Sempre tive uma admiração por autocarros grandes. Nas visitas que a Revista Automotive faz por Madrid, os autocarros de 15 metros da Alsa chamam-me a atenção pela dimensão que têm e como facilmente os seus motoristas os conduzem pelos trajetos da capital espanhola.
Os autocarros com 15 metros são os maiores veículos rígidos a circularem nas estradas. Por comparação, o comprimento máximo que um camião rígido pode ter são 12 metros. Tendo este parâmetro em mente, fui finalmente testar um autocarro que iria ser entregue à Alsa: o Mercedes-Benz Intouro L.
No percurso que conduzi este Intouro L, três coisas sobressaíram: rapidez de resposta do motor, robustez geral do autocarro e manobrabilidade. A começar pela agilidade, o grande comprimento não implica necessariamente um grande peso, e o autocarro é bastante ágil na resposta ao acelerador. Feito para trajetos interurbanos, é capaz de atravessar a cidade com rapidez.
Além de ter um visual agradável e com detalhes de design muito apelativos, a qualidade deste autocarro nota-se na robustez dos seus materiais e inclusive na sua condução, sentida no toque do volante e na “rigidez” do funcionamento dos pedais de travão e acelerador. Tudo o que envolve o motorista é feito para durar, sem tornar-se desconfortável.
Quanto à manobrabilidade, este Intouro L parece não ter competidor no mercado. Os seus 15 metros notam-se na condução, onde tive de tomar cuidado nos cálculos que fazia para abordar cada curva que aparecia. No entanto, o “ás na manga” deste autocarro é o terceiro eixo ser direcional. Isto permite um raio de viragem de apenas 20 metros, algo que faz toda a diferença, tanto nas manobras, como na circulação em ambiente citadino.
Em termos de transporte de passageiros, os 71 lugares sentados posicionados num piso elevado, são possíveis graças a uma harmoniosa disposição dos bancos pela carroçaria do autocarro, beneficiado pela posição das duas portas. Para os passageiros, a robustez não é tão evidente, sendo mais notado o conforto e a habitabilidade.
Esta versão “L” que testei é uma novidade na gama do Intouro, que conta com uma ampla gama de aplicações possíveis. Abrange desde autocarros intercidades de piso alto com bagageiras, até autocarros escolares. As medidas começam com o Intouro K de 10 metros, o Intouro de 12 metros, passando para a versão Intouro M de 13 metros até chegar ao Intouro L de 15 metros.
O novo Intouro é o primeiro autocarro da Mercedes-Benz baseado numa plataforma elétrica/eletrónica aprimorada. Entre outras coisas, forma a base para a última geração de sistemas de assistência, onde se inclui o Active Brake Assist 5. Assim, o Intouro estabelece novos padrões para os autocarros da Mercedes-Benz, bem para o resto indústria.