A Valeo passou por uma transformação radical nos últimos 100 anos. Neste seu primeiro século de existência, Grupo Valeo, conseguiu antecipar as muitas mudanças no espaço de mobilidade, mudanças estas que estão a ocorrer a um ritmo nunca registado na longa história desta multinacional francesa.
A história deste gigante começou em 1923 em França, numa pequena oficina perto de Paris, onde foram fabricadas as primeiras pastilhas de travões. A empresa ampliou suas operações, expandindo-se por toda a França antes de se internacionalizar: primeiro na Europa, depois no Brasil e, por fim, em todo o mundo.
Hoje, as novas regulamentações dos automóveis; a eletrificação; as questões ambientais e de consumos; os novos sistemas de assistência à condução; a conectividade entre os automóveis e as múltiplas redes de assistência, bem como as novas necessidades de mobilidade dos condutores, constituem os atuais grandes desafios da Valeo em todo o mundo.
Tecnologia e investimento
Contudo, a Valeo soube adaptar-se à evolução da sociedade, acompanhou e auxiliou as marcas automóveis no desenvolvimento de novos equipamentos, sistemas de condução, peças e componentes de segurança, entre outros, tornando-se uma referência global enquanto fabricante de primeiro equipamento, bem como de componentes para o mercado de pós-venda e mobilidade, em todos dos países.
Segundo a marca, um em cada três automóveis novos a circular em todo o planeta, está equipado com o sistema de assistência à condução da Valeo, bem como sistemas para redução das emissões de CO2. São sistemas altamente tecnológicos, desenvolvidos ao longo de anos de investigação, investimento e parcerias com muitos fabricantes automóveis, bem como veículos pesados e motos, com igual presença no setor das máquinas de construção, agricultura e marinha.
A tecnologia e os produtos Valeo estão presentes em praticamente em todos os países, mas não apensas nos fabricantes automóveis. A marca também desenvolve e atua na área das infraestruturas rodoviárias; gestão de tráfego; segurança dos pedestres; iluminação pública inteligente; espaços de carregamento de veículos elétricos e sistemas de resfriamento das grandes unidades de data center.
Mobilidade
Neste ano em que comemora o seu primeiro centenário, a Valeo orgulha-se de ter contribuído para um mundo melhor, mais seguro em termos de condução e mais eficiente em termos de consumo energético.
Christophe Périllat, CEO da Valeo, a propósito da efeméride declarou que “estamos a celebrar um grande marco na nossa história. Cem anos de trabalho e compromisso, onde nos empenhamos para alcançar a excelência industrial ao serviço dos nossos clientes, dos fabricantes automóveis e do mercado de reposição, com base no conhecimento acumulado em 100 anos, para tornar a mobilidade das pessoas mais segura, com elevados padrões de qualidade”.
Presença global
Em 2022, a Valeo empregava quase 110 mil funcionários nos 29 países aonde está presente fisicamente. A faturação da empresa ultrapassou, no ano passado, os 20 mil milhões de euros, com um forte crescimento no seu canal de pós-venda, que registou uma subida de 9%, face ao ano de 2021.
Com base neste historial, força de trabalho e presença em diferentes mercados, a Valeo espera alcançar bons resultados neste ano de 2023, apesar da inflação e do contexto adverso em alguns países. A expectativa do Grupo é alcançar uma faturação global entre os 22 e os 23 mil milhões de euros, com um cash flow superior aos 320 milhões de euros.