Revista Automotive
Quarta-feira, Outubro 22, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

BMW – centro de formação é a alavanca para consolidar a marca

17 de Janeiro, 2024
in Frotas, Pós-Venda
BMW – centro de formação é a alavanca para consolidar a marca

Vasco Ramires (foto), Qualification & Retail HR da BMW, abriu-nos a porta do Centro de Formação da BMW, localizado em Oeiras, e revelou-nos o motivo do sucesso da marca: tudo se resume às pessoas e à humanização dos serviços e dos funcionários.

Na BMW, nada é deixado ao acaso, tal como nos revelou. “A nossa formação está dividida em venda, pós-venda, técnica e comportamental porque todos os níveis e departamentos possuem a sua relevância para o sucesso da nossa marca. Estamos, inclusive, neste momento, a realizar uma TMD (training man days), ou seja, dias de formação. Entre o face to face – ao longo de 10 dias numa função não técnica e 16 dias de formação técnica -, as aulas virtuais e os webinnar’s, a BMW leva a cabo cerca de 6 mil TMD’s por ano, dirigidos à nossa rede de concessionários. E o motivo é bastante óbvio, chama-se eletrificação.

Eletrificação

Se um motor de combustão interna tem mais de 100 anos e já o conhecemos bastante bem, a eletrificação, por sua vez, está a chegar e não temos técnicos suficientes que a dominem na sua complexidade. Neste aspeto, a formação tornou-se o nosso foco, também. Atualmente, qualquer colaborador que entre num concessionário BMW, tem de fazer uma certificação inicial (num prazo máximo de 2 anos).

Após a formação base, existem ainda as certificações de alta tensão com vários níveis. Há 3 anos que a ministramos de forma constante. Aliás, na nossa rede de concessionários temos, pelo menos, 2 técnicos certificados de alta tensão por cada ponto de assistência de rede e já iniciamos a certificação de alta tensão plus.

E para que não subsistam dúvidas sobre o que é uma e outra, diferencio ambas. Na certificação de alta tensão, o colaborador fica habilitado a trabalhar num veículo 100% elétrico ou um PHV, só que enfrentando alguns limites. Por exemplo, se o veículo, no seu SIDE, não especificar qualquer tipo de informação, isto exigirá a presença de uma pessoa do departamento técnico para que o veículo seja colocado em segurança porque, na verdade, estamos muito focados na segurança das pessoas.

Os técnicos de alta tensão podem intervir no veículo e colocá-lo em segurança desde que o veículo dê a indicação de que, efetivamente, está em segurança após os procedimentos. Caso contrário, mais uma vez, teremos de recorrer a um técnico da BMW Portugal.

Certificação

Felizmente, já possuímos certificados 16 técnicos em alta voltagem plus. Certificação também obrigatória para consultores de vendas ou serviços. Porém, de ressalvar, que é essencial não só dominar a tecnologias, como também dominar as técnicas de atendimento ao cliente, formas de estar e comportamentos. Por este motivo, temos vindo a promover a proximidade humana e, a prova disso é que 20% da nossa oferta formativa traduz-se em área comportamental. Este é um item que nos permite aproximar dos clientes e dos colaboradores.

Queremos trazer as pessoas até nós, clientes e colaboradores, e no que concerne aos profissionais mais antigos na marca, um responsável de pós-venda, por exemplo, que já colecione 30 anos de carreira dentro da BMW, gostamos de lhe reforçar os valores da marca, trazendo-o até nós e promovendo as respetivas relações e interação pessoal. Sobretudo, depois da pandemia, ficou bastante claro que as pessoas importam.

Humanização

Dispomos de salas próprias para formação e duas oficinas, onde decorre, neste momento, a formação do modelo Série 5 para técnicos. Para além da teoria, procuramos dar-lhes a experiência de conduzir o veículo como estratégia de lhes aguçarmos os sentidos. Por esta mesma razão, também os cursos comportamentais precisam ser presenciais, ter o formador presente, provocando emoções e reações às quais também temos de reagir. Isto é muito diferente do que estar atrás de um ecrã.  

Aqui, na BMW, queremos uma experiência integrada e, neste aspeto, até criamos uma palavra nova que o resume: ‘Figital’ porque, na verdade, não queremos perder a parte humana e sensorial, sabendo sempre, claro está, que a parte digital ajuda-nos a ser mais eficazes, apenas é necessário um balanço para não cairmos na desumanização.

Diferenciamo-nos, assim, como marca, pela filosofia com que nos posicionamos face aos desafios, ao cliente e ao planeta. Preocupamo-nos com a sustentabilidade e olhamos para o planeta como um ser vivo. Neste campo, temos feito progressos enormes, desde a construção das fábricas, à forma como são energeticamente abastecidas (energia renováveis), até aos motores elétricos, construídos sem recurso a materiais raros como é o caso dos magnetos.

Portanto, focamo-nos na humanização da marca e na relação com o cliente que não queremos perder, sendo que procuramos que a nossa capacidade técnica dê uma resposta imediata a qualquer cliente. A forma como atendemos é atenta e cuidadosa e não é por acaso que promovemos cursos de gestão de reclamações, por exemplo.

Em 2024, iremos realizar obras de melhoria no centro de formação com o objetivo de atualizar a imagem da marca e como proposta, ainda, de demonstrar a importância dessa mensagem. Iremos manter, com toda a certeza, a oferta formativa e reforçar a parte de certificação em eletrificação, a nossa forte aposta para que todos os colaboradores da rede estejam preparados para os veículos elétricos”, enfatizou, com otimismo, Vasco Ramires.

Recommended For You

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 de Outubro, 2025
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Segundo a Valeo, a tecnologia de transmissão de Dupla Em­braiagem Húmida (DWC), melhora o desempenho automóvel sem sacrificar o conforto e ainda permite uma condução mais suave e...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

6 de Outubro, 2025
Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

Agendado para os dias 9, 10 e 11 de junho de 2026, o salão The Tire Cologne (TTC) já está em andamento e deu a conhecer o seu...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails
Next Post
Kobelco inicia construção de nova sede na Europa

Kobelco inicia construção de nova sede na Europa

Rede Motrio – 25 anos no setor de manutenção e transformação oficinal

Rede Motrio – 25 anos no setor de manutenção e transformação oficinal

NASACAR destacou a abrangência nos veículos pesados

NASACAR destacou a abrangência nos veículos pesados

Edição Mensal

Notícias

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

20 horas ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

2 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

5 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

6 dias ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

7 dias ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 semana ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

2 semanas ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal