A Yokohama anunciou que implementará uma nova marca patenteada e denominada «E+», a ser utilizada nos seus pneus para automóveis de passageiros, camiões e autocarros elétricos, em resposta à crescente procura por pneus mais adequados a esta tipologia de veículos, incluindo os híbridos, plug-in e elétricos de célula de combustível (FCEV).
O primeiro pneu da Yokohama a receber a marca «E+» será o novo ADVAN Sport EV V108, um pneu de ultra alto rendimento para veículos elétricos que a empresa projeta lançar na Europa, bem como em outros mercados, já partir do próximo outono.
Segundo a marca, os pneus “montados” em veículos elétricos devem satisfazer algumas das características especiais desses modelos. Por exemplo, devem ter maior capacidade para suportar as cargas mais elevadas associadas às baterias elétricas pesadas, bem como o arranque com elevado binário, típica do motor elétrico e, ainda, serem silenciosos em sintonia com o baixo ruído dos veículos elétricos.
A Yokohama já está a fornecer os seus pneus como equipamento de origem (OE) para uma série de veículos elétricos, incluindo modelos premium, como o BMW iX3, o Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ e o Lexus RZ, crossovers SUV da Toyota Motor (o bZ4X) e da Subaru (o SOLTERRA), para além de miniveículos como o Nissan Sakura e o eK X EV da Mitsubishi Motors.
Também em termos pneus para o mercado de reposição para veículos elétricos, a marca está a dinamizar a sua presença. Assim, estes pneus passam a ostentar a marca «E+» na parede lateral dos pneus Yokohama, sinalizando que estes pneus incorporam as tecnologias necessárias para serem instalados em veículos elétricos.