Em entrevista à Revista Automotive, Chema Rodriguez, fundador e administrador do Grupo Recalvi, revela as novidades e os planos da empresa para Portugal.
“Completamos recentemente a aquisição da maioria da Bombóleo e Iberoturbo, que passarão a chamar-se Bombóleo Recalvi Parts. Objetivamos que no segundo trimestre deste ano, estarmos totalmente operacionais no âmbito desta transformação.
A Bombóleo tem trabalhado no segmento das peças, componentes e serviços vocacionados para parte elétrica e diesel sendo que nós, enquanto cultura empresarial Recalvi vamos acrescentar mais dinâmica à parte das peças e componentes para a área da mecânica automóvel. Assim passaremos a disponibilizar um serviço ainda mais completo no pós-venda em Portugal, fazendo jus ao lema do Grupo Recalvi: oferecer um serviço total.
O plano de ação, nesta fase, é manter as unidades que Bombóleo e Iberoturbo têm em Portugal, acrescentando um novo armazém com 5000m2 e três andares que estamos a preparar no distrito de Leiria, para dar cobertura a todo o país. Este grande armazém deverá estar pronto já em finais de março deste ano e marcará o início de uma nova força empresarial ibérica no mercado português, dentro do setor de pós-venda.

Crescimento
A Recalvi completou 40 anos o ano passado e tem neste momento 80 pontos de venda em Espanha, com mais de 400 funcionários. Queremos continuar a crescer de forma sustentável e Portugal faz parte dessa nossa estratégia de expansão empresarial, por isso 2025 vai ser o ano da nossa presença mais sólida no mercado português, proporcionando uma alternativa construtiva e abrangente, para os profissionais do retalho de peças e reparadores oficinais.
O ano de 2024 foi um bom ano para o Grupo Recalvi, e para o mercado do pós-venda em geral. Acredito que os próximos 5 a 6 anos continuarão a ser bons períodos para o nosso setor, porque o parque automóvel circulante em Portugal e Espanha continuará a envelhecer, ainda com maior utilização e valorização dos veículos a combustão, e este parque necessitará de uma maior manutenção e reparação, proporcionando assim um maior consumo de peças e mais serviços nas oficinas”.
Esta compra constitui um marco importante do Grupo Recalvi em Portugal, onde os planos da empresa são de continuar a expandir pelo território nacional. A visão estratégica do Grupo Recalvi, segundo Chema Rodriguez é de que “vemos cada vez mais o mercado ibérico como um só, pois em termos de eficiência empresarial, não faz sentido estarmos separados.
Num breve olhar, a Recalvi foi fundada em 1984 e, em quatro décadas, transformou-se de uma pequena empresa de distribuição de peças sobresselentes a um importante Grupo especializado no setor automóvel, crescendo progressivamente e sempre fiel ao princípio de disponibilizar um serviço completo aos seus clientes. A empresa foi aumentando as suas sociedades até formar uma grande cadeia que participa em boa parte dos negócios do setor automóvel.
Atuamos desde peças sobresselentes à venda de veículos e motores, passando pelo merchandising oficial de importantes marcas de competição, bem como na distribuição de lubrificantes e pneus. Hoje, a rede do Grupo Recalvi estende-se a toda a Espanha e Portugal, bem como em alguns países da América Latina como Cuba, Panamá, Costa Rica, República Dominicana, Equador e EUA.

Galiexpo Vigo
Para além das atividades empresariais do nosso Grupo, a Recalvi também é uma empresa com uma forte cultura desportiva e grande apoiante da Galiexpo, realizada aqui em Vigo. Temos todas as condições estruturais e humanas para ascendermos ao estatuto de grande salão internacional e, sobretudo, ibérico, quer pela diversidade dos expositores, animações desportivas e qualidade do público que nos visita, com muitos portugueses que aqui se deslocam para encontrar um ambiente único a um preço justo.
O desporto automóvel está bem patente no salão Galiexpo, com muito espaço e uma nave totalmente dedicada às manobras de drift, concentrações, entre outras, que atrai muito público, inclusive familiar, com muita organização, disciplina e segurança para todos os envolvidos.
Sou um apaixonado pelo desporto motorizado, e felizmente tenho uma carreira no desporto automóvel reconhecida internacionalmente. Através da Fundação Recalvi, consigo proporcionar aos mais jovens e os amantes do desporto automóvel em geral, o acesso a uma coleção única de carros de fórmula 1 que fiz questão de apresentar na Galiexpo.
Paralelamente, também ampliámos a nossa zona de exposição na Galiexpo com espaços específicos para as marcas de peças e produtos que comercializamos, onde as marcas podem expor os seus produtos e proporcionar orientações e informações técnicas do publico visitante. Uma boa interação entre o desporto motorizado e a exposição de peças profissional.

Como tenho experiência empresarial no setor automóvel, posso afiançar que o público que visita a Galiexpo é fundamentalmente interessado nas novidades do mundo automóvel, principalmente visitado por profissionais das oficinas. Por este motivo, procuramos aprofundar ainda mais a parte técnica através de formações com as marcas e os técnicos da Schaffler, ZF, Motul, Mahle, entre outras marcas que igualmente comercializamos.
Estamos muito satisfeitos com os resultados globais do salão, e a parte profissional tem um grande potencial de crescimento, sobretudo para o empresariado português. Na Galiexpo reunimos todos aqueles que gostam de automóveis, sejam eles clássicos, caravanas, motos, carros de rally, carros de fórmula 1, carros utilitários novos, furgões, e a parte mecânica com workshops e formações técnicas. Temos muitos visitantes de Portugal, na sua maioria oficinas e retalhistas de peças, pelo que iremos manter e naturalmente ampliar a nossa presença na Galiexpo nas próximas edições.
Com a expansão da nossa presença empresarial e física em território português, também procurarei incentivar para que haja uma maior presença de expositores de Portugal, pois o público português já demonstrou o seu interesse pela atratividade da Galiexpo, sendo um bom ponto de partida para atrair mais expositores”, destacou Chema Rodriguez à Automotive.