No evento de apresentação realizada na sede da ACRV, em Castanheira do Ribatejo, o responsável de vendas da marca DAF em Portugal, Nuno Mendes, revelou a nova gama de camiões denominada XD. Com base em três pilares fundamentais – segurança, eficiência e conforto – a DAF disponibiliza soluções avançadas para o setor de transporte rodoviário de mercadorias em geral.
A DAF dá prioridade à segurança dos condutores e a proteção das cargas transportadas. Na categoria de segurança passiva, um dos destaques da nova geração é o recuo de 40 centímetros da cabine, em caso de colisão frontal, o que contribui para a redução do impacto e aumenta a proteção dos ocupantes.
Além desta novidade, a visibilidade foi aprimorada com a introdução de um pára-brisas 33 centímetros maior, proporcionando uma visão ampla e clara da estrada. O sistema DAF Corner View elimina por completo os ângulos mortos, enquanto os espelhos digitais melhoram a visão indireta do exterior. A melhor visão direta, especialmente em áreas urbanas, é fundamental para garantir a segurança em manobras e situações de tráfego intenso.
No que diz respeito à segurança ativa, a DAF incorporou tecnologias avançadas nos seus camiões da gama XD. A assistência de travagem reduz o risco de colisões, enquanto o sistema de aviso de saída de faixa alerta o condutor caso o veículo se desvie da sua trajetória. As luzes de travagem de emergência proporcionam maior visibilidade aos veículos que seguem atrás, evitando colisões traseiras. Além disso, o City Turn Assistauxilia o condutor em manobras em áreas urbanas, onde a visibilidade pode ser limitada.
Reduzir custos e impactos ambientais
A nova gama XD da DAF foi projetada para ser altamente eficiente em termos de consumo de combustível e emissões de carbono. Os camiões XD são equipados com motores EAS (Efficient And Superb) de alta eficiência, que apresentam várias melhorias tecnológicas. Com um motor de 12 litros, novos injetores, bloco de cilindros aperfeiçoado e sistema de pós-tratamento de gases de escape, esses motores reduzem o consumo de combustível em até 10%, quando comparados com modelos anteriores.
Adicionalmente, a otimização da transmissão também contribui para a eficiência dos camiões XD. Os motores Paccar MX-11, disponíveis em diferentes potências, oferecem uma curva de binário de travagem plana exclusiva entre 1100 e 2100 rpm. Isso resulta em uma redução significativa no consumo de combustível, sobretudo durante as operações de distribuição.
Ambiente de trabalho confortável
A DAF leva muito a sério a questão do conforto para os motoristas que, como sabemos, passam longas horas de condução em estrada. A pensar nestas situações, a cabine dos camiões XD foi projetada levando em consideração o bem-estar do motorista. Com 15 centímetros adicionais de espaço atrás, a estrutura proporciona maior conforto e espaço de armazenamento para o condutor. Além disso, foram introduzidos um novo painel de instrumentos e um novo assento para o passageiro, elevando a experiência de condução a um nível superior. O interior da cabina, os bancos, as camas, o sistema de transmissão e a suspensão proporcionam um ótimo ambiente de conforto.
Por sua vez, António Luís, representante da empresa Transportes Florêncio & Silva, compartilhou sua experiência com a nova gama XD da DAF. Até o momento, a empresa adquiriu 120 veículos dessa linha, sendo que 80 deles já estão em circulação e 40 em fase de entrega. Este responsável ressaltou a economia de combustível proporcionada pelos camiões XD, destacando “uma redução de até cinco litros em comparação com a geração anterior”. Ele também enfatizou o conforto proporcionado pelos veículos e mencionou o investimento em furgões elétricos, para operações de menor porte.
Por fim, Jesus Gonzalez, responsável de engenharia e vendas da DAF, reforçou a importância dos veículos de distribuição na conceção da nova gama XD. Sublinhou a presença dos mesmos pilares fundamentais – segurança, eficiência e conforto – que foram implementados com sucesso na geração anterior. Segundo ele “o nosso objetivo é expandir as vendas nesse segmento e, ao seu tempo, alcançar o mesmo sucesso obtido com os demais modelos de camiões da marca DAF.