Para uma eficiência de combustível ainda melhor, cargas úteis mais elevadas e manobrabilidade melhorada, a DAF está a introduzir um novo sistema de direção totalmente electro-hidráulica (EHS), no trator 6×2 e em veículos rígidos com um eixo propulsor direcional. O novo sistema está disponível para a gama completa de camiões DAF da nova geração: o XF, XG e XG⁺, bem como o XD.
O transporte de materiais agrícolas e de construção especialmente pesados, contam agora com as vantagens de um eixo propulsor direcional, ou seja, manobras com precisão em combinação com uma facilidade de utilização em recintos com espaço limitado e uma carga útil ainda mais elevada. Isto também torna o eixo propulsor direcional numa excelente opção para a recolha de resíduos e o transporte de líquidos.
O novo sistema de direção electro-hidráulica da DAF sucede à variante mecânica. Os dois braços da direção e o pendural da direção auxiliar são substituídos por uma bomba da direção controlada eletronicamente, o que resulta numa redução de peso de 30kg. Graças à fricção reduzida, o novo sistema EHS também tem ganho de eficiência de combustível de 0,3%.
Além disso, os componentes do novo sistema ocupam menos espaço no chassis, permitindo depósitos de combustível até 40% maiores na versão de trator. A capacidade do depósito de combustível de 900 litros no XD, XF, XG e XG⁺ permite reduzir ainda mais os custos operacionais, ao reabastecer onde os preços de combustível são mais baixos.
Contratos de manutenção cada vez mais requisitados
A DAF Trucks atingiu este ano o marco dos 250 mil contratos de serviço de reparação e manutenção DAF MultiSupport. Este tipo de contrato garante o maior tempo de atividade do camião, através de uma contínua manutenção do veículo. Proporciona também aos operadores de transportes a segurança em termos de custos por quilómetro, bem como uma facilidade de gestão e administração dos seus veículos.
O contrato nº 250 mil foi assinado pela empresa sueca-alemã Baton Transport para um DAF XG que será utilizado para percursos internacionais em toda a Europa. A Baton Transport, criada em 2010, possui cerca de 400 camiões e emprega cerca de 800 trabalhadores
A DAF cria fábrica de montagem para camiões elétricos
A DAF está a expandir as suas instalações de produção com uma nova fábrica de montagem de camiões elétricos em Eindhoven, onde a produção das novas gerações DAF XD e XF Electric irá começar esta primavera. Estes veículos totalmente elétricos têm uma autonomia de até 500 quilómetros ”sem emissões”, o que representa um passo importante da DAF em busca de um transporte rodoviário ainda menos poluente.
A nova linha de montagem de camiões elétricos situa-se nas instalações da DAF Trucks em Eindhoven. A construção desta fábrica para camiões elétricos foi concluída em 18 meses. Os primeiros camiões DAF XD e XF Electric deverão sair da linha de montagem nesta primavera de 2023. A DAF espera que a produção suba para vários milhares de veículos por ano nos próximos anos, de acordo com a crescente procura por camiões totalmente elétricos.