Revista Automotive
Terça-feira, Junho 24, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Vídeo: novos MAN TGX – evoluções na segurança e consumos 

24 de Julho, 2023
in Pesados e Máquinas
Vídeo: novos MAN TGX – evoluções na segurança e consumos 

Estivemos em Madrid, na sede da MAN Truck&Bus Ibéria, para realizar o teste do novo MAN TGX18.520. A nova geração de camiões TGX foi lançada no ano de 2020 em plena pandemia, ou melhor, o seu lançamento teve lugar uma semana antes do lockdown geral, onde a Revista Automotive participou e a repercussão do artigo foi tão boa, que a nova geração de camiões TGX da MAN acabou por conquistar o Prémio Camião do Ano 2021 em Portugal.

Na altura do seu lançamento, os TGX apresentaram uma evolução significativa em termos de motorizações, cabine, interiores, sistemas de assistência à condução e telemática. Estas novidades foram abordadas ao detalhe em 2021, num vídeo realizado pela Revista Automotive, onde testámos em condições reais de utilização do MAN TGX, com a empresa Transportes Gama. 

Foram precisos dois anos para termos a oportunidade de testar novamente um camião da MAN, e justamente do modelo TGX.  Mais equipado, e mais bem preparado para minimizar os consumos, o novo TGX conta com um excelente ambiente a bordo, e ainda mais evoluído em termos de segurança. 

Aerodinâmica 

As grandes novidades passam agora por um pilar A da cabine mais arredondado, e por novos spoilers na cabine para melhorar o fluxo de ar, diminuindo a resistência com impacto positivo nos consumos. Ainda no âmbito da resistência ao ar, os espelhos retrovisores convencionais foram substituídos por câmaras de filmar, contribuindo para uma melhor aerodinâmica da cabine.

A unidade tratora TGX utilizada neste teste, estava acoplada a um semirreboque isotérmico da Kögel, com implementos (spoilers) laterais com grande performance aerodinâmica, o que possibilita alcançar uma redução dos consumos em até 1,5lts/100km.

Quanto à motorização, a potência máxima do TGX era de 510cv, sendo que com a nova motorização incorporada, é possível chegar aos 520cv. Houve assim um acrescento de 10cv na potência, com um surpreendente aumento de 50Nm no binário. 

No interior da cabine, o TGX manteve o bom conforto e qualidade dos materiais. A grande novidade são os ecrãs interiores, sengo agora possível visualizar o que as câmaras de filmar captam exteriormente, com grande amplitude. Essa captação é maior do que as câmaras de filmar de outras marcas de camiões que já testámos. Ainda antes de sairmos para a estrada, notámos a grande vantagem deste sistema, pois facilita a visualização mesmo de zonas mais escuras, como é o caso dos locais cais de descarga.

Condução em estrada

Partimos à condução deste MAN, num percurso de 1h30 nas autoestradas à volta de Madrid. A adaptação às câmaras (ao invés dos espelhos retrovisores) foi algo complexa, e só atingida depois de cerca de 30 minutos de condução. As câmaras mostram um angulo de visualização superior a 180º, o que significa que vemos desde o final do semirreboque até à frente do camião. O mesmo acontece com o movimento do trânsito que nos circunda, pelo que o impacto inicial de vermos num ecrã tantos carros à volta do camião, é algo que demoramos a habituar-nos.

No entanto, e passado o tempo de adaptação, notamos que é possível configurar a tipologia de visualização das câmaras, para que evidenciem mais (ou menos) os ângulos mortos nos ecrãs. Dependendo da modalidade escolhida, existirá mais (ou menos) distorção visual nos ecrãs. Esta é uma vantagem pois permite ao motorista, ajustar a visualização consoante o seu estilo de condução. 

Outro aspeto de realçar é o ecrã central no tablier que, para além de ter maiores dimensões, apresenta uma melhor alternância entre o sistema de navegação e as outras funções do camião, de forma automática. Neste ecrã, também é possível ver as imagens da câmara de filmar posicionada à frente do camião, que entra em funcionamento automaticamente, abaixo dos 10km/h. 

Mais potência com menos consumo

No que diz respeito à motorização, não se nota na condução o aumento, quer da potência, quer do binário. Contudo, foi nos consumos que mais evidenciou-se esse upgrade deste motor: em apenas 1h30 de condução, e com um peso total de 40 toneladas, conseguimos registar a incrível marca de consumo de apenas 24,5lt/100km.

