A Sunsundegui também marcou presença na Convenção ARP em Braga, onde Paulo Gomes (foto), responsável da marca para Portugal, referiu que a nova geração do autocarro SC7 está para ser lançada brevemente.
O ano de 2023 foi decisivo para a Sunsundegui que estava em dificuldades económicas resultantes da queda do turismo provocada pela pandemia, situação que afetou diretamente a sua atividade. Os acordos alcançados com os sindicatos e o apoio de 73% do capital social ao Plano de Viabilidade 2022-2027 permitiram dar um novo futuro a esta construtora de autocarros, sediada em Alsasua (Espanha).
Outro acontecimento importante de 2023, foi o acordo firmado com a Volvo Bus para a construção dos seus autocarros de turismo. Assim, a partir de maio de 2024, a Sunsundegui assumirá a produção de dois modelos de autocarros de última geração do fabricante automóvel sueco (os modelos topo de gama 9700 e 9900), e alcançará um ritmo de produção de 2 unidades por dia, através de um processo gradual de 9 a 12 meses. Além disso, implicará o recrutamento, nos próximos quatro anos, de pessoal direto e indireto, totalizando entre 400 e 500 novos postos de trabalho.
Segundo Paulo Gomes, este acordo com a Volvo Bus não altera em nada a política de carroçamento multimarca da Sunsundegui, utilizando como exemplo o autocarro exposto na ARP, o modelo SC7 equipado motor Scania, da empresa Guided Portugal.