A Revista Automotive esteve presente na SteinExpo 2023, o maior evento europeu de demonstração de máquinas de construção civil e de pedreiras. Durante 4 dias, a enorme pedreira da MHI na localidade alemã de Nieder-Ofleiden (Alemanha), transformou-se para acolher mais de 300 expositores. Além da zona de exposição, o ponto alto do evento são as mais de 30 máquinas das mais variadas marcas (e para as mais distintas operações), que estiveram constantemente em demonstração.
Nesta 11º edição da SteinExpo, contabilizaram-se 61.700 visitantes, que puderam ver em primeira mão e em movimento, as muitas novidades apresentadas pelas marcas. A dimensão da SteinExpo impressiona, bem como a organização e logística de todo o evento.
Vários são os aspetos positivos desta iniciativa, mas registámos duas medidas que consideramos extremamente louváveis: primeiro, todos os visitantes tiveram de usar capacete para adentrar ao recinto, equipamento foi fornecido pela organização. Segundo, não visualizámos consumo de álcool no recinto, quer fosse nos stands dos expositores, quer nas zonas de restauração. Na SteinExpo, notámos que a segurança e a responsabilidade social são levadas muito a sério.
Máquinas autónomas
Tivemos ainda a oportunidade de assistir a muitas novidades, pelo que registamos aqui um resumo das mais interessantes. A começar, destaque para o dumper BELL B30E, que operou todos os dias de forma totalmente autónoma. Poderá visualizar o vídeo que publicámos deste modelo, no Canal Automotive no Youtube.
Trata-se de um protótipo realizado em conjunto com a Xtonomy, mas que pretendeu demonstrar as capacidades da condução autónoma, enquanto inaugura uma tecnologia não invasiva. Esta tecnologia permite que após uma utilização em modo 100% autónomo, o dumper possa voltar a ser operado da forma tradicional, ou seja, através da condução de um motorista.
Destaque também para as novidades nos pneus, com a marca BKT (distribuída em exclusivo na península ibérica pela S. José Pneus), a lançar novas referências da reconhecida gama Earthmax SR51, direcionada para pás carregadoras de rodas.
Outras novidades
No âmbito dos semirreboques, a Fliegl marcou presença com o seu basculante para camiões rígidos, que operam em ambiente de obra. Trata-se de um basculante mais reforçado, com isolamento térmico, direcionado para transportar asfalto quente.
A Hitachi demonstrou uma versão atualizada da escavadora de rastos ZX350LC, enquanto a Michelin utilizou uma mini pá carregadora 236D da Caterpillar, para apresentar a sua solução X Tweel. A Michelin X Tweel é uma unidade completa composta por jante + pneu radial sem ar: pode, em determinadas aplicações, substituir o conjunto de jante e pneu convencional.
No âmbito da eletrificação, a marca JCB demonstrou a sua miniescavadora de rastos 100% elétrica, com implemento de martelo pneumático. Na continuidade da sua gama já bastante eletrificada, a Volvo apresentou o seu dumper HX04 movido a hidrogénio. Mesmo sendo um protótipo, esteve em operação os 4 dias do salão, demonstrando grande eficácia nas operações realizada.
Já a Caterpillar apresentou na SteinExpo um contingente alargado de máquinas, com especial enfoque nas escavadoras de rastos CAT 374, de 74 toneladas, e na pá carregadora de rodas CAT 988 GC. A marca aproveitou a zona de demonstração do salão para realizar várias formações com jovens, disponibilizando assim uma melhor formação profissional aos interessados em ingressar na profissão de manobradores de máquinas.
Nos camiões, destaque para a Scania com a sua gama XT, específica para trabalhar em ambiente de estaleiro e em estrada, principalmente com o seu modelo G540 rígido com basculante. A Yokohama, por sua vez, expos uma grande diversidade de pneus para máquinas de construção, trazendo novas medidas na sua gama de pneus RL52, específica para pás carregadoras de rodas.