A Schmitz Cargobull apresentou aos jornalistas as novidades que serão demonstradas aos visitantes do salão IAA Transportation em Hannover.
O evento, que a Automotive participou, consistiu numa visita à fábrica de semirreboques frigoríficos e isotérmicos da Schmitz Cargobull em Vreden, na Alemanha, bem como a sua fábrica de equipamentos de frio sob marca própria. Além da visita, foram realizados diversos workshops dos novos produtos, e apresentações dos diretores da empresa: Boris Billich, CSO; Andreas Schmitz, CEO; e Marnix Lannoije, CTO (na foto acima, da esq. para a dir.). No total, foram mais de 8 horas de informação e formação intensiva.
A fábrica de semirreboques frigoríficos e isotérmicos impressiona. Pelas dimensões e pela automatização dos processos produtivos. Está equiparada a uma fábrica de automóveis ligeiros, por exemplo do grupo Volkswagen, pela organização do trabalho, do fluxo das peças, dos processos, do rigor e da sua qualidade produtiva. Não é por acaso que, nos modelos frigoríficos, a Schmitz tem uma quota de mercado de 50% na Europa.
A produção em Vreden situa-se em cerca de 65 semirreboques frigoríficos por dia, podendo chegar aos 80, com as ampliações que a fábrica está a realizar. Apesar da produção em massa, e do ritmo produtivo acelerado, os quase 2.000 funcionários da fábrica garantem a tecnicidade e têm os necessários conhecimentos para realizarem personalizações aos semirreboques, segundo as diferentes necessidades dos clientes.
Equipamentos de frio
Por sua vez, a fábrica de equipamentos de frio, fundada em 2012 em Vreden, são três as tipologias de unidades montadas: a S.CUd80, um modelo de entrada de gama transversal; a S.CU V2.0, um modelo mais premium, com maior capacidade e versatilidade de multi temperatura; e a S.CU eP85, um modelo 100% elétrico, multi temperatura vocacionado para a distribuição com zero emissões. Os modelos a diesel estão equipados com motores Hatz, um conceituado fabricante alemão de motores industriais fundado em 1880.
A sua equipa de cerca de 100 funcionários desenvolve, testa e produz equipamentos de frio que cada vez são mais aceites nos frotistas. Neste ano de 2024 alcançaram um marco importante: 20% dos semirreboques frigoríficos Schmitz Cargobull já são entregues com equipamentos de frio próprios. Este número tenderá a crescer porque haverá mais novidades nos equipamentos de frio da Schmitz.
Amplitude de gama com atualizações
A gama de produtos da Schmitz Cargobull é bastante variada e tem atualizações constantes, quer em termos de inovações nos equipamentos, quer nos serviços digitais e de telemática. Destacamos aqui algumas das atualizações de produtos, a começar pelo segmento de carga geral e expresso (até 27 toneladas), com o modelo S.BO EXPRESS equipado com uma nova porta traseira de enrolar (foto).
Para as entregas em cidade, o semirreboque frigorífico S.KO CITY com eixo único direcional, tem agora mais soluções de acomodação de carga, e um sistema de lubrificação automático da plataforma elevatória que diminui as paragens para manutenção do equipamento.
Para o transporte até às 44 toneladas, a Schmitz disponibiliza o semirreboque de lona S.CS X-TOUGH com chassis reforçado e uma carroceria EcoFLEX mais aerodinâmica. O chão reforçado, permite a utilização intensiva de empilhadores com peso total até 9,5 toneladas.
Em conjunto com o formato aerodinâmico EcoFLEX, possibilita uma poupança de combustível de até 5lts/100km. Este modelo pode ser equipado com o sistema PowerCurtain (foto), eliminando as travessas laterais entre os pilares do semirreboque, agilizando as cargas e descargas.
Na construção civil, a Schmitz Cargobull tem vindo a crescer a sua presença e conta já com uma quota de mercado de 14% na Europa. O semirreboque basculante S.KI tem agora maior carga útil, estando equipado com telemática TrailerConnect, sistema de pesagem digital a bordo (foto) e sistemas de câmaras 360º.