De forma pouco usual, a IVECO Portugal apresentou no Kartódromo Internacional de Baltar, a seu atual gama de autocarros urbanos, onde a Revista Automotive teve a oportunidade de conduzir os modelos disponibilizados pela marca, num teste dinâmico naquele circuito de competição, sendo assim possível testar as capacidades de aceleração, travagem, conforto e segurança do conjunto completo.
A IVECO Bus quis assim demonstrar a sua nova dinâmica no mercado nacional, através de uma gama atual, agora com uma identidade própria e com uma equipa dedicada aos clientes empresariais e entidades públicas, responsáveis por uma crescente frota de autocarros urbanos.
Na ocasião, Rodrigo Delgado, responsável de produto, suporte de vendas, marketing e logística da IVECO Portugal declarou que, “este é um momento ideal para realizarmos a apresentação destes autocarros em Portugal visto que a mobilidade urbana, sobretudo nos grandes centros, está a ser novamente impulsionada pelas autarquias, com grandes investimentos em transportes públicos, ainda mais modernos e ambientalmente mais sustentáveis.
No âmbito do recente concurso para fornecimento de novos autocarros para a Área Metropolitana de Lisboa, a IVECO Bus conseguiu posicionar-se como um dos parceiros neste processo de renovação da frota da Carris Metropolitana, graças às qualidades técnicas, historial, tipologia e moderna gama de motorizações dos nossos autocarros.
A IVECO Bus estava praticamente fora do mercado dos autocarros urbanos. Assim, o concurso público da Carris Metropolitana, permitiu demonstrarmos as capacidades técnicas a nossa marca e dos nossos modelos, e também possibilitou criarmos uma equipa dedicada a esta área de negócio em Portugal, sendo o meu colega Artur Oliveira, o responsável pela gestão e acompanhamento desta nossa nova área de negócio.
A nossa estratégia comercial está assente na venda de produtos completos (chassi e cabina), embora também seja possível comercializarmos somente o chassis para ser montado por transformadores locais. Naturalmente que, para além da venda do autocarro completo, a IVECO Bus disponibiliza toda uma estrutura de suporte na área dos serviços de pós-venda e assistência técnica, com uma ampla gama de peças e componentes de reposição oficial.
Autocarros mais eficientes
A tecnologia de viaturas elétricas está em uso na IVECO há já alguns anos. Em 2006, por ocasião dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Turim (Itália), a nossa marca disponibilizou uma frota com diversos autocarros elétricos para transportar as delegações dos diversos países. Desde então, estes nossos autocarros evoluíram e, hoje, estamos bem preparados para satisfazer as novas exigências da mobilidade urbana. Em termos de autocarros de passageiros, a IVECO Bus está a apresentar aqui em Baltar o seu modelo 100% elétrico de 10,7 metros de comprimento, com autonomia compatível para os serviços urbanos.
Para além deste modelo, também dispomos de versões com maiores dimensões. Ressalto que a motorização a gás (GNC), com caixa automática, continua a ser uma tecnologia muito utilizada nos modelos da nossa marca e partilhada nos autocarros, que estão equipados com um sistema de travagem auxiliar elétrico por indução, produzido pela empresa Telma (foto abaixo).
Com tudo isto, os autocarros elétricos E-WAY contribuem para uma melhor qualidade de vida urbana e para a proteção do meio ambiente, com baixas emissões, motorização silenciosa e um elevado conforto para os passageiros e motorista
Atualmente a IVECO Bus conta com uma ampla gama de autocarros elétricos, com soluções de mobilidade e capacidade à escolha específica de cada cliente; versões de chassis com 9,5m, 10,7m, 12m e 18 metros de comprimento, e com possibilidade de carregamento rápido ou lento. Os autocarros elétricos da IVECO Bus já são utlizados no transporte público de passageiros em países como França, Noruega, Áustria, Alemanha, Holanda e Luxemburgo, entre outros”, destacou Rodrigo Delgado, em entrevista à Automotive.
Ao volante
Mesmo tendo em conta o difícil e exigente traçado do circuito de Baltar, conseguimos realizar com toda a segurança e até um certo à-vontade, a conduções dos dois modelos de autocarros disponibilizados pela IVECO Bus. O modelo EWAY, com 10,7 m de comprimento, foi aquele que mais cativou a nossa atenção e também dos demais participantes deste teste que nos acompanharam enquanto passageiros, nas divertidas voltas que realizámos na pista daquele kartódromo.
O autocarro EWAY conta com eixo frontal com rodas independentes; eixo traseiro tipo pórtico invertido, com redução dupla da marca ZF e direção electro assistida, que se mostrou muito maleável na abordagem às curvas acentuadas daquele circuito, apesar das suas dimensões e seu peso, que pode chegar até às 17,6 toneladas. Apresenta uma capacidade para transportar até 21 passageiros sentados e aproximadamente 60 em pé.
A carroçaria de série é produzida em estrutura integral, com autoapoio e tratamento anti corrosão do chassi, por imersão cataforética. A estrutura do corpo é feita em aço inoxidável que, apesar da aparente rigidez torsional, é um autocarro bastante fácil de conduzir, sendo desenvolvido para circular em ruas estreitas dos grandes centros e abordar de forma segura, as curvas mais apertadas.
Conta com amplo espaço interior e apoio para cadeiras de rodas com encosto; rampa de acesso manual e elétrica para pessoas com mobilidade reduzida; isolamento térmico no tejadilho; ar condicionado para passageiros e motorista; portas pneumáticas duplas, e banco do condutor com suspensão pneumática com botão de regulação. Neste modelo equipado com motorização elétrica, a potência máxima é de 160 KW, atingindo as 3500 RPM na velocidade máxima permitida, sendo que as baterias estão localizadas no tejadilho e na parte traseiro, com capacidade de 350 KWh.
Sandra Resende, diretora geral da IVECO Portugal também se fez à pista de Baltar (imagem abaixo), para demonstrar as qualidades do autocarro da marca, numa interessante ação onde esteve acompanhada pela sua dinâmica equipa.