A Hitachi Construction Machinery Europe (HCME)acredita que a maquinaria de construção elétrica desempenha um papel importante na proteção do nosso ambiente e na redução das emissões de gases de efeito estufa. Recentemente lançaram duas escavadoras alimentadas por bateria, sem emissões, e estão focados em fornecer mais escavadoras elétricas aos clientes num futuro próximo. Estas serão ativos essenciais para empreiteiros que participam em concursos que exigem maquinaria de baixa ou zero emissões.
Com vantagens adicionais, como custos operacionais reduzidos, baixo ruído e tempo de inatividade mínimo, segundo a HCME não é apenas o enfoque ambiental que torna as escavadoras com combustíveis alternativos uma opção atrativa para os proprietários de empresas.
O grande desafio na maquinaria elétrica
No entanto, é importante lembrar que os locais de construção são ambientes muito diferentes das propriedades domésticas. Ao contrário dos carros elétricos, as escavadoras (ou outras máquinas) não podem simplesmente recarregar no ponto de carregamento elétrico mais próximo – elas trabalham em locais onde frequentemente não há infraestrutura, e as fontes de energia são extremamente limitadas.
Isso significa que ainda haverá uma procura por motores de combustão a curto prazo, e a pesquisa em outras fontes de energia, como o hidrogénio, é também importante para futuros desenvolvimentos. A legislação e o financiamento público são certamente necessários para apoiar totalmente esta visão de um futuro limpo e enfrentar eficazmente este desafio significativo enfrentado pela indústria da construção.