Na foto da Revista Automotive (a partir da esq.), Benoit Dessart, Head of Business Line Digital Solutions, Bahar Freedman, Head of Marketing and Communications e Philippe Colpron, Head of ZF Aftermarket, no stand da ZF na Automechanika Frankfurt, onde a empresa apresentou as suas soluções para o mercado frotista.
Philippe Colpron, referiu na ocasião que “uma das prioridades da ZF Aftermarket são as frotas de veículos comerciais ligeiros e de veículos pesados, numa ótica de maior conectividade enquanto parte importante da mobilidade sustentável.
Os proprietários de veículos e, principalmente, os operadores de frota dependerão cada vez mais desta tecnologia para reduzir o consumo de energia, maximizar o tempo de atividade e coordenar processos. A nova plataforma de gestão de frota digital da ZF, denominada Scalar, permite a gestão das frotas através da tomada de decisão automatizada baseada em inteligência artificial (IA) e uma otimização em tempo real, o que garante uma eficiência operacional ao mais alto nível.
Com mais de 35 anos de experiência em soluções avançadas de gestão de frotas, a ZF levou a conectividade a um novo nível, permitindo conectividade inteligente e valor acrescentado para todos os parceiros do ecossistema. Os profissionais do setor tiveram uma pequena amostra exclusiva aqui na Automechanika, pois o desenvolvimento da rede do diagnóstico remoto também oferece valor acrescentado relevante para os parceiros ZF [pro]Service” referiu.
Digitalizar as frotas
Por sua vez, Bahar Freedman, Head of Marketing and Communications, referiu que “após a integração da Wabco, todas as soluções de digitalização do Grupo ZF estarão sob a alçada única da marca ZF. Enquanto para os produtos físicos, como amortecedores, pastilhas de travão ou outros componentes irão manter as suas marcas TRW, Wabco, Sachs ou Lemforder, nas soluções digitais irão todas transitar para a marca ZF”.
Além das soluções digitais, a ZF Aftermarket também possui uma gama abrangente de produtos, com mais de 70 mil referências de peças para frotas, grossistas e oficinas. Foram introduzidas recentemente cerca de 400 novas referências de peças de substituição para veículos comerciais, ao longo deste ano.
A digitalização das frotas de veículos comerciais (VC) e o estabelecimento de novos conceitos de condução e mobilidade estão a acelerar a um ritmo sem precedentes. Os processos das oficinas e as expectativas dos clientes estão a mudar muito rapidamente. A ZF Aftermarket está apresentou uma variedade de novos produtos e serviços que permitem às oficinas de VC aproveitarem as oportunidades associadas a essas tendências. Por exemplo, o novo conceito oficinal para veículos comerciais ZF [pro]Service.
O novo conceito oficinal ZF [pro]Service, foi desenvolvido especialmente para oficinas de veículos comerciais. Será lançado em 2023, combinando e otimizando os conceitos anteriormente separados da ZF Service Point e ZF [pro]Tech e Wabco Service Partner. Os três conceitos já são usados em cerca de 3.800 oficinas de veículos comerciais em todo o mundo e ficarão agregados sobre um único serviço”, adiantou.