Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Vídeo: Scania P280 Híbrido Plug-In com autonomia superior

12 de Junho, 2023
in Pesados e Máquinas, Vídeos
Vídeo: Scania P280 Híbrido Plug-In com autonomia superior

A Scania apresentou a sua quarta geração de camiões híbridos Plug-In, o Scania P280 PHEV. Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive, testou o camião que veio a Portugal, diretamente da suécia, estando este modelo equipado com uma estrutura de gancho hidráulico feito por uma empresa sueca, a JOAB.

Para complementar este “pack” sueco, Eduardo Gaspar realizou o teste dinâmico equipado com vestuário de trabalho totalmente sueco. Assim, a roupa de trabalho de alta visibilidade, tanto o pólo como as calças, são fabricados pela Top Swede, marca sueca que está a ser agora lançada em Portugal; calçado de proteção da marca Monitor, também uma marca sueca e com um historial de sucesso no nosso país. Ambas as marcas são representadas em exclusivo para Portugal, pela empresa M&M Protek.

Eletrificação das frotas

A Scania introduziu o seu primeiro camião híbrido em 2014. Este modelo P280 PHEV, a quarta geração de camiões híbridos, é um passo em frente na disponibilização de soluções eletrificadas das frotas. O P280 PHEV está equipado com motor a combustão de 7 litros e dois motores elétricos, acoplados entre si. Disponibiliza 2.100 Nm e uma caixa de seis velocidades, permitindo uma poupança de combustível de até 40% em operações urbanas.

Com autonomia até 60 km em modo 100% elétrico, o motor a combustão pode ser utilizado com HVO, contribuindo para redução de CO2 até 85%.

Este grupo motopropulsor híbrido também melhora a performance dos motores de combustão de dimensões reduzidas, uma vez que adiciona até 100 cv de potencia extra. Outra vantagem é que a bateria pode ser totalmente carregada em 30 minutos, facilitando o “reabastecimento” durante as pausas, por exemplo. O GE281 fornece uma tomada de força potente, acionada pela caixa de velocidades e, segundo a marca, pode ser utilizada com um motor de combustão Scania de sete ou nove litros.

Inovação

Este propulsor é solução verdadeiramente inovadora para a hibridização de camiões pesados. Os engenheiros da marca sueca conseguiram acoplar dois motores elétricos num compartimento comum, com as peças centrais da última geração de caixas de velocidades Opticruise da Scania. Com potência contínua de 230 kW e uma caixa de velocidades de TDF, tem capacidade para alimentar várias aplicações de camiões sem a necessidade de se utilizar o motor de combustão.

A última geração de camiões híbridos da Scania pode ser encomendada como HEV e como PHEV, disponíveis nas cabinas das séries P, G e L. Os camiões podem ser especificados como rígidos e tratores. O motor de combustão DC07 está disponível em três potências, tal como o motor DC09. Todos os motores Scania Euro 6 podem funcionar com óleo vegetal hidrotratado (HVO), embora alguns também possam funcionar com biodiesel FAME.

O GE281 da Scania disponibiliza 230 kW continuamente e 290 kW como potência de pico de saída, enquanto o torque máximo é de 2.100 Nm. Conta com 6 mudanças de velocidade à frente, mas sem embraiagem tradicional, uma vez que uma engrenagem planetária se encarrega da gestão desse processo, proporcionando mudanças de velocidade sem interrupções de binário.

Esta solução também conta com uma excelente capacidade de tração a baixa velocidade, sendo que a TDF pode ser engatada enquanto o camião está em movimento, tanto no modo elétrico como no modo de motor de combustão.

Mais sobre hibridação

A Scania está fortemente empenhada na produção de camiões híbridos, para o transporte pesado de mercadorias. A Scania foi pioneira neste segmento já em 2021, quando introduziu uma primeira geração, embora com um alcance elétrico limitado de apenas dois quilómetros.

Um alcance bastante reduzido naquela fase de lançamento, é certo, mas foi um passo importante para a indústria de camiões. A Scania acreditou que seria possível alcançar uma baixa emissão, redução de consumos e insonorização dos motores, com a utilização de uma solução híbrida, hoje bastante mais evoluída, como foi possível constatar neste teste efetuado pela Revista Automotive.

Com o GE281, a Scania dá um salto qualitativo em termos de descarbonização dos seus camiões. Com esta nova geração, a marca contribui de forma decisiva para que as frotas de veículos pesados possam igualmente reduzir a sua pegada de carbono; melhorem a eficiência energética e utilizem veículos ambientalmente mais sustentáveis, para benefício de todos.

Recommended For You

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

9 de Outubro, 2025
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

A equipa Vialonga, representante de Portugal na competição europeia do Scania Top Team 2025, concluiu a sua participação na final realizada em Trento com uma atuação destacada que reflete o...

Read moreDetails

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

8 de Outubro, 2025
Tatra

A centenária marca checa Tatra, representada em Portugal pela empresa Beiracar com sede em Viseu, dá mais um passo na sua expansão no mercado europeu, ao conseguir flexibilizar...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

3 de Outubro, 2025
Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

A Vipal Borrachas, um dos maiores fabricantes mundiais de borracha para renovação de pneus, reafirma a sua posição de empresa inovadora no setor e apresenta ao mercado a...

Read moreDetails

ZF com muitas novidades para autocarros na Busworld

3 de Outubro, 2025
zf

Começa hoje o salão Busworld, onde a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar os autocarros urbanos e rodoviários ambientalmente mais limpos, seguros e económicos....

Read moreDetails

Cojali na Busworld com soluções de diagnóstico

2 de Outubro, 2025
cojali

A Cojali S. L. estará presente na Busworld 2025, salão internacional de referência para o setor do transporte rodoviário de passageiros, que terá lugar de 4 a 9...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

1 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa realizou a sua 44ª edição na cidade de Penafiel, onde durante 10 dias reuniu centenas de expositores, empresas e...

Read moreDetails
Next Post
Sampa com forte presença na Automechanika Istambul

Sampa com forte presença na Automechanika Istambul

Oris Social Club – encontro com Espiral do Tempo 

Oris Social Club – encontro com Espiral do Tempo 

Nestlé – transição energética com o projeto Green Fleet

Nestlé – transição energética com o projeto Green Fleet

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

13 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

2 dias ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

6 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

7 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

1 semana ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal