A Beiracar (concessionário DAF em Viseu), apresentou o novo Tatra Phoenix Euro 6, com capacidade de substituir um dumper e um camião de construção. Equipado com báscula, na sua versão 8×8 tem capacidade de carga de 30 toneladas e está homologado para circular em estrada.
A Revista Automotive esteve presente na apresentação nacional, que teve lugar de forma estática no salão Stone no Porto, e de forma dinâmica em Guimarães, onde pudemos conduzi-lo no âmbito de uma ação de formação da Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

Marca tecnicista
Fundada em 1850 na cidade de Kopřivnice (hoje na República Checa), a Tatra é a terceira marca automóvel mais antiga do mundo (em operação contínua), depois da Daimler e da Peugeot. Tem uma filosofia tecnicista e investe bastante em verdadeiras inovações. Prova disso é o modelo Volkswagen Carocha, ter-se baseado em carros da Tatra.
Nos seus mais de 175 anos, a Tatra produziu uma grande variedade de automóveis, desde ligeiros a pesados. Nas últimas décadas, concentrou a sua produção em camiões para aplicações nos setores da construção, demolição, mineração, área agrícola, florestal, combate a incêndios, e inclusive área militar.
Com vendas a nível global, a Tatra tem inúmeras patentes e invenções, como é o caso dos semieixos oscilantes independentes, inventados pelos engenheiros da marca em 1923. Estes têm continuamente vindo a ser aprimorados e são uma parte importante do modelo Phoenix agora apresentado.

Parceria com a DAF
Há mais de 10 anos que os camiões Tatra estão equipados com cabine e motores DAF, sendo uma parceria de sucesso. O conforto e habitabilidade dos modelos Tatra estão garantidos pelas novas cabinas da DAF; a fiabilidade e os baixos consumos estão assegurados pelos motores PACCAR Euro 6. Assim a Tatra pode concentrar-se no que melhor sabe fazer: desenvolvimento e produção de cadeia cinemática, chassis e suspensões.
Em termos de motores, o novo Phoenix pode ser equipado com o motor 11 litros (Euro 6) PACCAR com 410 ou 450 CV; ou o motor 13 litros (Euro 6) PACCAR, nas potências de 430, 480 ou 530 CV. Destaque para a versão 530 CV que debita 2700NM de binário.

Chassis, suspensão e cadeia cinemática
O Tatra Phoenix apresenta uma solução única no mercado, que combina um chassis reforçado com uma cadeia cinemática única e uma suspensão inovadora.
Quanto à cadeia cinemática, a novidade começa na transmissão que se conecta com uma caixa de transferência de 2 velocidades (baixas e altas): baixas para condução em fora de estrada, e as altas para condução em estrada. A caixa de transmissão liga-se aos eixos através de veios propulsores com diferenciais individuais. Tudo isto é protegido por completo, através de um tubo do eixo central que resguarda os componentes que, num camião convencional, estariam expostos.

Mais um fator diferenciador: o Phoenix está equipado com semieixos oscilantes independentes que, em conjunto com a suspensão pneumática em harmonia com todos os eixos, conferem uma estabilidade inigualável e uma tração extraordinária.
Para complementar o manancial tecnológico, o Phoenix tem redução aos cubos das rodas, para uma tração ainda mais aprimorada. Tendo em conta que este Tatra pode (e deve) circular em estrada, está equipado com um novo sistema de planetários para que esta redução aos cubos das rodas não sobreaqueça, principalmente em autoestrada.

Variantes
A Tatra tem capacidade de produção em série, bem como de camiões personalizados. Para o modelo Phoenix, a marca tem cerca de 20 variantes standard. Em Portugal, a Beiracar está a iniciar a comercialização do Phoenix em três versões: 4×4 , 6×6 e 8×8.
Na sua versão 6×6 o Phoenix tem uma estrutura robusta mais leve (ideal para carroçamento), e está equipado com caixa de velocidades semiautomática Traxton da ZF. No teste realizado pelas diversas corporações de Bombeiros presentes na formação da ENB, notámos que feedback foi excelente. Os Bombeiros ficaram positivamente surpresos com as habilidades desta versão em andamento offroad, bem como a conjugação entre robustez do chassis com leveza do conjunto e o conforto da cabina.

A alternativa ao dumper
Na sua versão 8×8, o Tatra Phoenix está configurado para trabalhos em construção civil e pedreiras (entre outros), sendo capaz de substituir um dumper na movimentação de terras, agregados ou pedras.
Assim, este 8×8 com basculante, é capaz carregar 30 toneladas de carga em obra, ou um volume de 20m3. Tem uma tara de 20 toneladas e um peso bruto máximo de 50 toneladas. Por comparação, um dumper similar carrega 34 toneladas de carga, ou um volume de 21m3, tendo uma tara de 30 toneladas.
Se a capacidade de carga é muito similar a um dumper, o preço de aquisição do Tatra Phoenix é bem menor. Além disso, o custo de manutenção e das peças é bastante inferior a um dumper, sem contar os consumos de diesel, que são mais reduzidos.

Versatilidade inigualável
O Tatra Phoenix circula em estradas, e é capaz de chegar aos mais diferentes e distantes destinos pelos seus próprios meios, algo que um dumper não consegue fazer. Adicionalmente, o dumper necessita de ser transportado por um camião, o que limita o seu transporte para locais com caminhos mais estreitos e, pela sua tara (30 Ton.), o dumper também requer um transporte especial.
O Phoenix 8×8 pode, por exemplo, trabalhar como dumper na movimentação de terras numa obra, e depois quando a obra termina, operar como camião de transporte de terra ou de agregados em estrada. Esta versatilidade permite que o veículo não fique parado a aguardar pela próxima obra.

Condução e robustez
Do teste que pudemos realizar, este veículo demonstrou uma capacidade de tração que o leva para um patamar sem igual em fora de estrada. Equipado com caixa de velocidades totalmente automática da Allison, não perde rotação em subidas ingremes, mesmo que esteja carregado. Quanto ao funcionamento do chassis e suspensão, está ao nível dos melhores dumpers no mercado.
A Tatra tem forjas próprias, resultando em que 95% dos componentes do chassis, cadeia cinemática e suspensões sejam produzidas na fábrica de Kopřivnice (República Checa). Desta forma, conseguem controlar o grau de pureza e de qualidade dos metais utilizados, garantido a robustez adequada dos componentes. Complementar à venda, importa ressaltar que Beiracar presta a assistência técnica da Tatra no nosso país.

Potencial por explorar
Em termos mundiais, a Tatra tem o objetivo de aumentar gradualmente a sua produção. Neste momento produzem cerca de 1500 camiões/ano na fábrica de Kopřivnice e o objetivo é duplicarem num futuro próximo.
Para tal, o modelo Phoenix deverá representar uma parte importante das vendas, em setores como a construção, demolição, mineração, área agrícola, florestal, combate a incêndios, e militar. Em Portugal, este camião/dumper tem todos os argumentos técnicos para ser um sucesso, através de um concessionário com larga experiência com capacidades para dar o suporte técnico, comercial e de pós-venda aos clientes nacionais.





























