Revista Automotive
Sexta-feira, Outubro 10, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Teste do Intouro L: inauguração da plataforma da Mercedes-Benz

28 de Março, 2023
in Pesados e Máquinas
Teste do Intouro L: inauguração da plataforma da Mercedes-Benz

Sempre tive uma admiração por autocarros grandes. Nas visitas que a Revista Automotive faz por Madrid, os autocarros de 15 metros da Alsa chamam-me a atenção pela dimensão que têm e como facilmente os seus motoristas os conduzem pelos trajetos da capital espanhola. 

Os autocarros com 15 metros são os maiores veículos rígidos a circularem nas estradas. Por comparação, o comprimento máximo que um camião rígido pode ter são 12 metros. Tendo este parâmetro em mente, fui finalmente testar um autocarro que iria ser entregue à Alsa: o Mercedes-Benz Intouro L.

No percurso que conduzi este Intouro L, três coisas sobressaíram: rapidez de resposta do motor, robustez geral do autocarro e manobrabilidade. A começar pela agilidade, o grande comprimento não implica necessariamente um grande peso, e o autocarro é bastante ágil na resposta ao acelerador. Feito para trajetos interurbanos, é capaz de atravessar a cidade com rapidez.

Além de ter um visual agradável e com detalhes de design muito apelativos, a qualidade deste autocarro nota-se na robustez dos seus materiais e inclusive na sua condução, sentida no toque do volante e na “rigidez” do funcionamento dos pedais de travão e acelerador. Tudo o que envolve o motorista é feito para durar, sem tornar-se desconfortável. 

Quanto à manobrabilidade, este Intouro L parece não ter competidor no mercado. Os seus 15 metros notam-se na condução, onde tive de tomar cuidado nos cálculos que fazia para abordar cada curva que aparecia. No entanto, o “ás na manga” deste autocarro é o terceiro eixo ser direcional. Isto permite um raio de viragem de apenas 20 metros, algo que faz toda a diferença, tanto nas manobras, como na circulação em ambiente citadino. 

Em termos de transporte de passageiros, os 71 lugares sentados posicionados num piso elevado, são possíveis graças a uma harmoniosa disposição dos bancos pela carroçaria do autocarro, beneficiado pela posição das duas portas. Para os passageiros, a robustez não é tão evidente, sendo mais notado o conforto e a habitabilidade. 

Esta versão “L” que testei é uma novidade na gama do Intouro, que conta com uma ampla gama de aplicações possíveis. Abrange desde autocarros intercidades de piso alto com bagageiras, até autocarros escolares. As medidas começam com o Intouro K de 10 metros, o Intouro de 12 metros, passando para a versão Intouro M de 13 metros até chegar ao Intouro L de 15 metros.

O novo Intouro é o primeiro autocarro da Mercedes-Benz baseado numa plataforma elétrica/eletrónica aprimorada. Entre outras coisas, forma a base para a última geração de sistemas de assistência, onde se inclui o Active Brake Assist 5. Assim, o Intouro estabelece novos padrões para os autocarros da Mercedes-Benz, bem para o resto indústria.

Recommended For You

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

9 de Outubro, 2025
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

A equipa Vialonga, representante de Portugal na competição europeia do Scania Top Team 2025, concluiu a sua participação na final realizada em Trento com uma atuação destacada que reflete o...

Read moreDetails

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

8 de Outubro, 2025
Tatra

A centenária marca checa Tatra, representada em Portugal pela empresa Beiracar com sede em Viseu, dá mais um passo na sua expansão no mercado europeu, ao conseguir flexibilizar...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

3 de Outubro, 2025
Vipal lança a tecnologia V Super Hybrid

A Vipal Borrachas, um dos maiores fabricantes mundiais de borracha para renovação de pneus, reafirma a sua posição de empresa inovadora no setor e apresenta ao mercado a...

Read moreDetails

ZF com muitas novidades para autocarros na Busworld

3 de Outubro, 2025
zf

Começa hoje o salão Busworld, onde a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar os autocarros urbanos e rodoviários ambientalmente mais limpos, seguros e económicos....

Read moreDetails

Cojali na Busworld com soluções de diagnóstico

2 de Outubro, 2025
cojali

A Cojali S. L. estará presente na Busworld 2025, salão internacional de referência para o setor do transporte rodoviário de passageiros, que terá lugar de 4 a 9...

Read moreDetails

Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

1 de Outubro, 2025
Entreposto Máquinas presente na Agrival 2025

A Agrival – Feira Agrícola do Vale do Sousa realizou a sua 44ª edição na cidade de Penafiel, onde durante 10 dias reuniu centenas de expositores, empresas e...

Read moreDetails

Lecitrailer distinguida pela XPO Logistics

1 de Outubro, 2025
Lecitrailer distinguida pela XPO Logistics

O fabricante ibérico de semirreboques Lecitrailer foi reconhecido pelo comité executivo da XPO Logistics, como empresa de referência em soluções logísticas integrais, inovadoras e sustentáveis ​​​​na Europa. Este...

Read moreDetails

Henschel procura retomar o mercado Europeu nas carroçarias

30 de Setembro, 2025
Henschel procura retomar o mercado Europeu nas carroçarias

A Henschel foi um fabricante alemão que fez história no setor dos camiões, tendo sendo lembrado por muitos transportadores como sinónimo de fiabilidade dos seus camiões que foram...

Read moreDetails
Next Post
Jaeger-LeCoultre enriquece a série Rendez-Vous

Jaeger-LeCoultre enriquece a série Rendez-Vous

Lexus é considerada a marca mais fiável do mercado

Lexus é considerada a marca mais fiável do mercado

Volkswagen – converter 22 mil funcionários da produção 

Volkswagen – converter 22 mil funcionários da produção 

Edição Mensal

Notícias

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

15 horas ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

22 horas ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

2 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

2 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

3 dias ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

3 dias ago
Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

4 dias ago
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

4 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal