Tendo iniciado as suas atividades em plena pandemia, a Sampa Ibérica está a completar os seus primeiros 5 anos de atividades e os resultados alcançados em Portugal e Espanha demonstram que a marca conquistou o seu espaço comercial e expandiu o seu portfólio de produtos. A Sampa é atualmente um fabricante de referência em termos de peças de reposição para veículos pesados, camiões, autocarros, semirreboques, máquinas e equipamentos de construção.
Hernán Marqués, diretor geral, recebeu a Revista Automotive na sede ibérica da empresa localizada em Madrid, onde fez um breve balanço dos negócios realizados em 2024 e apresentou algumas perspetivas para este ano de 2025.

“A Sampa teve em 2024 um ano excecional, quando completou os seus primeiros 30 anos de existência a nível mundial. Entre muitas ações, a marca esteve presente nos principais salões internacionais, tais como a Automechanika de Istambul e o IAA de Hannover, bem como na Automechanika de Frankfurt, onde conquistámos o prémio Green Award. Também, dinamizámos a campanha “Dê um Passo Cor-de-Rosa em Direção à Esperança”, em colaboração com a associação “Ruban Rose”, ao contribuir para a luta contra o cancro da mama.
Em termos ibéricos, em 2024 registámos uma ligeira quebra nas nossas vendas em geral, e em específico nas compras por parte dos nossos distribuidores em Portugal, face aos números registados em 2023. Este menor desempenho, naturalmente influenciou os nossos resultados na península ibérica. Contudo, como em Espanha tivemos um crescimento acentuado, acima dos 15%, o efeito do mercado português acabou por ser absorvido e, na soma dos dois países, a Sampa aumentou as suas vendas e sua faturação no ano passado em cerca de 5%.

Acreditamos que um dos fatores que influenciaram os nossos resultados em Portugal foi a falta de determinados componentes que tiveram um grande procura no primeiro trimestre de 2024, sendo que somente conseguimos suprir a falta de stock a partir do mês de abril em diante. Assim mesmo, e apesar do sólido crescimento desde abril, o volume de vendas não foi suficiente para corrigir a quebra do primeiro trimestre. O outro fator foi a quebra nas exportações por parte de alguns dos nossos distribuidores que comercializam as nossas peças em determinados países africanos, aliado com uma redução da atividade económica interna na fase final do ano.

Perspetivas para 2025
Ultrapassada a questão do stock interno que agora está mais completo e com mais 25% de produtos a nível ibérico, temos assim boas expectativas relativamente ao ano de 2025, pelo que deveremos voltar a crescer em Portugal e em Espanha, sobretudo com base nos bons indicadores dos primeiros dois meses deste ano, onde as encomendas estão a aumentar de forma consistente.
O nosso portfólio está mais amplo, com a introdução de novas referências e isto nos dá maior capacidade negocial. Assim, estimamos que a Sampa venha a crescer cerca de 10% o seu volume de negócios em Portugal.

O ano será marcado por uma maior competitividade em diversos países onde a Sampa até então não estava presente, tais como Sérvia, Bulgária, Austrália e, brevemente, Lituânia onde iremos abrir uma filial.
Isto significa que as encomendas das novas filiais à nossa sede irão a aumentar, colocando maior pressão na produção, o que exige que cada filial tenha um stock ainda mais ajustado às evoluções e características de cada mercado. Estamos presentes em mais de 160 países, o que faz com que o consumo de peças por parte das nossas filiais, esteja mais repartido por diversos países: um sinal positivo e de crescimento da nossa marca que se tornou um fornecedor global de peças de reposição para veículos pesados.

Qualidade original
A marca Sampa é fornecedor de primeiro equipamento para a marca de camiões Ford na Turquia, por exemplo, e está cada vez mais competitiva no segmento dos discos de travões, com a introdução de novas referências. Atualmente, produzimos cerca de 20 mil produtos para veículos comerciais pesados de 24 famílias diferentes tais como: motor, suspensão, quinta roda, cabina, sistemas elétricos, componentes de travagem, produtos para caixas de velocidades, sistemas de ar-comprimido, componentes de direção e peças universais, entre outras.
Para além da implementação de novas filiais em diversos países, a Sampa também está a investir na produção própria de eixos completos, com uma nova linha de produção. Estes componentes já estão a ser comercializados em países como México e Estados Unidos, e brevemente também estarão à venda no mercado europeu. Em termos logísticos também estamos melhor articulados com as nossas diversas filiais, o que agiliza a reposição dos nossos stocks e satisfaz de forma mais eficiente as encomendas dos nossos clientes/distribuidores em cada país.

Crescemos organicamente no mercado ibérico nestes 5 anos, onde conquistamos alguns importantes clientes e novos negócios através da qualidade dos produtos que a Sampa fabrica. Na Turquia temos uma fundição e produção própria, onde fabricamos molas pneumáticas, chapas metálicas, amortecedores, para além de contarmos com um centro próprio de investigação e desenvolvimento de produtos e equipamentos, de excelência mundial. Nesse âmbito, estamos a aumentar a capacidade produtiva com o projeto Sampa Valley que nos irá colocar num patamar produtivo de referência mundial.
Ibericamente, o nosso armazém localizado em Madrid está mais completo, amplo e com uma logística mais dinâmica, agora totalmente informatizado e com uma capacidade de entrega mais ajustada aos dois países. Esta moderna estrutura empresarial nos permite trabalhar com uma maior eficiência e mais qualidade, proporcionando um bom ambiente para a nossa equipa com cerca de 20 profissionais, igualmente responsáveis pelo crescimento da Sampa”, salientou Hernán Márques na imagem com Cansu Kiliç, sales & operations specialist.





