É um consumo melhor do que esperávamos, tendo em conta que esta não é uma motorização de 460cv (tipicamente mais económica nos consumos), e sim de 520cv. Para esses bons consumos, contribuíram uma série de novos componentes do motor MAN, bem como uma nova caixa de velocidades da ZF (e não a “tradicional” do grupo TRATON) e, também, o desenho do semirreboque. Outro ponto necessário para atingir estes consumos, foi a velocidade estipulada no cruise control: 82km/h e a escolha do programa ECO, no seu nível máximo (3).

Sendo uma evolução da já premiada geração TGX, este novo modelo 18.520 tem as características necessárias para continuar a ser uma referência nas frotas nacionais. Naturalmente, há uma maior exigência técnica quanto ao estilo de condução do motorista, para que se consiga usufruir da segurança das novas câmaras de filmar, bem como para atingir consumos mais baixos. 

Assim, as evoluções tecnológicas destes novos TGX deverão requerer uma maior formação dos motoristas para a sua correta utilização, com claros benefícios para o seu bem-estar nas estradas e rentabilidade do seu trabalho, com redução dos consumos.

Recommended For You

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

24 de Junho, 2025
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon, anteriormente Doosan Construction Equipment, apresentou os seus avanços na tecnologia autónoma, segurança e sustentabilidade, com as escavadoras autónomas Real X, equipadas com IA, juntamente com o Smart...

Read moreDetails

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

20 de Junho, 2025
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Representada e comercializada em Portugal pela empresa Beiracar, localizada em Viseu, a histórica marca de camiões Tatra, fabricados na República Checa, atraiu a atenção de muitos dos visitantes...

Read moreDetails

Kögel inaugura moderna unidade de produção

19 de Junho, 2025
Kögel inaugura moderna unidade de produção

A inauguração da nova unidade de produção de última geração para painéis de veículos refrigerados em sua sede em Burtenbach (Alemanha), constitui um marco na história da empresa....

Read moreDetails

STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

18 de Junho, 2025
STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

Integrada no grupo KION, a STILL é uma marca histórica no âmbito dos empilhadores e soluções logísticas.  Recentemente, a sucursal portuguesa localizada em Rio de Mouro, realizou um...

Read moreDetails

Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

16 de Junho, 2025
Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

Miguel Valentim e Manuel Cardoso, profissionais com larga experiência no setor das peças para veículos pesados, são sócios-fundadores da Global Parts, uma empresa formada em 2010, e que...

Read moreDetails

Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

16 de Junho, 2025
Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

A Manitou - referência mundial nos setores de movimentação de carga, plataformas aéreas e terraplanagem, deu a conhecer muitas novidades durante o evento, com foco nas máquinas elétricas...

Read moreDetails

ZF – solução para software de semirreboques

16 de Junho, 2025
ZF – solução para software de semirreboques

A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS) da ZF lançou a nova Suite de Serviços SUMS, um conjunto completo de ferramentas desenvolvido especificamente para ajudar os fabricantes de semirreboques...

Read moreDetails

Kubota entra no segmento das 11 toneladas com a Liebherr

13 de Junho, 2025
Kubota entra no segmento das 11 toneladas com a Liebherr

Kubota anunciou que irá incorporar na sua gama escavadoras hidráulicas de rodas de 9 e 11 toneladas, fabricadas pela Liebherr-International. A produção destes produtos está prevista começar na...

Read moreDetails

Dieci – novidades nos telescópicos rotativos

11 de Junho, 2025
Dieci – novidades nos telescópicos rotativos

Esta empresa italiana expôs em Bauma uma vasta gama de produtos, entre os quais, os equipamentos Apollo-e 26.6 e o ​​​​Apollo-e Smart 20.4. A Dieci também está a...

Read moreDetails

Vipal Borrachas – 20 anos, novidades e muitos prémios

11 de Junho, 2025
Vipal Borrachas – 20 anos, novidades e muitos prémios

A participação da Vipal Borrachas na edição deste ano da Autopromotec, foi coroada de pleno êxito, quer pela boa dinâmica de contactos efetuados no seu stand, quer pela...

Read moreDetails
Next Post
Vídeo: apresentação do novo Hyundai Kauai

Vídeo: apresentação do novo Hyundai Kauai

Ford Focus ST Line MHEV – híbrido, eficiente e dinâmico 

Ford Focus ST Line MHEV – híbrido, eficiente e dinâmico 

PACCAR Parts celebra 50 anos

PACCAR Parts celebra 50 anos

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

10 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

11 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

16 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

6 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal