Revista Automotive
Terça-feira, Junho 24, 2025
Edições
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Teste do Intouro L: inauguração da plataforma da Mercedes-Benz

28 de Março, 2023
in Pesados e Máquinas
Teste do Intouro L: inauguração da plataforma da Mercedes-Benz

Sempre tive uma admiração por autocarros grandes. Nas visitas que a Revista Automotive faz por Madrid, os autocarros de 15 metros da Alsa chamam-me a atenção pela dimensão que têm e como facilmente os seus motoristas os conduzem pelos trajetos da capital espanhola. 

Os autocarros com 15 metros são os maiores veículos rígidos a circularem nas estradas. Por comparação, o comprimento máximo que um camião rígido pode ter são 12 metros. Tendo este parâmetro em mente, fui finalmente testar um autocarro que iria ser entregue à Alsa: o Mercedes-Benz Intouro L.

No percurso que conduzi este Intouro L, três coisas sobressaíram: rapidez de resposta do motor, robustez geral do autocarro e manobrabilidade. A começar pela agilidade, o grande comprimento não implica necessariamente um grande peso, e o autocarro é bastante ágil na resposta ao acelerador. Feito para trajetos interurbanos, é capaz de atravessar a cidade com rapidez.

Além de ter um visual agradável e com detalhes de design muito apelativos, a qualidade deste autocarro nota-se na robustez dos seus materiais e inclusive na sua condução, sentida no toque do volante e na “rigidez” do funcionamento dos pedais de travão e acelerador. Tudo o que envolve o motorista é feito para durar, sem tornar-se desconfortável. 

Quanto à manobrabilidade, este Intouro L parece não ter competidor no mercado. Os seus 15 metros notam-se na condução, onde tive de tomar cuidado nos cálculos que fazia para abordar cada curva que aparecia. No entanto, o “ás na manga” deste autocarro é o terceiro eixo ser direcional. Isto permite um raio de viragem de apenas 20 metros, algo que faz toda a diferença, tanto nas manobras, como na circulação em ambiente citadino. 

Em termos de transporte de passageiros, os 71 lugares sentados posicionados num piso elevado, são possíveis graças a uma harmoniosa disposição dos bancos pela carroçaria do autocarro, beneficiado pela posição das duas portas. Para os passageiros, a robustez não é tão evidente, sendo mais notado o conforto e a habitabilidade. 

Esta versão “L” que testei é uma novidade na gama do Intouro, que conta com uma ampla gama de aplicações possíveis. Abrange desde autocarros intercidades de piso alto com bagageiras, até autocarros escolares. As medidas começam com o Intouro K de 10 metros, o Intouro de 12 metros, passando para a versão Intouro M de 13 metros até chegar ao Intouro L de 15 metros.

O novo Intouro é o primeiro autocarro da Mercedes-Benz baseado numa plataforma elétrica/eletrónica aprimorada. Entre outras coisas, forma a base para a última geração de sistemas de assistência, onde se inclui o Active Brake Assist 5. Assim, o Intouro estabelece novos padrões para os autocarros da Mercedes-Benz, bem para o resto indústria.

Recommended For You

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

24 de Junho, 2025
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon, anteriormente Doosan Construction Equipment, apresentou os seus avanços na tecnologia autónoma, segurança e sustentabilidade, com as escavadoras autónomas Real X, equipadas com IA, juntamente com o Smart...

Read moreDetails

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

20 de Junho, 2025
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Representada e comercializada em Portugal pela empresa Beiracar, localizada em Viseu, a histórica marca de camiões Tatra, fabricados na República Checa, atraiu a atenção de muitos dos visitantes...

Read moreDetails

Kögel inaugura moderna unidade de produção

19 de Junho, 2025
Kögel inaugura moderna unidade de produção

A inauguração da nova unidade de produção de última geração para painéis de veículos refrigerados em sua sede em Burtenbach (Alemanha), constitui um marco na história da empresa....

