Sob o mote “simplificar os negócios”, a marca do Grupo TRATON apresentou toda a gama de camiões com as mais recentes unidades elétricas, a hidrogénio e diesel na IAA Transportation, recentemente realizado em Hannover (Alemanha).
Em estreia mundial, esteve a unidade elétrica de 12 toneladas que completa o portfólio de camiões elétricos da MAN para transporte de distribuição ligeira, com versões de 12 a 50 toneladas. As Configurações de eTruck são agora possíveis com até sete baterias (560 kWh utilizáveis) – autonomia de cerca de 650 km sem recarga.

Transição energética
Também estiveram em destaque o modelo MAN hTGX, motor a hidrogénio, complementa portfólio de emissões zero para aplicações especiais, bem como o camião MAN a diesel para o ano de modelo 2025, com a nova cadeia cinemática PowerLion otimizada em termos de eficiência, incluído o motor D30 e aerodinâmica otimizada: até 4% menos consumo de combustível.
A MAN será o primeiro fabricante europeu de camiões a lançar uma pequena série com um motor de combustão a hidrogénio a partir de 2025. Para Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, “o motor de combustão a hidrogénio pode ser uma adição útil para aplicações especiais, tal como a célula de hidrogénio, também conhecida, como célula a combustível, que ainda se encontra em desenvolvimento. Além disso, o motor a diesel continuará a desempenhar um papel importante durante toda a transformação até ser completamente substituído”.
