A Lexus apresentou em Portugal, dois modelos em simultâneo: a nova geração do seu híbrido RX e o novo modelo RZ, um automóvel 100% elétrico com plataforma dedicada. O evento contou com a presença de Nuno Domingues, diretor geral da Lexus no nosso país. A começar pelo modelo RX, a Lexus revelou agora a sua 5ª geração, um modelo completamente renovado, que abre um importante capítulo na história do icónico SUV.
Lançado em 1998, o RX 300 foi o primeiro SUV de luxo do mundo. Deu origem a um segmento automóvel totalmente novo, com estilo, aceleração, dinâmica e silêncio dignos de um automóvel do segmento superior.
Já o modelo RX tem sido tanto inovador, como também é o grande best-seller da Lexus nas últimas duas décadas. Com mais de 3.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo o novo RX de 5ª geração é uma peça fundamental para estratégia de futuro da marca, “Lexus Electrified”.
Diversidade
Na Europa e em Portugal, o novo RX é lançado com uma gama de três motorizações híbridas diferentes 350h, 450h+ (Plug-in) e 500h. Destaque da marca em Portugal para o RX 450h+, que vai alargar a oferta de tecnologia híbrida plug-in (depois da sua estreia no NX). Para aqueles que procuram um desempenho mais emocionante, a Lexus apresenta o seu primeiro híbrido turbo, o RX 500h, que será lançado com sistema de controlo de tração integral DIRECT4.
Quanto às motorizações, o RX 350h tem motor 2.5 a gasolina com potência de 245cv, o RX 450h+ conta com o mesmo bloco 2.5 a gasolina com 306cv, e o RX 500h com o motor 2.4 turbo a gasolina chega aos 371cv. Os preços começam nos 83.500€ para o RX 450h+ (sim, o mais barato da gama é Plug-in), passando para os 93.500€ para o RX350h e, por sua vez, o RX500h será comercializado a partir dos 122.000€.
Novo RZ com plataforma 100% elétrica
O RZ 450e é um SUV 100% elétrico totalmente novo, o primeiro veículo da Lexus desenvolvido de raiz para ser um elétrico movido a bateria. Fiel à filosofia Lexus Electrified, o RZ 450e concretiza o enorme potencial das novas tecnologias que melhoram o desempenho e o prazer de condução. O motor dianteiro produz 150 kW e o traseiro 80 kW, com uma potência total de 230 kW.
A plataforma e o sistema de propulsão elétrico a bateria abrem novas portas ao design. O exterior reinterpreta, na carroçaria, o formato de fuso da Lexus, ao passo que o interior é um espaço leve e amplo, simples e luxuoso, uma expressão do Omotenashi (hospitalidade) e da perícia Takumi.
O RZ ajudará a Lexus a trilhar o caminho para a neutralidade carbónica. Aqui, o foco não está apenas no desempenho do automóvel na estrada; abrange todo o seu ciclo de vida, desde a aquisição de peças, o fabrico e utilização, até ao abate. Na fábrica de Motomachi (Japão) da Lexus, no centro de produção do RZ, já foram implementadas novas metodologias nos processos para reduzir emissões.
O RZ é o próximo passo da Lexus para se tornar numa marca 100% elétrica na Europa Ocidental e Central, até 2030. Em Portugal, o novo modelo já está disponível para reserva online, com a chegada das primeiras viaturas prevista para o início de 2023.