está equipado com 43 bancos, e tem uma capacidade máxima de 71 passageiros. A eletrificação também esteve presente na Iveco, com o seu modelo eWay 100% elétrico. Fabrizio Toscano, entregou um prémio à Empresa Municipal de Transportes (EMT) de Madrid, por terem completado 75 anos de existência, mantendo-se sempre fiéis aos autocarros da marca Iveco.