A Volvo Buses irá encerrar a sua única fábrica de carroçarias para autocarros na Europa, atualmente localizada em Wroclaw (Polónia), já em 2024.
A Volvo Buses está a reduzir o seu modelo de negócios na Europa e aplicará a mesma estratégia em vários outros mercados. Isso significa que a Volvo Buses concentrará sua produção apenas em chassis e, juntamente com fabricantes de carroçarias externas, disponibilizará aos clientes europeus, uma gama completa autocarros urbanos e intermunicipais, bem como autocarros para o segmento premium.
Mercado deficitário
Consequentemente, a Volvo Buses decidiu encerrar sua fábrica em Wroclaw, Polónia, no decorrer do primeiro trimestre de 2024. A Volvo Buses também assinou uma carta de intenções referente à alienação de suas instalações à Vargas Holding. Uma provisão para esta reestruturação, afetará negativamente o lucro operacional relativo ao primeiro trimestre de 2023.
“Nosso negócio na Europa tem sido deficitário há anos. Com este novo modelo, que já aplicámos com sucesso em muitos mercados, iremos melhorar a rentabilidade e garantir a nossa competitividade a longo prazo”, declarou recentemente Anna Westerberg, a presidente da Volvo Buses. A decisão de encerrar a produção de autocarros completos, afetará cerca de 1600 colaboradores da Volvo Buses, podendo alguns ser integrados na Vargas Holding.