A Toyota Motor Corporation (Toyota) anunciou neste mês de fevereiro que desenvolveu um novo sistema de célula de combustível (FC) de terceira geração (3rd Gen FC System), como parte dos seus esforços contínuos para a a adoção no setor comercial rumo à concretização de uma sociedade baseada em hidrogénio.

O novo 3rd Gen FC System foi projetado para atender às necessidades específicas do setor comercial, com a mesma durabilidade dos motores convencionais a diesel. Além disso, o novo sistema apresenta melhorias significativas em termos de desempenho, incluindo eficiência de combustível e uma redução considerável nos custos. Para além de veículos de passageiros, o 3rd Gen FC System será expandido para uso em veículos comerciais pesados, e está previsto para ser introduzido nos mercados, principalmente no Japão, na Europa, na América do Norte e na China, após 2026.
O 3rd Gen FC System foi apresentado na quarta-feira, 19 de fevereiro, na H2 & FC EXPO (Exposição Internacional de Hidrogénio e Células de Combustível) em Tóquio. A Toyota considera o hidrogénio como um combustível importante na busca pela neutralidade carbónica e está a colaborar ativamente com parceiros de diversas indústrias. Também tem promovido várias iniciativas nas áreas de “Criar, Transportar, Armazenar e Utilizar” hidrogénio, no âmbito das suas atividades de P&D.

Visão geral do 3rd Gen FC System
Em 2014, a Toyota lançou o veículo elétrico de célula de combustível MIRAI e, desde então, vendeu aproximadamente 28.000 unidades em mais de 30 países e territórios. Além disso, desde 2019, a Toyota começou a fornecer sistemas de FC para outras aplicações, como autocarros, ferrovias e geradores estacionários de energia, fornecendo mais de 2.700 unidades para mais de 100 clientes em todo o mundo. No Japão, a Toyota trabalha com muitos parceiros, dentre eles as Câmaras de Tóquio e Fukushima, assim, com base no feedback dos clientes e em informações de provas de conceito e testes de demonstração realizados ao longo dos últimos anos, foi possível implementar 3rd Gen FC System. Principais características do 3rd Gen FC System: maior durabilidade, eficiência de consumo permitindo uma autonomia 20% superior; e redução de custos das células e nos processos de fabrico.

Aplicações
O 3rd Gen FC System pode ser instalado numa variedade de veículos comerciais, automóveis de passageiros e aplicações de uso geral, como geradores estacionários, ferrovias e navios. Para os veículos de passageiros, a eficiência de combustível melhorada proporciona uma maior autonomia. Para veículos comerciais pesados, o novo sistema de FC oferece um nível de durabilidade comparável aos motores a diesel e alta potência. Além disso, ao projetar o sistema de forma mais compacta, ele pode ser integrado mais facilmente em vários veículos comerciais.
