A cidade de Vigo (Espanha) acolheu nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro, o Salão Galiexpo 2025, onde reuniu diversos expositores da península ibérica, incluindo Portugal, que marcou presença com a Sparkes & Sparkes, Linextra e Grupo Martins.

A Automotive deslocou-se até Vigo para conhecer de perto (e por dentro) este evento que inaugurou o calendário dos grandes salões ibéricos de 2025 e, na ocasião, entrevistou Joaquin Portabales, diretor do Salão Galiexpo 2025. Num primeiro balanço, o salão deste ano registou um sucesso em termos de público incluindo muitos portugueses; mais e melhores expositores; uma grande diversidade de ações e temas e, ainda, muita animação desportiva.
“Este ano a Galiexpo Motor Show completou 17 edições. Começámos a nossa história como Geliexpo Tunning e, depois de uns anos, convertemos o modelo do salão para Galiexpo Motor Show, com o objetivo de reunir o entretenimento e os negócios, num mesmo ambiente, mas com qualidade, segurança, bem-estar para os visitantes espanhóis e portugueses, posicionando-o como o primeiro grande salão internacional ibérico de 2025.
Atividades
A Galiexpo Motor Show é assim uma diversidade de expositores de carros clássicos, superdesportivos, tunning, carros novos, furgões, autocaravanas, motos, fórmula 1, e veículos 4×4; juntando a parte expositiva de empresas que comercializem peças, componentes, acessórios e serviços para o mercado automóvel, seja ele de primeiro equipamento, seja para o mercado de manutenção e reparação oficinal.

O automóvel é movimento. Por isso, além das exposições estáticas, disponibilizamos um pavilhão exclusivamente dedicado ao espetáculo automóvel. Aí realizamos shows de Drift com carros espetaculares e pilotos de renome internacional, com uma afluência de público surpreendente, incluindo do estrangeiro como Portugal e França, entre outros países.
Para além de muito motor e movimento, proporcionámos espetáculos musicais, com muita alegria e animação, graças ao grande envolvimento que criámos com as comunidades locais, o que nos permitiu também atrair as camadas mais jovens da população e seus familiares, com um toque de diferenciação face ao ambiente dos salões tradicionais. Proporcionámos animação aos visitantes e bons negócios aos expositores, mas sem estimular o consumo de bebidas alcoólicas, ou o visual grotesco.
Público
A nossa frase é: “o protagonista és tu”. O contacto qualitativo com as pessoas é o mais importante num salão, e o nosso objetivo é que os visitantes possam não só passear e disfrutar da parte lúdica, mas principalmente interagir com os expositores e empresas presentes, sentindo-se parte integrante deste salão.

Apesar de contarmos com mais de 100 funcionários durante o salão, a Galiexpo é uma empresa pequena, quase que familiar e onde todos trabalham com grande empenho e gosto no que fazem. Diferenciamo-nos pela paixão que dedicamos ao nosso trabalho e isso torna-se naturalmente bem visível para quem visita o salão.
A região da Galiza tem uma grande tradição automóvel, quer seja em termos de produção de veículos com muitas fábricas aqui instaladas, quer também em termos de distribuidores e retalhistas de peças, oficinas e um número muito expressivo de empresas com frota. Conscientes deste potencial e referencial económico, a Galiexpo incluiu na sua programação diversos expositores dos vários segmentos do mundo automóvel, incluindo jornadas formativas para os profissionais do setor da reparação automóvel.
Atratividade
A localização do salão é estratégica. Estamos posicionados mesmo ao lado do aeroporto de Vigo, de onde é possível aceder a pé (menos de 5 minutos pela passadeira coberta) do aeroporto para o salão. Portugal está muito próximo e creio que as empresas portuguesas ainda não exploraram todo o potencial que a região da Galiza tem para oferecer em termos de negócios no setor do pós-venda automóvel.



Contudo, a Galiexpo de Vigo tem todas as estruturas, físicas e humanas, para proporcionar um excelente espaço para as empresas portuguesas do setor de pós-venda que queiram expandir o seu raio de ação e que estejam desejosas em participar num salão com muita animação e com um público de elevada qualidade e poder de compra, dentro de um valor justo e sem grandes custos de deslocação, pois Vigo está mais próximo da região do grande Porto do que a cidade de Lisboa, por exemplo.
Portugal

Contamos com a presença expositores portugueses que têm sido assíduos como, por exemplo, a empresa Sparkes & Sparkes, um exemplo de expositor satisfeito com o resultado do salão. Este ano tivemos mais expositores portugueses, e fomos contatados por outras empresas portuguesas para futuras participações, um bom indicador de certamente iremos crescer e acolher mais expositores, sobretudo portugueses, nas próximas edições da Galiexpo.
O público mais jovem constitui uma parte importante dos nossos visitantes. Temos uma boa afluência de jovens que vêm a procura de novidades e do espetáculo. Não são atraidos pelo brinde ou pelo apelo ao consumo de bebidas, fatores recorrentes em outros eventos. O público jovem vem visitar a Galiexpo porque sabe que irá encontrar um ambiente diversificado, seguro e alegre, onde entram em contacto presencial com a nova realidade do mundo automóvel.
O Galiexpo é dos poucos salões automóveis com cariz internacional onde existe uma grande amplitude geracional e onde praticamente todos os visitantes interagem com os expositores. Há um grande trabalho de base que realizamos com escolas técnicas, para que os alunos possam ver na prática como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento da nossa sociedade, com possibilidade de alcançar um bom emprego e uma sólida carreira profissional.
Calor humano

A Galiexpo Motor Show é também um espaço importante para as famílias, que têm uma oportunidade de estarem mais próximas do trabalho que os seus companheiros realizam, no seu dia-a-dia, no mundo automóvel, de uma forma lúdica, mas explicativa.
Há um calor humano que se sente em todo o salão, onde o público está magnetizado com os automóveis, sejam eles de que tipologia forem. Só quem visita o salão é que compreende esta dimensão humana. Mas para quem procure se basear em números, posso dizer que esgotámos as entradas dos espetáculos dos três dias (Drifts, musicais, etc). Em termos gerais, tivemos em 2024 cerca de 20.000 visitantes e, este ano, ainda que sem termos realizado uma contagem final, posso dizer que superamos largamente esse número de visitantes.
Não somos uma empresa especuladora. O nosso objetivo é que todos os participantes da Galiexpo estejam contentes com o investimento que fizeram, desde os expositores até ao público. Isso pressupõe que todos os preços sejam justos, transparentes e adequados ao setor. É por essa razão que somos o único Motor Show com esta pujança, em toda a região ibérica.
Porque não nos focamos exclusivamente nos lucros, iremos nos próximos meses avaliar – juntamente com os expositores e todas as empresas e entidades envolvidas – o impacto do salão. Temos vindo a realizar o Galiexpo Motor Show todos os anos, mas também estamos a estudar a possibilidade de torná-lo num evento bianual, ou seja, a cada dois anos como são os grandes salões internacionais do setor automóvel.
Atualmente, ainda somos um salão de média dimensão, mas estamos a preparar-nos para crescer e ampliar os nossos horizontes, mas sem perder as nossas características de base se saber unir a qualidade à quantidade, dentro de um ambiente realista e potencializador de novos negócios”, salientou Joaquin Portabales à Revista Automotive.