Read moreDetails

STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

18 de Junho, 2025
STILL apresenta nova gama e soluções logísticas 

Integrada no grupo KION, a STILL é uma marca histórica no âmbito dos empilhadores e soluções logísticas.  Recentemente, a sucursal portuguesa localizada em Rio de Mouro, realizou um...

Read moreDetails

Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

16 de Junho, 2025
Global Parts – elevar os negócios, com proximidade e marcas de qualidade

Miguel Valentim e Manuel Cardoso, profissionais com larga experiência no setor das peças para veículos pesados, são sócios-fundadores da Global Parts, uma empresa formada em 2010, e que...

Read moreDetails

Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

16 de Junho, 2025
Manitou desenvolve manipulador telescópico movido a hidrogénio

A Manitou - referência mundial nos setores de movimentação de carga, plataformas aéreas e terraplanagem, deu a conhecer muitas novidades durante o evento, com foco nas máquinas elétricas...

Read moreDetails

ZF – solução para software de semirreboques

16 de Junho, 2025
ZF – solução para software de semirreboques

A divisão Commercial Vehicle Solutions (CVS) da ZF lançou a nova Suite de Serviços SUMS, um conjunto completo de ferramentas desenvolvido especificamente para ajudar os fabricantes de semirreboques...

Read moreDetails

Kubota entra no segmento das 11 toneladas com a Liebherr

13 de Junho, 2025
Kubota entra no segmento das 11 toneladas com a Liebherr

Kubota anunciou que irá incorporar na sua gama escavadoras hidráulicas de rodas de 9 e 11 toneladas, fabricadas pela Liebherr-International. A produção destes produtos está prevista começar na...

Read moreDetails

Dieci – novidades nos telescópicos rotativos

11 de Junho, 2025
Dieci – novidades nos telescópicos rotativos

Esta empresa italiana expôs em Bauma uma vasta gama de produtos, entre os quais, os equipamentos Apollo-e 26.6 e o ​​​​Apollo-e Smart 20.4. A Dieci também está a...

Read moreDetails

Vipal Borrachas – 20 anos, novidades e muitos prémios

11 de Junho, 2025
Vipal Borrachas – 20 anos, novidades e muitos prémios

A participação da Vipal Borrachas na edição deste ano da Autopromotec, foi coroada de pleno êxito, quer pela boa dinâmica de contactos efetuados no seu stand, quer pela...

Read moreDetails
Next Post
Jaeger-LeCoultre enriquece a série Rendez-Vous

Jaeger-LeCoultre enriquece a série Rendez-Vous

Lexus é considerada a marca mais fiável do mercado

Lexus é considerada a marca mais fiável do mercado

Volkswagen – converter 22 mil funcionários da produção 

Volkswagen – converter 22 mil funcionários da produção 

Edição Mensal

Notícias

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

Elevamak – sólido crescimento e equipa dedicada

10 horas ago
Develon – dumpers e escavadoras autónomas

Develon – dumpers e escavadoras autónomas

11 horas ago
Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

Pneus LEAO ampliam gama e produção europeia

16 horas ago
Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

Original Birth – chegar aos 45 anos ainda mais ativa

1 dia ago
Magneti Marelli está em processo de insolvência

Magneti Marelli está em processo de insolvência

2 dias ago
Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

Tatra Trucks – modelo Phoenix com foco na construção

5 dias ago
NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

NextLap da Valorpneu com maior dinâmica em 2025

6 dias ago
Kögel inaugura moderna unidade de produção

Kögel inaugura moderna unidade de produção

6 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais: comercial@automotivept.com

Morada Redação:
Telefone: + 351 21 441 4205
Pq. Ind. Alto da Bela Vista – Sulim Park – Pav. 50
2735 – 340 Cacém - Portugal
press@automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

Procure por temas

Ascendum astara autocarro Automechanika Autozitania BMC camião Carrier CASE Caterpillar CEPRA construção DAF Dispnal elétrico Ensaio Frota furgão ignição Iveco Jeep KIA Lexus Litocar MAN mercedes máquinas Nors opel peças PHEV pneus pós-venda Renault repintura sampa Scania semirreboque standox stellantis Traton Valeo vdl velas Volvo

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal