Revista Automotive
Sábado, Outubro 25, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

IVECO Portugal prevê crescimento nas vendas em 2023

4 de Janeiro, 2023
in Pesados e Máquinas
IVECO Portugal prevê crescimento nas vendas em 2023

Magno Mendes, director New Vehicles Full Range da IVECO Portugal, é o entrevistado da Automotive, para falar sobre as atividades da empresa no culminar deste ano de 2022.

“A IVECO Portugal conta atualmente com uma ampla cobertura nacional com 28 pontos de assistência na área do pós-venda, e 4 concessionários para venda e assistência técnica, estrategicamente localizados no Algarve (MSCar), Açores (Vecoaçores) Leiria (Wayfer) e Santarém (NCN) que, nas suas regiões, contam com o apoio de oficinas autorizadas associadas.

Já a IVECO Portugal dispõe diretamente de 5 concessionários, localizados em Castanheira do Ribatejo (sede da empresa), Vila Nova de Gaia, Aveiro, Setúbal e no Prior Velho (Lisboa) que, por sua vez, contam com 18 oficinas autorizadas associadas.

Desde setembro deste ano, passei a acumular (juntamente com a direção de vendas de veículos pesados e médios), a direção de vendas de veículos ligeiros e de autocarros. Mais recentemente, assumi a direção comercial das 4 áreas de negócio da IVECO em Portugal. Apesar de concentrar diversas funções, naturalmente temos equipas próprias para cada área de negócio, onde cada gama de produto tem a sua especificidade de negócio.

No caso dos veículos pesados, por exemplo, contamos com 3 segmentos distintos de produtos, ou seja, camiões para transportes de longa distância, depois temos os camiões para o segmento da construção e transportes especiais (gruas), e não menos importante, os camiões pesados para os serviços públicos urbanos, corporações de bombeiros, recolhas de resíduos, entre outros, normalmente comercializados através de concursos públicos.

Esta estratificação do nosso modelo de vendas faz com que não haja dias aborrecidos dentro da área de vendas da IVECO Portugal, nem mesmo nas demais áreas de negócio. Estamos constantemente a ser solicitados para elaborar novas propostas e envolvidos em diferentes oportunidades de negócio, respeitando a estrutura comercial existente e apoiando as equipas de vendas, das 4 áreas de negócio.

O ano de 2022 tem sido muito inconstante em termos de vendas de veículos novos pesados, fruto das incertezas dos mercados internacionais e do constante aumento dos preços dos combustíveis, sobretudo do gás. São fatores externos que acabaram por afetar o nosso desempenho de vendas de camiões movidos a gás, apesar de continuarmos a acreditar que em condições normais de mercado, é um tipo de energia ambientalmente sustentável.

A questão do preço, é hoje um fator de grande complexidade na área de vendas de camiões novos, pois estamos a vender hoje um produto que somente irá ser produzido daqui a nove meses, por exemplo, e não sabemos exatamente como estará o mercado por altura de entregarmos o camião novo ao cliente. Obviamente são riscos do negócio e que, independente das flutuações de preços do mercado, a IVECO procura honrar os preços estabelecidos com os seus clientes. Este tem sido o caminho que seguimos neste negócio e que pretendemos percorrer por muitos mais anos.

Gama ligeira

Embora haja uma quebra na nossa quota de vendas este ano, mantemos a liderança no segmento dos modelos chassi cabine, com resultados bastantes interessantes para um ano tão complexo, com uma boa posição nas vendas de viaturas das 3,5 às 7 toneladas. Com a procura que estamos a ter, prevemos matricular mais viaturas nesta gama do que o mercado como um todo, o que permitirá ampliarmos a nossa quota.

Gama média

Este ano não registamos nenhum negócio de frota onde pudéssemos estar presentes, visto a falta de disponibilidade de produtos para entrega imediata desta gama de veículos, apesar de dispomos de várias viaturas já encomendadas, mas as unidades que nos chegam são manifestamente insuficientes para satisfazer ao aumento da demanda. Contudo, já temos um avanço para 2023, visto que recentemente concretizamos um negócio para uma importante frota num setor de atividades que não estamos muito presentes com os novos camiões médios.

Gama pesados

A luta tem sido algo inglória para toda a nossa equipa, visto que temos registado muita procura pelos nossos camiões, com muitas encomendas em fábrica, mas não temos conseguido produzir os nossos modelos pesados ao mesmo ritmo que os clientes colocam as suas encomendas.

Isto criou algumas distorções nesta gama, pois registámos um bom primeiro semestre, e um segundo semestre com grandes dificuldades de produto e de entrega de veículos novos. Neste momento, a produção está a começar a normalizar, mas como temos uma gama muito diversificada, o “efeito funil” está a penalizar as entregas de determinadas tipologias de camiões.

Isto condicionou a nossa performance de vendas em Portugal, posicionando a nossa marca nas últimas posições do ranking até à data. Para 2023, o quadro deverá inverter-se, pois 70% do trabalho da equipa de vendas já está feito para o próximo ano e com a normalização da produção, voltaremos a ocupar as posições cimeiras de vendas de camiões novos em Portugal.

Autocarros

Aqui as coisas são bem diferentes, pois estamos a viver o nosso ano de glória, quando comparamos as nossas vendas deste ano de 2022, com os últimos 15 anos em Portugal. Só no minibus já vamos com 80% de quota de mercado, graças a dois grandes negócios, e um outro grande negócio formalizado para 2023.

No segmento dos autocarros city e intercity, 2022 também tem sido um excelente ano, onde hoje dispomos de 32% de quota de mercado, graças a entrega de 230 autocarros crossway para a TST. Acreditamos que 2023 continuará a ser muito bom para o nosso negócio de autocarros.

Motorizações

Na gama S-Way, para além do facelift da viatura, a nossa aposta tem sido nos motores de 13 litros, onde alargamos a oferta para motorizações para 490, 530 e 570 cv, com resultados muito positivos em termos de consumos para os nossos clientes. Como anunciámos no IAA de Hannover deste ano, a IVECO está a apostar no motor 490 cv, um propulsor muito equilibrado para o frotista.

A DAILY também teve um facelift, e os nossos clientes estão muito satisfeitos com o desempenho dos motores 2,3 e de 3 litros, este último muito valorizado no mercado português. No Eurocargo realizámos poucas alterações ao longo dos anos. Contudo, e apesar de não se mexer em equipa que está a ganhar, posso adiantar teremos novidades para este modelo em 2024.

Já o modelo T-Way foi lançado este ano e com ele realizámos uma ação em Madrid, reunindo 35 potenciais clientes da IVECO para um teste dinâmico, com um feedback muito positivo destes nossos convidados da área da construção.

A IVECO sempre esteve na vanguarda das soluções de motorizações e na implementação de combustíveis alternativos, como é o caso do Gás Natural, que a nossa marca passou a utilizar na sua gama de camiões pesados e também nos autocarros. Atualmente, para além da eletrificação da eDAILY e do camião Nikola BEV, também estamos a implementar a utilização do hidrogénio como combustível sustentável e do bio metano, neste caso para a nossa gama de veículos pesados e autocarros, com soluções de motorizações híbridas a diesel.

Foco no motorista

A política comercial da IVECO assenta em oferecer soluções completas de mobilidade sustentável para os clientes. Isto também passa por disponibilizar contrato de manutenção e reparação, com diferentes níveis de intervenções, peças e acessórios, bem como extensões de garantias, com coberturas para todas as nossas gamas de produtos.

Este ano de 2022, lançamos uma cobertura extra denominada TOPCARE, desenvolvido para o transporte internacional e com grande foco no motorista. Com o TOPCARE, a viatura abrangida tem atendimento prioritário nas oficinas; sem limite de paragens e com total apoio ao motorista em termos de acomodação em caso de demora na reparação da viatura. Também para o motorista, disponibilizamos um serviço de assistência extra em termos de apoio ao seu bem-estar e saúde.

Com a plataforma IVECO ON, partilhamos informações entre a nossa marca, o motorista e o gestor de frota, em termos de consumos e performance na condução da viatura, com envio de um relatório semanal, e aconselhamentos para melhorar o modo de condução daquela viatura, visando a eficiência energética na condução da gama DAILY e na gama de camiões pesados da IVECO.

Mercado nacional

Continuamos a registar uma elevada procura pelos nossos modelos em todas as gamas. Com a procura que temos hoje em Portugal, estimamos um crescimento de vendas na gama média acima dos 15% para o ano de 2023, e de 18% para a gama de pesados da nossa marca. No caso dos modelos usados, o nosso stock na rede Ok TRUCKS continua baixo, fruto do efeito do prolongamento dos contratos e, também, pela forte procura do mercado.

Objetivamos continuar a crescer as vendas de veículos novos no próximo ano, em linha com o crescimento de todo o mercado, visto que a IVECO tem uma gama muito recente de camiões pesados, de construção e, na distribuição, a DAILY continuará a manter uma trajetória de sucesso, dentro das PME’s e também das grandes frotas”, salientou Magno Mendes.


Recommended For You

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

24 de Outubro, 2025
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

A Ascendum Camiões vai construir novas instalações dedicadas ao segmento de camiões e autocarros Volvo, no Parque Industrial de Souselas, em Coimbra. A empresa segue o modelo bem-sucedido...

Read moreDetails

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

23 de Outubro, 2025
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

O fundo de pensões holandês ABP, o maior da Holanda, anunciou recentemente a venda da totalidade da sua participação na Caterpillar, por razões éticas. O ABP, que administra...

Read moreDetails

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

21 de Outubro, 2025
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida...

Read moreDetails

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

20 de Outubro, 2025
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Com uma quota de 47% no segmento de motores de 16 litros no primeiro semestre deste ano, o motor V8 da Scania consolida-se como a escolha preferida para...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

16 de Outubro, 2025
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

A DAF realizou a sua apresentação mundial da nova gama de camiões 100% elétricos na sua sede em Eindhoven (Holanda), evento onde a Automotive teve a oportunidade conduzir...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

13 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

O Entreposto Máquinas é uma empresa de referência no setor dos equipamentos de movimentação de cargas, industriais e agrícolas. Com uma longa experiência no mercado, dedica-se à comercialização,...

Read moreDetails
Next Post
Apetro realizou a 4.ª edição do “Dia do Transportador”

Apetro realizou a 4.ª edição do “Dia do Transportador”

Convenção Valorpneu – celebrar 20 anos de bom ambiente

Convenção Valorpneu – celebrar 20 anos de bom ambiente

Lexus – novos RX e RZ alargam gama elétrica da marca

Lexus – novos RX e RZ alargam gama elétrica da marca

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

1 dia ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

2 dias ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

3 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

4 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

5 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal