Miguel Valentim e Manuel Cardoso, profissionais com larga experiência no setor das peças para veículos pesados, são sócios-fundadores da Global Parts, uma empresa formada em 2010, e que ao longo dos últimos anos tem vindo a destacar-se pela qualidade dos seus serviços, portfólio de produtos e, sobretudo, por uma sólida expansão da sua rede de lojas em Portugal.

Em entrevista à Revista Automotive na atual sede da empresa – agora localizada nas novas instalações no Carregado – estes empresários abordaram os objetivos da mudança, os desenvolvimentos do negócio nos primeiros 4 meses deste ano, as suas expectativas comerciais e os planos traçados para os próximos meses, dentro de um quadro económico em constante mudança e cada vez mais competitivo para todos os operadores.
“Estamos em fase de transição das nossas antigas instalações de Vialonga (atualmente desativada), para a atual unidade do Carregado, que para além de dispor de melhores acessos e estacionamento à porta, nave específica para carga e descarga, também conta com um amplo e moderno balcão de peças, espaços administrativos, um armazém de peças com dois níveis e sistema de localização de peças informatizado.
Trata-se de um espaço total com 2500 m2 que foi estruturado de raiz para proporcionar um serviço mais eficiente de distribuição de peças para as nossas lojas e para os clientes em geral, tornado mais célere a nossa logística diária com ganhos de produtividade a cada entrega. Localmente, toda a região do Carregado onde historicamente estão instaladas diversas empresas frotistas e oficinas de veículos pesados, também passam a ser beneficiada com esta nossa nova loja e armazém central de peças da nossa empresa.
Clientes frotistas
A grande maioria dos nossos clientes é constituída por empresas frotistas e empresas de reparação oficinal, com alguma operação também na revenda. A Global Parts emprega cerca de 40 profissionais que trabalham nas nossas 4 lojas e na unidade central do Carregado. A Global Parts foi fundada há 15 anos, com uma primeira loja localizada na Venda do Pinheiro e, felizmente, desde aquele momento tem vindo sempre a crescer, apesar das oscilações do nosso mercado e de uma concorrência mais ativa.

Nos anos pós-pandemia, mais concretamente entre 2021 e 2023, tivemos uma acentuada quebra de vendas no nosso canal exportação (mercados dos PALOP, sobretudo), que afetou entre 25 e 30% o resultado operacional da nossa empresa. Com este impacto, tivemos de realinhar as nossas estratégias comerciais e atuarmos com mais foco no mercado nacional. Trata-se de um processo que ainda está em desenvolvimento, visto que nos primeiros 4 meses deste ano, ainda não foi possível recuperar a performance que tínhamos no mercado de exportação, o que significa dizer que as nossas vendas estão estáveis e bem assentes no mercado nacional.
Ligações internacionais

Desde que foi formada há 15 anos, a Global Parts arrancou quase que em simultâneo com uma parceria em Espanha dando origem a Global Parts Ibérica. Esta empresa conta com gestão e equipas próprias e com unidades em Madrid, mais concretamente em San Fernando de Henares e no Polígono Industrial de Villaverde. É um projeto conjunto e com os mesmos objetivos empresariais, ou seja, proporcionar um serviço diferenciado, de qualidade e de proximidade com os clientes do mercado de veículos pesados.

A nossa empresa também é membro ativo do Groupauto Unión Ibérica (GAUIb), um grupo empresarial internacional dedicado ao mercado da reposição de peças em Espanha e Portugal. Trata-se de uma grande estrutura, com mais de 100 fornecedores de peças de referência mundial e 285 pontos de vendas, entre os quais se encontra orgulhosamente posicionada, a Global Parts Portugal, com o qual também estamos a dinamizar as interações informáticas através da ferramenta digital G-Smart.
Alinhada com este conceito a grande identidade empresarial da Global Parts é a de trabalhar com produtos, peças e equipamentos de marcas de qualidade premium, com uma ampla gama e com o maior número de referências. Somos especialistas em peças para veículos pesados das principais marcas de camiões, entre os quais DAF, Scania, Volvo, Mercedes-Benz, MAN e Iveco, por exemplo, procurando assegurar um serviço completo e competitivo, inclusive comercializando peças para alguns concessionários oficiais destas mesmas marcas.
Estamos confiantes no futuro da nossa empresa, nas parcerias realizadas e gratos pela dedicação dos nossos funcionários e a confiança e reconhecimento por parte dos nossos clientes em geral.
Acreditamos que 2025 será um ano de consolidação dos nossos negócios e com algum crescimento interno, apesar das conjunturas internacionais e oscilações do mercado nacional. Contudo, o investimento que realizámos neste armazém central aqui no Carregado, é uma prova concreta desta nossa postura de seriedade e responsabilidade empresarial”, salientaram Miguel Valentim e Manuel Cardoso.
