Testámos o Mercedes-Benz 100% elétrico, o EQA 250+, e ficámos surpreendidos por ser tão espaçoso no seu interior. Exteriormente o EQA parece ser um carro compacto, à semelhança do MB GLA, mas assim que entrámos notámos logo as diferenças. Este EQA consegue uma otimização muito bem apurada do espaço, inclusive para os ocupantes traseiros. E mesmo sendo 100% elétrico, as baterias não diminuem o espaço da bagageira, que tem mais volumetria do que outros modelos elétricos do segmento.
Tendo o sido lançado em 2021, o EQA recebe agora a nomenclatura 250+, que indica a sua maior autonomia. Está assim nos 528 km (ciclo WLTP). No teste que realizámos a autonomia esteve próxima desses valores, sendo apenas “comprometida” por uma condução mais vivaz que não resistimos de realizar.
Muitos atributos
É facto que este EQA não tem um caráter desportivo – estando mais direcionado para o conforto. Mas também é facto que tem um modo “sport” que faz todas as vontades de quem gosta de uma condução mais dinâmica, aproveitando-se de ter um binário totalmente disponível.
Quanto ao exterior, este EQA apresenta uma estética que não destoa das linhas da Mercedes-Benz, sendo por isso uma evolução natural de quem já está na marca, efetuar uma transição para a mobilidade elétrica. A panóplia de sistemas de assistência à condução (muitos deles bastante interventivos!), demonstra a preocupação da marca em ser coerente com o seu cariz tecnológico e o seu compromisso com a segurança.
O EQA 250+ é assim um carro que tem todos os atributos para crescer ainda mais no mundo das frotas, onde vemos um futuro promissor para este modelo, já que representa a entrada de gama nos 100% elétricos da Mercedes-Benz.
Ficha Técnica
Mercedes-Benz EQA 250+
Motor Elétrico, síncrono de ímanes permanente
Potência 140 kW/190 CV
Binário 385 Nm
Bateria Iões de lítio, 70.5 kWh úteis
Autonomia 528 km (WLTP)
Transmissão Tração dianteira, caixa automática de 1 vel.
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,6 s
Consumo médio WLTP 15.6 kWh/100 km
Emissões CO2 WLTP 0 g/km
Carregamento 7h35m de 0-100% a 11 kW (AC); 32m de 10-80% a 100 kW (DC)
Dimensões (C/L/A) 4463/1834/1608 mm
Distância entre eixos 2729 mm
Peso 2045 kg
Bagageira 340-1320 litros
Pneus 215/60 R18
Preço base 60.750€ (ensaiado: 69.350€)