Portugal é cada vez mais ambicionado pelas marcas do segmento de luxo. Recentemente, a Patek Phillipe abriu uma loja em Lisboa, na Avenida da Liberdade (a única na península ibérica) e a Macallan apresentou uma colaboração única com a Bentley no Palácio da Anunciada, Lisboa.
The Macallan é a referência internacional no segmento dos whiskies single malt. Tem na sua sede em Speyside, na Escócia, viaturas Bentley que integram a sua frota. Esta parceria dura há vários anos, onde a Bentley chega ao ponto de personalizar as viaturas da frota da The Macallan.
Na comemoração dos seus 200 anos de existência, a The Macallan criou um whisky exclusivo, inspirado na parceria com a Bentley, onde fundiu o artesanato tradicional com a tecnologia de ponta da engenharia de precisão.

Denominado “The Macallan Horizon”, este whisky está contido num recipiente único, que foi apresentado no evento em Portugal por Ricardo Melo (na foto, à esquerda), Brand Manager na EMPOR Spirits, empresa nacional que distribui em exclusivo a The Macallan no nosso país, e Eduardo Martins, Brand Specialist The Macallan (à direita).
Materializar os valores conjuntos
“The Macallan Horizon” é apresentado num recipiente de vidro, concebido para ser exposto na horizontal, desafiando as convenções do engarrafamento tradicional de whisky. Uma fita de alumínio envolve o vidro e foi feita de acordo com os padrões exigentes da Bentley, em homenagem a este material-chave utilizado na base escultural e na carroçaria de um automóvel Bentley.
A estrutura circundante à garrafa inclui cobre de alambiques utilizados pela The Macallan, antes de a nova destilaria ser inaugurada em 2019. Outro material que faz parte integrante de ambas as marcas é incluído através de uma incrustação de madeira de carvalho no fecho – trabalhada a partir de um dos seis barris utilizados na maturação deste whisky e inspirada na estética do mostrador rotativo do Bentley Drive Dynamic Control. A escultura é acabada com o folheado de nogueira Crown Cut Walnut da Bentley, uma especificação meticulosamente desenvolvida para os seus veículos.

O whisky em si, foi criado para captar a essência de um Bentley. Elaborado por Kirsteen Campbell, Master Whisky Maker da The Macallan, foi feito a partir de seis cascos de carvalho de primeiro enchimento temperados com jerez. Além de terem amadurecido nos armazéns da The Macallan Estate, os casos também amadureceram na fábrica da Bentley em Crewe, Inglaterra.
O “The Macallan Horizon” recorda-nos que as parcerias vão para além da partilha dos mesmos valores, e, portanto, é preciso concretizá-los nos momentos certos.

Mudar o plano
Jaume Ferras, Diretor Criativo da The Macallan, afirmou: “O The Macallan Horizon é o projeto de whisky mais complexo e visionário que a The Macallan empreendeu e exigiu um intercâmbio profundo e contínuo de conhecimentos com a equipa da Bentley Motors.
A nossa colaboração com a Bentley e o intercâmbio de conhecimentos inspirou-nos a ver as coisas de forma muito diferente. No mundo das bebidas espirituosas, tudo é vertical, tal como os nossos alambiques e as nossas garrafas. Quando olhámos para o plano horizontal que os grand tourers da Bentley ocupam, isso fez-nos pensar se e como poderíamos adaptar este formato ao whisky, que, em última análise, precisa de ser servido e apreciado”.

É um convite a acalmarmos, reduzimos o ritmo e aproveitarmos a viagem, seja ela qual for. Não nos focarmos totalmente no destino, mas sim no percurso. Deixar de lado a obsessão pelos números e usufruir as características qualitativas. No fundo, é retirar a pressa, mas não a eficiência.
A The Macallan fez a parceria com uma marca cujo objetivo primordial não é a velocidade (como seria o caso da Ferrari, Lamborghini ou outras), mas sim o usufruto da experiência. Um carro como o Bentley é pensado primeiro no interior. Mais do que o exterior, o interior é um apelo aos sentidos, repleto de materiais e formas que privilegiam o trabalho artesanal nos detalhes.
Esta colaboração pretende ser uma jornada em comum. É uma viagem até ao futuro, que materializa os valores das marcas, que não mudaram com modismos, mas investiram continuamente na qualidade. E quando se investe na qualidade, os produtos tornam-se intemporais.
