Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Renault Trafic Spaceclass – lounge executivo para todas as viagens

8 de Julho, 2022
in Frotas
Renault Trafic Spaceclass – lounge executivo para todas as viagens

O novo Renault Trafic Spaceclass é um convite às viagens. Quer seja para viajar exclusivamente nesta viatura, quer seja como transfer, o Trafic Spaceclass é um modelo que combina praticidade com um caráter executivo. Vocacionado para o transporte de passageiros, a versão que testámos estava equipada com um lounge a bordo, o que permite uma viagem confortável para 7 ocupantes (6 passageiros + motorista).

Com preços na versão base a rondar os 56 mil euros, o Trafic Spaceclass tem uma gama completa de equipamentos e mais de 50 configurações possíveis. Face à geração anterior, este novo Trafic Spaceclass tem grandes diferenças, principalmente ao nível do interior e tecnologias de assistência à condução.

Tipicamente este tipo de veículos sofre de uma “furganização”, ou seja, são carros desenvolvidos para serem furgões de carga, mas que com algumas adaptações tornam-se ligeiros de passageiros. Isto resulta em carros com interiores robustos e pouco trabalhados, o que neste Trafic Spaceclass não acontece. Aliás, parece que foi o contrário: a versão de passageiros é que depois foi adaptada para furgão de carga.

Posicionamento superior

O tablier é assim muito mais trabalhado do que se esperava, com um ambiente que se assemelha muito mais ao Renault Talismã. No entanto, e por ser uma viatura de trabalho, aspetos práticos aliados ao conforto não foram esquecidos, para quem passa o dia ao volante deste Renault. Disto resultam pormenores como os diversos arrumos, os comandos do ar condicionado analógicos, encostos de braços para o motorista, uma posição de condução exemplar, os bancos em couro, o volante multifunções em couro, a ignição keyless, entre outros.

Destaque para a caixa de velocidades automática EDC, que tem uma utilização muito fácil e está bem posicionada próximo ao volante. As passagens de caixa são muito suaves e conferem ao veículo uma condução confortável, sem subidas de rotação elevadas que podem melindrar alguns passageiros. A caixa automática permite também um conforto adicional para o motorista, quando a condução é feita exclusivamente em ambiente citadino, como é o caso dos serviços de shuttle.

Conforto para passageiros

No Trafic Spaceclass há um pensamento de conforto para o motorista, mas também um esmero no conforto para os passageiros. Bancos largos e com espaço entre si, tornam a viagem agradável para quem vai atrás, com a possibilidade de mudar a configuração dos lugares traseiros a qualquer momento. Isto é possível através de calhas onde os bancos correm, em conjunto com uma divisória que se transforma em mesa central.

Durante o ensaio, optámos por manter a configuração “lounge” onde todos os passageiros traseiros ficam posicionados de frente uns para os outros, com a mesa ao centro. Na traseira este modelo Trafic conta com diversos arrumos, boa iluminação e a possibilidade de abrir dois vidros traseiros – o que não torna a viagem claustrofóbica, como acontece em outros modelos deste segmento.

Atrás destacamos também a boa visibilidade que se tem para…a frente. Quando o banco do motorista e do passageiro da frente são demasiado altos, os passageiros atrás não têm boa visibilidade para a frente, algo que não ocorre neste Trafic Spaceclass. Os bancos atrás também têm apoios de braços e são revestidos a couro. As diversas tomadas 12V e carregadores USB, juntamente com o ar condicionado independente para trás, complementa o pack de conforto.

Pela atenção aos detalhes, este Renault permite ser uma boa viatura de shuttle, ou também o veículo principal da viagem, onde temos a sensação de que longas horas dentre deste Trafic Spaceclass serão bem passadas, como se num lounge de hotel se tratasse. A capacidade da bagageira é mais que suficiente para acomodar as malas de até 6 passageiros.

Do ponto de vista dinâmico, este Trafic Spaceclass vem equipado com diversos sistemas de ajuda à condução, e sistemas de segurança passiva e ativa, numa lista bastante extensa. Curiosamente, é um carro onde sentimos as irregularidades da estrada quando circulamos a baixas velocidades, mas quando circulamos a mais de 60km/h isso muda – todo o veículo fica muito mais suave e até mesmo quando passamos por lombas, sente-se muito pouco a vibração.

Sendo o Trafic Spaceclass um modelo de classe 2 nas portagens, poder-se-ia pensar que é mais vantajoso comprar o modelo acima (Renault Master Bus) por apenas mais 5.000 euros. No entanto, face ao Renault Master Bus, o Trafic Spaceclass consegue entrar em locais mais exíguos, tais como garagens de hotéis, estacionamentos subterrâneos, entre outros. Além disso, o Master Bus (ou outro similar) se tiverem mais de 9 lugares são considerados pesados de passageiros, tendo o motorista necessariamente que ter carta de condução D, e condução sujeita às limitações dos tacógrafos.

Em resumo, o Trafic Spaceclass é um modelo com um caráter executivo, com uma motorização diesel de 150CV mais do que suficiente para as necessidades deste segmento, e com um preço que rivaliza com as marcas premium face ao nível de equipamento que incorpora. Assim sendo, boa viagem!

Tags: EnsaioFurgõesRenault

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Teste e Review novo Renault Kangoo | Furgão do Ano 2022

Teste e Review novo Renault Kangoo | Furgão do Ano 2022

AleCarPeças Maia – dinâmica, jovem e bem orientada

AleCarPeças Maia – dinâmica, jovem e bem orientada

1500 expositores nos salões The Tire Cologne e Autopromotec

1500 expositores nos salões The Tire Cologne e Autopromotec

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

5 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 dia ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

5 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

6 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 dias ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal