Revista Automotive
Domingo, Fevereiro 1, 2026
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Nova geração Scania Super ainda mais eficiente

2 de Agosto, 2023
in Pesados e Máquinas
Nova geração Scania Super ainda mais eficiente

A geração Scania Super foi lançada em 2022, mas vem aí uma nova atualização e a Revista Automotive não quis perder a oportunidade de testar o novo camião da geração Scania Super.

Em contexto de autoestrada, desde a sede da Scania em Vialonga, conduzimos o novo modelo desta geração equipado com o motor 460cv e batizado com o nome de Pollux. Apesar de ter sido um breve contato, foi possível identificar e sentir as evoluções da nova geração em termos de motorização, chassis, componentes da cadeia cinemática e outras novidades em tecnologia e assistência à segurança. Mas vamos aos pormenores.

Esta nova geração de camiões chega com o intuito de ser ainda muito poupada nos consumos. Para que não fiquem dúvidas, em média, esta nova geração Super consome menos 8% face à geração anterior e, sublinhe-se, a qual já era considerada muito eficiente pelos seus consumos baixos. Como parar não é o lema da Scania, os engenheiros da marca “meteram mãos à obra” e assim conseguiram alcançar um novo feito: elevar a fasquia no que respeita ao consumo de combustível.

Gestão mais avançada do motor

Ainda este ano será lançada esta atualização voltada para o aperfeiçoamento do software e da caixa de velocidades que, visivelmente, não revela possuir nenhuma novidade em relação ao modelo anterior:  a cabine, os interiores e todas as estruturas do chassi são iguais, mas o melhor nem sempre é visível aos nossos olhos. Por isso, e desta vez, as modificações incidiram sobretudo na gestão do motor e na caixa de velocidades.

E, por falar em gestão do motor, esta é notória quando se conduz, em parte, devido ao novo programa desenvolvido cuja opção permite ao motorista configurar o programa ECO no painel de instrumentos, constituído por três níveis, sendo o nível 3 o que privilegiará a economia de combustível.

Em termos práticos é mais complexo ao motorista compreender certas dinâmicas do camião ou do próprio sistema durante a condução visto que, ao optarmos pela utilização do cruise control e uma velocidade média de 82 km/h, toda a gestão da caixa de velocidades será feita de forma automática pelo camião a partir destas indicações. Pode acontecer que o motorista tenha a expectativa de que o camião acelere numa subida, quando ele, na verdade, entra em modo neutro.

De forma inversa, poderá ser expetável que o camião entre em modo neutro, mas, neste caso, o sistema irá engatar a décima segunda mudança ou ainda esperar que ele engate a décima segunda mudança e, na verdade, entrar em overdrive. Ou seja, num primeiro contacto, estas evoluções irão exigir alguma adaptabilidade, mas não há como o negar, toda esta gestão melhora os consumos, assim como aproveita muito mais a inércia do camião em andamento.

Para a realização do nosso teste, a unidade estava equipada com um semirreboque tipo isotérmico, carregado com 40 toneladas. Desde logo é bem percetível a força desta unidade tratora da Scania Super, pois geriu muito bem o peso total do veículo nos diversos declives que percorremos em autoestrada. O mesmo se notou no tocante à gestão da distância do veículo à frente, deixando de existir uma diferença considerável no sistema, e que anteriormente era bem visível.

Existe, no entanto, um aspeto que pode ter duas perspetivas: como ponto negativo ou um senão e ponto positivo ou vantagem. O senão reside na eventualidade do motorista se encontrar numa estrada com muito trânsito, mas também poderá ser visto como uma grande vantagem se a estrada em questão tiver pouco trânsito.

Modo ECO

Passemos à explicação: o cruise control, ao ser colocado no modo ECO, efetuará uma gestão mais eficiente e, ao percorrermos uma subida, por exemplo, o sistema reduzirá a velocidade de 82 km/h para os 60 km/h com o objetivo de poupar o combustível. Claro que se a estrada apresentar muito tráfego poderá ser o tal senão, pois iremos encontrar um camião lento a subir, o que poderá baralhar a dinâmica de condução. Contudo, poderemos voltar a recuperar a velocidade e o tempo de condução, entre outros aspetos, assim que voltarmos a circular por estradas planas e/ou declives.

É, de fato, um camião para ser bem explorado pelo motorista e deixamos a nota de que, provavelmente, uma formação mais aprofundada tornará a condução mais eficiente, pois se gerir os antigos sistemas da geração Super não era simples, esta atualização exigirá muito mais atenção ao motorista relativamente aos consumos que, neste camião, já é possível baixá-los até aos 10% face à geração anterior. Au seja, a geração Super já tinha conseguido diminuir a poupança de combustível em 8%, com esta atualização ganhou mais de 2%.

A unidade ensaiada pela Automotive vinha equipada com o sistema CRB, sem retarder, diminuindo assim, 150 kg na unidade tratora. Para os transportadores que não façam percursos numa topografia muito acentuada, isto é, com grandes descidas, o CRB é mais do que suficiente para travar o camião, ajudando na capacidade de carga, pois tem disponíveis mais 150 kg.  Conta, ainda, com um excelente binário, atingindo apenas 790 rotações/minuto, numa décima segunda velocidade a 82 km/h (fator inquestionável de poupança de combustível, sublinhe-se).

A salientar: o som. Apesar de não ser um motor V8, este veículo apresenta um som de funcionamento muito idêntico, tornando esta geração de camiões Super a mais indicada para os amantes de camiões com um som mais altivo, pois o motor responde com um som característico à aceleração e à força quando necessária numa subida, por exemplo.

Consumo exemplar

Já em velocidade cruzeiro, o Super apresenta uma excelente insonorização, sendo assim considerado um camião silencioso. Desta forma, podemos dizer que consegue agradar a Gregos e Troianos, aos motoristas amantes do som (basta carregar um pouco mais no acelerador) e aos que preferem a tranquilidade na condução, sem deixar de manter todas as suas qualidades, quer a nível da insonorização, conforto a bordo (mesmo depois de longas horas ao volante), espaço e interação com os sistemas, todos muito intuitivos.

O nosso teste fixou um consumo de 25,6 litros/km, num percurso de curta duração. Podemos extrapolar que, num percurso de Lisboa-Madrid ou Madrid-Lisboa, este consumo deverá baixar consideravelmente. No entanto, não deixa de ser um bom indicador que promete tornar o Scania Super R 460 uma referência dentro dos camiões com motor a diesel, nas frotas nacionais e internacionais.

Recommended For You

Ultrapassar a intempérie

31 de Janeiro, 2026
Ultrapassar a intempérie

A Revista Automotive se solidariza com as pessoas e as empresas devastadas pelas intemperes tão intensas e gravosas que atingiram Portugal nos últimos dias, especialmente as de quinta-feira...

Read moreDetails

Conduzimos em operação real o DAF XD350 totalmente elétrico

30 de Janeiro, 2026
Conduzimos em operação real o DAF XD350 totalmente elétrico

A Revista Automotive esteve na Holanda para conduzir o novo camião 100% elétrico da DAF, em operações na empresa St vd Brink. Na foto acima, Geoffrey Hagen, motorista...

Read moreDetails

Broliveira e Thermo King melhoram logística da cadeia de frio

28 de Janeiro, 2026
Broliveira e Thermo King melhoram logística da cadeia de frio

A Thermo King, referência em soluções de controlo de temperatura para transportes e marca da Trane Technologies, celebra a sua longa parceria com a Broliveira, uma das maiores...

Read moreDetails

CaetanoBus entrega 20 autocarros elétricos e.CityGold

26 de Janeiro, 2026
CaetanoBus entrega 20 autocarros elétricos e.CityGold

A CaetanoBus e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), mantêm uma relação de longa data, com um histórico de fornecimento de várias centenas de autocarros. Esta...

Read moreDetails

Hendrickson aprimora suspensão com elastómero

23 de Janeiro, 2026
Hendrickson aprimora suspensão com elastómero

A Hendrickson aprimorou a suspensão em elastómero denominada Ultimaax, na versão de 26 toneladas. O seu design foi modificado para reduzir a complexidade para os fabricantes de camiões...

Read moreDetails

Mercedes-Benz Conecto será produzido pela Otokar

22 de Janeiro, 2026
Mercedes-Benz Conecto será produzido pela Otokar

A Otokar e a Daimler Buses assinaram um acordo de produção, onde o autocarro Mercedes-Benz Conecto será fabricado na fábrica da Otokar em Sakarya, Turquia, a partir de...

Read moreDetails

Tecnologias ambientais em destaque na IFAT Munique

22 de Janeiro, 2026
Tecnologias ambientais em destaque na IFAT Munique

O mundo das tecnologias ambientais, soluções para a água, reciclagem e circularidade, tem encontro marcado entre os dias 4 a 7 de maio em Munique, com a realização...

Read moreDetails

Kögel com várias mudanças de topo

21 de Janeiro, 2026
Kögel com várias mudanças de topo

Javier del Mazo era desde 2019 o diretor geral da Kögel para Portugal e Espanha, sendo que recentemente deixou a direção da empresa, para voltar ao seu antigo...

Read moreDetails

Komatsu – grandeza nos produtos, peças e serviços na Europa

29 de Janeiro, 2026
Komatsu – grandeza nos produtos, peças e serviços na Europa

Estivemos na sede da Komatsu na Europa, localizada em Vilvoorde (Bélgica), onde fomos recebidos por Naser Memic Rendon, Deputy General Manager Marketing & Communication na Komatsu Europe International...

Read moreDetails

Kobelco anuncia transição de liderança na Europa

15 de Janeiro, 2026
Takemichi Hirakawa Diretor-Geral e Diretor da Divisão de Escavadoras da Kobelco Construction Machinery Europe

A Kobelco Construction Machinery Europe BV (KCME) anuncia uma transição planeada na sua direção de topo. Após mais de uma década de liderança, Makoto Kato concluiu o seu...

Read moreDetails
Next Post
Salão Nacional de Transportes – visual dos expositores animou os visitantes

Salão Nacional de Transportes – visual dos expositores animou os visitantes

VW Amarok – aperfeiçoada em todos os níveis

VW Amarok – aperfeiçoada em todos os níveis

Nespresso – relógio feito com cápsulas de café

Nespresso – relógio feito com cápsulas de café

Edição Mensal

Notícias

Ultrapassar a intempérie

Ultrapassar a intempérie

1 dia ago
Liebherr pioneira nos motores de combustão a amoníaco

Liebherr pioneira nos motores de combustão a amoníaco

2 dias ago
Conduzimos em operação real o DAF XD350 totalmente elétrico

Conduzimos em operação real o DAF XD350 totalmente elétrico

2 dias ago
Grandland AWD – um elétrico com (a)tração integral

Grandland AWD – um elétrico com (a)tração integral

3 dias ago
Furgões franceses sob pressão em 2026

Furgões franceses sob pressão em 2026

3 dias ago
Mitsubishi Eclipse Cross – elétrico com olhar nas frotas

Mitsubishi Eclipse Cross – elétrico com olhar nas frotas

4 dias ago
Novo C5 Aircross – renovado e mais equilibrado

Novo C5 Aircross – renovado e mais equilibrado

4 dias ago
Broliveira e Thermo King melhoram logística da cadeia de frio

Broliveira e Thermo King melhoram logística da cadeia de frio

5 dias ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal