Revista Automotive
Terça-feira, Junho 24, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

IVECO BUS apresenta nova gama em Portugal

8 de Julho, 2022
in Frotas, Pesados e Máquinas
IVECO BUS apresenta nova gama em Portugal

De forma pouco usual, a IVECO Portugal apresentou no Kartódromo Internacional de Baltar, a seu atual gama de autocarros urbanos, onde a Revista Automotive teve a oportunidade de conduzir os modelos disponibilizados pela marca, num teste dinâmico naquele circuito de competição, sendo assim possível testar as capacidades de aceleração, travagem, conforto e segurança do conjunto completo.

A IVECO Bus quis assim demonstrar a sua nova dinâmica no mercado nacional, através de uma gama atual, agora com uma identidade própria e com uma equipa dedicada aos clientes empresariais e entidades públicas, responsáveis por uma crescente frota de autocarros urbanos.

Na ocasião, Rodrigo Delgado, responsável de produto, suporte de vendas, marketing e logística da IVECO Portugal declarou que, “este é um momento ideal para realizarmos a apresentação destes autocarros em Portugal visto que a mobilidade urbana, sobretudo nos grandes centros, está a ser novamente impulsionada pelas autarquias, com grandes investimentos em transportes públicos, ainda mais modernos e ambientalmente mais sustentáveis.

No âmbito do recente concurso para fornecimento de novos autocarros para a Área Metropolitana de Lisboa, a IVECO Bus conseguiu posicionar-se como um dos parceiros neste processo de renovação da frota da Carris Metropolitana, graças às qualidades técnicas, historial, tipologia e moderna gama de motorizações dos nossos autocarros.

A IVECO Bus estava praticamente fora do mercado dos autocarros urbanos. Assim, o concurso público da Carris Metropolitana, permitiu demonstrarmos as capacidades técnicas a nossa marca e dos nossos modelos, e também possibilitou criarmos uma equipa dedicada a esta área de negócio em Portugal, sendo o meu colega Artur Oliveira, o responsável pela gestão e acompanhamento desta nossa nova área de negócio.

A nossa estratégia comercial está assente na venda de produtos completos (chassi e cabina), embora também seja possível comercializarmos somente o chassis para ser montado por transformadores locais. Naturalmente que, para além da venda do autocarro completo, a IVECO Bus disponibiliza toda uma estrutura de suporte na área dos serviços de pós-venda e assistência técnica, com uma ampla gama de peças e componentes de reposição oficial.

Autocarros mais eficientes

A tecnologia de viaturas elétricas está em uso na IVECO há já alguns anos. Em 2006, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Turim (Itália), a nossa marca disponibilizou uma frota com diversos autocarros elétricos para transportar as delegações dos diversos países. Desde então, estes nossos autocarros evoluíram e, hoje, estamos bem preparados para satisfazer as novas exigências da mobilidade urbana. Em termos de autocarros de passageiros, a IVECO Bus está a apresentar aqui em Baltar o seu modelo 100% elétrico de 10,7 metros de comprimento, com autonomia compatível para os serviços urbanos.

Para além deste modelo, também dispomos de versões com maiores dimensões. Ressalto que a motorização a gás (GNC), com caixa automática, continua a ser uma tecnologia muito utilizada nos modelos da nossa marca e partilhada nos autocarros, que estão equipados com um sistema de travagem auxiliar elétrico por indução, produzido pela empresa Telma (foto abaixo).

Com tudo isto, os autocarros elétricos E-WAY contribuem para uma melhor qualidade de vida urbana e para a proteção do meio ambiente, com baixas emissões, motorização silenciosa e um elevado conforto para os passageiros e motorista

Atualmente a IVECO Bus conta com uma ampla gama de autocarros elétricos, com soluções de mobilidade e capacidade à escolha específica de cada cliente; versões de chassis com 9,5m, 10,7m, 12m e 18 metros de comprimento, e com possibilidade de carregamento rápido ou lento. Os autocarros elétricos da IVECO Bus já são utlizados no transporte público de passageiros em países como França, Noruega, Áustria, Alemanha, Holanda e Luxemburgo, entre outros”, destacou Rodrigo Delgado, em entrevista à Automotive.

Ao volante

Mesmo tendo em conta o difícil e exigente traçado do circuito de Baltar, conseguimos realizar com toda a segurança e até um certo à-vontade, a conduções dos dois modelos de autocarros disponibilizados pela IVECO Bus. O modelo EWAY, com 10,7 m de comprimento, foi aquele que mais cativou a nossa atenção e também dos demais participantes deste teste que nos acompanharam enquanto passageiros, nas divertidas voltas que realizámos na pista daquele kartódromo.

