A MAN Truck & Bus atualizou a sua gama de autocarros das marcas MAN e NEOPLAN, introduzindo uma nova arquitetura eletrónica. “Neste momento já estamos a cumprir e a exceder todas as próximas inovações legais sobre condução e cibersegurança – e isso em todas as séries de modelos,” explicou-nos Heinz Kiess, responsável de Marketing de Produto de Autocarros na MAN Truck & Bus.
A nova plataforma eletrónica baseia-se na tecnologia modular que já equipa os camiões da MAN. O anterior “Power Train Manager (PTM)” foi substituído agora pelo “Central Vehicle Manager (CVM)”, cuja capacidade de processamento é duas vezes superior à anterior. Além disso, todas as outras unidades de controlo para sistemas individuais, como portas, ar condicionado, etc., foram substituídas por novos componentes mais eficientes.
Novo interior para autocarros
Com a nova plataforma eletrónica, um cockpit completamente novo também está a ser introduzido nos autocarros. Este inclui um ecrã central de 12 polegadas; um novo sistema de infoentretenimento MMC Advanced; o MAN SmartSelect; o volante multifuncional e o painel de instrumentos totalmente digital.
Do teste que realizámos, ao conduzir os novos MAN e NEOPLAN, este novo interior está muito semelhante ao interior dos camiões da MAN, desde o volante até ao manípulo SmartSelect. Há assim uma harmonização maior entre os camiões e os autocarros da MAN.
Outra novidade é o motor de autocarro MAN D26 com a norma Euro 6e. Este motor de 12,4 litros teve um aumento de 10 CV e cerca de 50 NM no binário, porém consome até 2,5% menos de combustível. Isto graças a uma nova caixa de velocidades automatizada MAN TipMatic de 12 velocidades e um cruise control preditivo (EfficientCruise 3), que melhora o desempenho dos veículos através de uma melhor gestão das velocidades, baseado em GPS.
Sistemas de assistência ampliados
Se nos furgões e camiões da MAN a lista de novos assistentes de condução já é grande, nos autocarros o número é ainda mais surpreendente. São quase 15 novos sistemas de assistência e segurança, que vão desde sistemas complexos de radares até à pré-instalação de sistemas de medição de alcoolemia do motorista.
Ainda no campo da segurança, outra inovação que aproveitou a renovada plataforma eletrónica é o sistema de suspensão pneumática “Vehicle Air Suspension Control” (VASC). Em comparação com o sistema ECAS anterior, a suspensão pneumática VASC utiliza menos componentes e permite uma cablagem mais simples, eliminando a necessidade de uma unidade de controlo externa. Isto permite que os sinais sejam trocados mais rapidamente e reduz os tempos de elevação e descida da suspensão, por exemplo quando o motorista rebaixa a suspensão para os passageiros entrarem e saírem de forma mais cómoda e segura.