David Laureano, diretor geral da empresa Pneus do Alcaide, foi orador no painel Medir para Evoluir, onde partilhou o seu conhecimento e, também, o historial da sua empresa, no âmbito dos pneus renovados em Portugal e deu a conhecer o lançamento do GOP, Gestão Operacional de Pneus que está a implementar. Ao falar com desenvoltura, coragem e ânimo sobre um setor tão “fechado” em si mesmo, como é o da indústria de recauchutagem de pneus, David Laureano trouxe luz para uma importante atividade.
“O processo de recauchutagem/renovação de um pneu, representa 3 vezes menos consumo de energia do que a produção de um pneu novo, bem como menos 50 kg de resíduos e utilização da mesma carcaça do pneu usado, maximiza o uso de recursos naturais. A recauchutagem é um processo seguro e confiável, com garantia de estabilidade e tração.
A Pneus do Alcaide nasceu em 1981, pelas mãos do meu pai Augusto Laureano, com a atividade de revenda de Pneus Ligeiros e Pesados, num pequeno posto em Porto de Mós. Somos recauchutador oficial da Goodyear e contamos já com 4 postos de assistência. Hoje, a empresa é reconhecida tanto pelo seu historial na renovação de pneus, como na implementação de soluções para frotas de veículos pesados, sendo que estamos a dinamizar um software específico, para continuarmos a trabalhar diretamente com as frotas, na gestão e otimização na utilização dos seus pneus”.