O autocarro EWAY conta com eixo frontal com rodas independentes; eixo traseiro tipo pórtico invertido, com redução dupla da marca ZF e direção electro assistida, que se mostrou muito maleável na abordagem às curvas acentuadas daquele circuito, apesar das suas dimensões e seu peso, que pode chegar até às 17,6 toneladas. Apresenta uma capacidade para transportar até 21 passageiros sentados e aproximadamente 60 em pé.

A carroçaria de série é produzida em estrutura integral, com autoapoio e tratamento anti corrosão do chassi, por imersão cataforética. A estrutura do corpo é feita em aço inoxidável que, apesar da aparente rigidez torsional, é um autocarro bastante fácil de conduzir, sendo desenvolvido para circular em ruas estreitas dos grandes centros e abordar de forma segura, as curvas mais apertadas.

Conta com amplo espaço interior e apoio para cadeiras de rodas com encosto; rampa de acesso manual e elétrica para pessoas com mobilidade reduzida; isolamento térmico no tejadilho; ar condicionado para passageiros e motorista; portas pneumáticas duplas, e banco do condutor com suspensão pneumática com botão de regulação. Neste modelo equipado com motorização elétrica, a potência máxima é de 160 KW, atingindo as 3500 RPM na velocidade máxima permitida, sendo que as baterias estão localizadas no tejadilho e na parte traseiro, com capacidade de 350 KWh.

Sandra Resende, diretora geral da IVECO Portugal também se fez à pista de Baltar (imagem abaixo), para demonstrar as qualidades do autocarro da marca, numa interessante ação onde esteve acompanhada pela sua dinâmica equipa.

Tags: autocarroelétricoIveco

Recommended For You

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

24 de Junho, 2025
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon, anteriormente Doosan Construction Equipment, apresentou os seus avanços na tecnologia autónoma, segurança e sustentabilidade, com as escavadoras autónomas Real X, equipadas com IA, juntamente com o Smart...

Read moreDetails

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

24 de Junho, 2025
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Os pneus LEAO, uma marca pertencente ao fabricante de pneus chinesa Linglong, estão a aumentar a sua gama de produtos para utilização em veículos ligeiros e pesados, com...

Read moreDetails

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

20 de Junho, 2025
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Representada e comercializada em Portugal pela empresa Beiracar, localizada em Viseu, a histórica marca de camiões Tatra, fabricados na República Checa, atraiu a atenção de muitos dos visitantes...

Read moreDetails

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

19 de Junho, 2025
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

A 3ª edição do programa NextLap, promovido pela Valorpneu, em parceria com a consultora Beta-i, conta com mais iniciativas este ano, sendo que, recentemente, realizou-se NextLap Summit| The...

Read moreDetails

Kögel inaugura moderna unidade de produção

19 de Junho, 2025
Kögel inaugura moderna unidade de produção

A inauguração da nova unidade de produção de última geração para painéis de veículos refrigerados em sua sede em Burtenbach (Alemanha), constitui um marco na história da empresa....

Read moreDetails

STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

18 de Junho, 2025
STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

Integrada no grupo KION, a STILL é uma marca histórica no âmbito dos empilhadores e soluções logísticas.  Recentemente, a sucursal portuguesa localizada em Rio de Mouro, realizou um...

Read moreDetails

Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

17 de Junho, 2025
Ayvens distinguida na “Produção de Renting” pela ALF

Tendo sido inicialmente distinguida pela Revista Automotive em 2024 com o Prémio Revelação, a Ayvens foi agora reconhecida pela ALF - Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting,...

Read moreDetails

Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

16 de Junho, 2025
Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

Miguel Valentim e Manuel Cardoso, profissionais com larga experiência no setor das peças para veículos pesados, são sócios-fundadores da Global Parts, uma empresa formada em 2010, e que...

Read moreDetails

Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

16 de Junho, 2025
Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

A Manitou - referência mundial nos setores de movimentação de carga, plataformas aéreas e terraplanagem, deu a conhecer muitas novidades durante o evento, com foco nas máquinas elétricas...

Read moreDetails

ZF – solução para software de semirreboques

16 de Junho, 2025
ZF – solução para software de semirreboques

A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS) da ZF lançou a nova Suite de Serviços SUMS, um conjunto completo de ferramentas desenvolvido especificamente para ajudar os fabricantes de semirreboques...

Read moreDetails
Next Post
Lecitrailer abre nova base de serviços pós-venda em Portugal

Lecitrailer abre nova base de serviços pós-venda em Portugal

Eurorepar – 20 anos de rede oficinal

Eurorepar – 20 anos de rede oficinal

Yokohama inova com sensor de desgaste dos pneus

Yokohama inova com sensor de desgaste dos pneus

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

9 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

10 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

15 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

6 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal