Desenvolvido de raiz com foco numa elevada consciência ambiental, é maior que o seu antecessor. À exceção da altura, todas as restantes dimensões exteriores do Niro aumentaram. Este acréscimo teve reflexos positivos no espaço interior, considerado referencial, quer para ocupantes, quer para carga, reforçando uma virtude que sempre esteve em destaque desde a primeira geração. Condutor e passageiro dispõem agora de mais espaço para os ombros e cabeça, e os lugares traseiros ganhraam espaço para a cabeça, pernas e ombros, demarcando-se pela incorporação da mais avançada tecnologia para tornar a condução mais fácil, segura e intuitiva.
A gama em Portugal será composta por duas versões eletrificadas – híbrido elétrico (Hybrid Electric Vehicle, HEV) e 100% elétrica com zero emissões (Electric Vehicle, EV), onde o Niro em estradas próximas de escolas e hospitais, consideradas “Green Zones”, comuta imediatamente para uma condução 100% elétrica para reduzir as emissões de gases de escape. O condutor pode também definir “Green Zones”, registando alguns endereços junto aos quais deseja reduzir as emissões do seu veículo.
O carregamento dos 10 aos 80% da bateria de polímero de iões de lítio de 64,8 kWh da variante 100% elétrica é realizado em apenas 43 minutos, quando efetuado com um carregador de DC de alta potência em condições ótimas. Quando um ponto de carregamento de DC é selecionado como destino, ou a temperatura ambiente é baixa, o sistema do Niro EV usa o condicionamento da bateria com base na navegação para pré-aquecer esta última, contribuindo assim para encurtar os tempos de carregamento e melhorar a performance do processo. A tomada de carregamento está localizada no centro da grelha dianteira.
Ideal para viagens longas, a bateria que equipa o novo Niro EV consegue transformar-se também numa fonte de energia portátil.
Com o aperfeiçoamento na suspensão e na direção em relação ao seu antecessor, a condução tem maior prontidão de resposta, apoiada pelas suspensões tipo MacPherson, à frente, e multi-link, atrás. O novo Niro possui uma avançada gama de sistemas de assistência à condução, que reforçam o conforto, a segurança e a facilidade de utilização. A Assistência à Prevenção de Colisões Frontais (Forward Collision-Avoidance Assist, FCA) emite avisos sonoros e visuais (ou aplica os travões) quando identifica a possibilidade de uma colisão com outras viaturas ou peões.
A estética exterior mantém a linguagem de design “Opostos Unidos” (“Opposites United”) da Kia, fundindo o emocional com o racional. O Niro EV apresenta ainda mais funcionalidades de conforto através da tecnologia de conectividade, desde o controlo da carga da bateria, ao sistema Start/Stop, à programação do carregamento em função da hora de partida e do comando do ar condicionado, até à nova função de “Transferência do Perfil do Utilizador”, guardando na nuvem para as poder transferir de um automóvel para outro.
Com o Kia Connect, os condutores do Niro EV podem ver e controlar o estado de carga do veículo, programar uma rota, usando a navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades de bordo.
A Kia Portugal oferece aos seus clientes de viaturas elétricas o cartão de fornecimento de energia GOElectric que lhes garante o acesso ao tarifário mais competitivo disponível.