Revista Automotive
Quinta-feira, Outubro 23, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

18 de Julho, 2023
in Frotas
Suzuki Scross com natureza e capacidade frotista

Convidámos Fábio Alves, para realizar o assessment do novo Suzuki Scross. Fábio Alves é o fundador do CFOMP-Centro de Formação de Operadores de Máquinas Pesadas, e também responsável pela inspeção de máquinas, num dos três maiores fabricantes do mundo de equipamentos de construção. 

Enquanto formador do CFOMP, este profissional já teve ao seu cargo mais de 8.000 formandos ao longo de 12 anos de atividades, no âmbito de formação prática, qualificada e certificada em máquinas de obras. Para realizar as suas atividades de inspeção, Fábio Alves desloca-se a todos os recantos de Portugal, para garantir o cumprimento das melhores práticas na operação de máquinas e a segurança dos seus manobradores.

Neste assessment realizado a convite da Revista Automotive destacamos, em resumo, a sua experiência ao longo de sete dias ao volante do Suzuki SCross: 

“Nunca tinha conduzido um automóvel da marca Suzuki e indo diretamente ao assunto, fiquei muito bem impressionado com este SCross. Na maioria dos locais onde estão as máquinas que vou inspecionar ou dar formação, os carros não conseguem lá chegar. 

Chegar até às máquinas, é quase impossível com um carro sem características todo-o-terreno. Por outro lado, pelo facto de termos clientes e formações em todo o país, tenho de percorrer muitos quilómetros em autoestrada, e por isso um automóvel que seja só vocacionado para o todo-o-terreno, irá ter consumos elevados nesses percursos. O SCross é um compromisso equilibrado entre um carro estradista e um fora-de-estrada, com características híbridas, revelando o compromisso ambiental da marca.

Performance

Houve um dia em que conduzi das 7h30 da manhã até às 17h30 da tarde, tendo saído de Cascais e realizado inspeções em Leiria, Cantanhede, Braga e depois em Viana do Castelo. Depois, em Viana do Castelo realizei o curso prático de formação para manobradores de máquinas, com o nosso parceiro CMVOLT (na imagem). 

No âmbito das formações, também estamos a alargar a nossa presença geográfica. Assim, foi possível realizar com este Suzuki uma formação em Arraiolos, num campo agrícola. Foi interessante ver o comportamento do veículo num terreno mais “macio”, e sentir o seu desempenho dinâmico em um piso de pura terra.

Testei a tração do carro em areia e em terra batida, principalmente em terrenos bastante inclinados. A gestão automática da tração às 4 rodas mostrou-se sempre capaz de superar os obstáculos. Contudo, também experimentei a função do botão “lock” que “tranca” a tração às 4 rodas e dá-nos uma segurança adicional em zonas de pouca aderência. Também conduzi em empedrado e cascalho, onde o desempenho dinâmico do SCross mostrou-se bastante confortável, revelando que tem uma boa insonorização. 

Evoluções

O espaço interior é mais do que suficiente para um carro destas dimensões. Fiz uma utilização profissional e pessoal, porque a opinião e experiência da família também conta na hora de escolhermos o modelo de carro. Foi bom ter disfrutado de momentos familiares a bordo deste modelo da Suzuki, na companhia dos meus dois filhos (um de 9 anos e outra de 1 ano e 3 meses), e também da minha esposa (foto). Todos eles gostaram da experiência e do bom ambiente do SCross.

Claro que nenhuma avaliação de um carro será honesta, se não mostrarmos os pontos menos bons. Assim, entendo que um dos aspetos que poderá ser melhorado é a localização do cinto de segurança do passageiro central, nos bancos traseiros. Esse cinto é puxado de cima (quase do teto) e não tem uma regulação por altura. A posição do cinto acaba por incomodar o passageiro traseiro central, sobretudo numa viagem mais longa. 

Outro ponto a melhorar, será um arrumo que fica do lado esquerdo do volante. É uma abertura simples, mas que poderia ter um mecanismo de fecho. No meu caso, faço muitos trechos em autoestrada e fico com muitos recibos das portagens. Ao depositá-los nesse compartimento, e após muitas portagens pagas, estes recibos começam a transbordar. Com um simples fecho do arrumo, isto ficaria resolvido.

Funcionalidades

Por outro lado, quero ressaltar a boa posição do apoio de braços, e principalmente a praticidade do volante multifunções, onde os botões estão bem posicionados, evidenciando-se os botões que comandam as chamadas telefónicas. No âmbito da minha profissão, recebo muitas chamadas diariamente e, por este motivo, necessito conduzir uma viatura onde possa gerir essa comunicação, com total segurança e atenção às condições de trânsito. A segurança é o fator principal na minha profissão e este é dos pontos que mais apreciei neste Suzuki. 

Quanto ao motor, o SCross tem um arranque rápido e a resposta do acelerador é eficaz. Adorei a eficácia do cruise control adaptativo, um sistema de segurança e assistência à condução, que funcionou muito bem. Os consumos estiveram sempre dentro das minhas expectativas, mesmo em utilização em terrenos mistos e a estrutura do chassis é igualmente um dos pontos altos deste modelo.

Testei o Scross praticamente em todos os tipos de terreno (asfalto, cascalho, empedrado, areia, terra batida e terreno agrícola) e, em quase todo o tipo de climas, desde dias mais quentes e solarengos até chuvadas fortes; conduzi durante manhãs enevoadas; em tardes com grande luminosidade e até à noite escura, típica do céu do interior do país. Geograficamente, fiz trabalhos desde Viana do Castelo até Arraiolos, passando por muitas outras cidades, pelo litoral e centro de Portugal. 

Depois de tantos quilómetros, tipologias de pisos, mudanças do tempo e períodos do dia, faço uma avaliação muito positiva deste Suzuki SCross, um automóvel que se revelou ideal para as minhas funções, qualquer que seja o ambiente a utilizar. Apresenta um visual muito agradável, moderno, mas não banal. Dispõe de muita tecnologia e sistemas de assistência à condução, com bons equipamentos e com uma motorização muito eficiente. Tem vocações estradistas e de fora de estrada. O seu interior é bem construído, onde o conforto e a segurança são evidentes, quer em utilização puramente profissional ou familiar. Por tudo isto, apreciei o desempenho global do Suzuki Scross e agradeço à Revista Automotive esta memorável experiência de condução”, concluiu Fábio Alves.

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

DAF lança uma série completa de camiões vocacionais

Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Niterra com novas bobinas de ignição NGK

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

Salvador Caetano assume a Nissan em Portugal

Edição Mensal

Notícias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

15 horas ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

2 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

3 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

4 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

7 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal