A Motrio é uma marca e rede oficinal do grupo Renault que existe desde 1998 e, nos últimos anos, ganhou uma nova dimensão visto que o Grupo onde está inserida tem vindo a transformar este conceito oficinal numa marca de serviços de pós-venda multimarcas, ainda mais acessível a todos os clientes.
Há 25 anos, a Motrio nascia como unidade de negócio dentro da área de pós-venda da Renault a nível mundial, exclusivamente dedicada a manutenção e reparação automóvel multimarcas. Atualmente, conta com uma equipa dedicada, formada por 25 pessoas de 8 nacionalidades diferentes e baseadas em 4 países, orientadas para dinamizar a marca e o negócio em diversos mercados, proporcionando uma cobertura de até 70% do parque circulante automóvel.
Ricardo Linhares, after-sales & quality director da Renault Group Portugal e responsável pela rede Motrio no nosso país (foto), foi um dos oradores da Conferência Automotive 2023, evento onde deu a conhecer a rede e as suas atividades no nosso país. Agora, nesta entrevista à Automotive, Ricardo Linhares apresenta em mais detalhe a evolução da rede Motrio, os desafios e as novidades para o próximo ano.
“Distribuímos as nossas peças em 128 países. Em 24 países, estamos presentes com oficinas da rede Motrio, num total de cerca de 2500 oficinas. Atualmente, o nosso objetivo é expandir e dar uma nova dinâmica à Motrio, para que ela possa crescer pela força e historial de uma marca oficinal multimarcas. Temos naturalmente o Grupo Renault a apoiar-nos nesta caminhada, embora hoje a Motrio tenha capacidade técnica e estrutural para continuar a crescer de forma própria. Em Portugal dispomos de 50 oficinas com uma boa cobertura nacional, empregando cerca de 270 profissionais formados e orientados para um serviço de qualidade.
Experiência ao cliente
A marca Motrio assenta a sua gestão em três grandes pilares: a nossa rede, o nosso modelo de distribuição de peças e as soluções que queremos disponibilizar aos nossos clientes e aos nossos parceiros. Nossa ambição é proporcionar uma melhor experiência oficinal ao nosso cliente multimarca.
Temos uma gama completa de peças para o mercado de pós-venda, onde dispomos de uma ampla cobertura para todas as marcas automóveis. Depois da fase da implementação do conceito e de uma boa rede nacional, o nosso objetivo agora é proporcionar uma manutenção multimarca mais acessível, executando-a num binómio de qualidade e preço competitivo. Investimento na qualidade dos nossos serviços e dos nossos profissionais, mas sem sacrificar o preço. Ao longo de 25 anos, desenvolvemos parcerias internacionais com marcas de referência mundial em termos de peças, e que atualmente estão a desenvolver os produtos que comercializamos sob a marca Motrio.
O nossos de fornecedores são escolhidos primordialmente pela qualidade. Por exemplo, os nossos pneus Motrio são fabricados pela Goodyear, os lubrificantes Motrio são fabricados pela Castrol, entre muitos outros exemplos, onde é notório o nosso investimento em qualidade e na relação com marcas de reputação mundial, que nos disponibilizam produtos premium, dos pneus aos lubrificantes.
Novas referências
Brevemente, iremos dispor de cerca de 33 mil referências de produtos disponíveis nosso portfólio, no horizonte temporal de 2024/2025, o que nos permitirá ampliar a nossa cobertura para cerca de 80% do parque circulante multimarca. Gosto de reforçar a noção de multimarca, para que se perceba que apesar da ligação que temos com a Renault, a nossa abrangência é mesmo “generalizada” e transversal a todas as marcas.
Todos os dias aumentamos o portfólio de produtos para termos uma cobertura atual, aliás é a forma de nos tornamos robustos e tornarmos os nossos parceiros rentáveis, pois quanto mais abrangente formos, mais potencial de negócio possibilitamos às oficinas aderentes à rede Motrio.
Os pneus são uma das gamas de produtos muito importantes, que tem sido um sucesso e iremos continuar a crescer, sob a gama Fairway. Trabalhamos com ligeiros e comerciais ligeiros nas gamas de pneus de verão e pneus de inverno, sendo que dispomos de 24 medidas de pneus de verão. Além da proveniência dos nossos pneus ser do fabricante Goodyear, os testes realizados pela entidade TUV à nossa gama, comprovaram a qualidade dos nossos pneus e os bons resultados alcançados agora falam por si.
Os principais serviços desenvolvidos dentro de uma oficina Motrio baseiam-se na manutenção rápida. No entanto, estamos a expandir a nossa intervenção para uma mecânica mais aprofundada, com uma nova gama de produtos que brevemente iremos implementar na nossa rede.
Acompanhamento
A Motrio também tem em Portugal uma equipa dedicada, que trabalha em estreita colaboração com diversos concessionários Renault no nosso país que, por sua vez, estão em contacto com as oficinas Motrio no terreno. Para aderir à rede Motrio, mantemos determinados critérios e exigências, para que, no final das contas, possamos disponibilizar aos clientes uma boa manutenção da sua viatura, uma boa experiência oficinal, com produtos de qualidade, preços ajustados e, principalmente, rentabilidade sustentável à oficina Motrio. O sucesso do nosso conceito só fará sentido se os nossos parceiros de negócio forem igualmente rentáveis.
As oficinas Motrio reportam diretamente à nossa equipa, sendo que os concessionários gerem os fluxos de peças, faturação, entre outros aspetos. Mas toda a operação é gerida por uma equipa dedicada e orientada pela nossa área de pós-venda.
Uma novidade importante é que estamos a lançar o novo website Motrio, onde entre outras funcionalidades, irá permitir o cliente efetuar um pedido de marcação através desta plataforma digital. Além disso, teremos a possibilidade de realizar a orçamentação da intervenção oficinal via online.
Comunicação mais eficaz
Em 2024 iremos também lançar um DMS (Document Management System) para as oficinas da rede Motrio, já com funcionalidades de gestão de clientes (CRM) e de comunicação, ligadas ao nosso website. O suporte técnico já acontece normalmente. Contudo, iremos dinamizar a formação para as oficinas Motrio, quer seja do ponto de vista da gestão oficinal, quer de gestão financeira, algo fundamental para os nossos parceiros.
Também iremos realizar um forte investimento na comunicação, gerida centralmente, mas também com uma componente local. Queremos que as oficinas comuniquem mais e melhor, dentro das suas especificidades e realidades locais. Sabemos, por experiência do Grupo, que se as oficinas comunicarem de forma eficiente e em canais adequados, vão aumentar a visibilidade dos seus negócios. Por isso, iremos desenvolver uma comunicação mais forte e transversal no próximo ano.
Em 2024 queremos crescer 25% no número de oficinas da rede Motrio, em Portugal. Estamos muito bem implementados na região norte e queremos replicar essa nossa força oficinal nas regiões centro e sul do nosso país. Vamos dinamizar a imagem da Motrio, quer nos nossos produtos, quer nas oficinas, no fardamento das equipas e no suporte à rede. A forma como as oficinas vêm a Motrio tem evoluído positivamente e, com base em estudos realizados, identificámos que a nossa notoriedade está a aumentar. Significa dizer que estamos no caminho certo.
Presença forte
No domínio do contato com outros setores de atividade, também estivemos presentes em eventos importantes do setor de pós-venda em Portugal, como foi o caso da Conferência da Revista Automotive, do salão Expo Mecânica do Porto, entre outros eventos de grande dimensão nacional. O contacto com o público é essencial para o nosso negócio, pois somos uma marca voltada para o cliente final.
Por fim, posso revelar que estamos a ampliar a nossa gama de produtos sob a marca Motrio com a introdução de transmissões, e outros componentes de mecânica diferenciada, tais como barra de direção, alternador, entre outros, que são cada vez mais solicitados na manutenção intermédia de viaturas com mais anos de utilização. Em termos de baterias, por exemplo, já dispomos de 37 referência, 19 das quais para viaturas asiáticas, o que bem demonstra a constante atualização do nosso portfólio de peças e de referências das nossas famílias de produto”, ressaltou Ricardo Linhares.