Revista Automotive
Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Vídeo: novos MAN TGX – evoluções na segurança e consumos 

24 de Julho, 2023
in Pesados e Máquinas
Vídeo: novos MAN TGX – evoluções na segurança e consumos 

Estivemos em Madrid, na sede da MAN Truck&Bus Ibéria, para realizar o teste do novo MAN TGX18.520. A nova geração de camiões TGX foi lançada no ano de 2020 em plena pandemia, ou melhor, o seu lançamento teve lugar uma semana antes do lockdown geral, onde a Revista Automotive participou e a repercussão do artigo foi tão boa, que a nova geração de camiões TGX da MAN acabou por conquistar o Prémio Camião do Ano 2021 em Portugal.

Na altura do seu lançamento, os TGX apresentaram uma evolução significativa em termos de motorizações, cabine, interiores, sistemas de assistência à condução e telemática. Estas novidades foram abordadas ao detalhe em 2021, num vídeo realizado pela Revista Automotive, onde testámos em condições reais de utilização do MAN TGX, com a empresa Transportes Gama. 

Foram precisos dois anos para termos a oportunidade de testar novamente um camião da MAN, e justamente do modelo TGX.  Mais equipado, e mais bem preparado para minimizar os consumos, o novo TGX conta com um excelente ambiente a bordo, e ainda mais evoluído em termos de segurança. 

Aerodinâmica 

As grandes novidades passam agora por um pilar A da cabine mais arredondado, e por novos spoilers na cabine para melhorar o fluxo de ar, diminuindo a resistência com impacto positivo nos consumos. Ainda no âmbito da resistência ao ar, os espelhos retrovisores convencionais foram substituídos por câmaras de filmar, contribuindo para uma melhor aerodinâmica da cabine.

A unidade tratora TGX utilizada neste teste, estava acoplada a um semirreboque isotérmico da Kögel, com implementos (spoilers) laterais com grande performance aerodinâmica, o que possibilita alcançar uma redução dos consumos em até 1,5lts/100km.

Quanto à motorização, a potência máxima do TGX era de 510cv, sendo que com a nova motorização incorporada, é possível chegar aos 520cv. Houve assim um acrescento de 10cv na potência, com um surpreendente aumento de 50Nm no binário. 

No interior da cabine, o TGX manteve o bom conforto e qualidade dos materiais. A grande novidade são os ecrãs interiores, sengo agora possível visualizar o que as câmaras de filmar captam exteriormente, com grande amplitude. Essa captação é maior do que as câmaras de filmar de outras marcas de camiões que já testámos. Ainda antes de sairmos para a estrada, notámos a grande vantagem deste sistema, pois facilita a visualização mesmo de zonas mais escuras, como é o caso dos locais cais de descarga.

Condução em estrada

Partimos à condução deste MAN, num percurso de 1h30 nas autoestradas à volta de Madrid. A adaptação às câmaras (ao invés dos espelhos retrovisores) foi algo complexa, e só atingida depois de cerca de 30 minutos de condução. As câmaras mostram um angulo de visualização superior a 180º, o que significa que vemos desde o final do semirreboque até à frente do camião. O mesmo acontece com o movimento do trânsito que nos circunda, pelo que o impacto inicial de vermos num ecrã tantos carros à volta do camião, é algo que demoramos a habituar-nos.

No entanto, e passado o tempo de adaptação, notamos que é possível configurar a tipologia de visualização das câmaras, para que evidenciem mais (ou menos) os ângulos mortos nos ecrãs. Dependendo da modalidade escolhida, existirá mais (ou menos) distorção visual nos ecrãs. Esta é uma vantagem pois permite ao motorista, ajustar a visualização consoante o seu estilo de condução. 

Outro aspeto de realçar é o ecrã central no tablier que, para além de ter maiores dimensões, apresenta uma melhor alternância entre o sistema de navegação e as outras funções do camião, de forma automática. Neste ecrã, também é possível ver as imagens da câmara de filmar posicionada à frente do camião, que entra em funcionamento automaticamente, abaixo dos 10km/h. 

Mais potência com menos consumo

No que diz respeito à motorização, não se nota na condução o aumento, quer da potência, quer do binário. Contudo, foi nos consumos que mais evidenciou-se esse upgrade deste motor: em apenas 1h30 de condução, e com um peso total de 40 toneladas, conseguimos registar a incrível marca de consumo de apenas 24,5lt/100km.

É um consumo melhor do que esperávamos, tendo em conta que esta não é uma motorização de 460cv (tipicamente mais económica nos consumos), e sim de 520cv. Para esses bons consumos, contribuíram uma série de novos componentes do motor MAN, bem como uma nova caixa de velocidades da ZF (e não a “tradicional” do grupo TRATON) e, também, o desenho do semirreboque. Outro ponto necessário para atingir estes consumos, foi a velocidade estipulada no cruise control: 82km/h e a escolha do programa ECO, no seu nível máximo (3).

Sendo uma evolução da já premiada geração TGX, este novo modelo 18.520 tem as características necessárias para continuar a ser uma referência nas frotas nacionais. Naturalmente, há uma maior exigência técnica quanto ao estilo de condução do motorista, para que se consiga usufruir da segurança das novas câmaras de filmar, bem como para atingir consumos mais baixos. 

Assim, as evoluções tecnológicas destes novos TGX deverão requerer uma maior formação dos motoristas para a sua correta utilização, com claros benefícios para o seu bem-estar nas estradas e rentabilidade do seu trabalho, com redução dos consumos.

Recommended For You

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

24 de Outubro, 2025
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

A Ascendum Camiões vai construir novas instalações dedicadas ao segmento de camiões e autocarros Volvo, no Parque Industrial de Souselas, em Coimbra. A empresa segue o modelo bem-sucedido...

Read moreDetails

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails
Next Post
Vídeo: apresentação do novo Hyundai Kauai

Vídeo: apresentação do novo Hyundai Kauai

Ford Focus ST Line MHEV – híbrido, eficiente e dinâmico 

Ford Focus ST Line MHEV – híbrido, eficiente e dinâmico 

PACCAR Parts celebra 50 anos

PACCAR Parts celebra 50 anos

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

14 horas ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

2 dias ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

3 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

4 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

5 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal