A DAF tem bons motivos para encarar com otimismo ao ano de 2024. Depois do lançamento da nova gama de camiões XD, e da respetiva conquista do Prémio Camião do Ano em Portugal, a marca prepara várias ações com os seus concessionários e clientes, com o objetivo de partilhar as novidades para este ano.
A nova geração DAF XD, que partilha o ADN das séries DAF XF, XG e XG⁺, veio introduzir um novo padrão no segmento da distribuição e construção em termos de segurança, eficiência e conforto do condutor. Como resultado, o Prémio Camião do Ano 2024 em Portugal, atribuído pela Revista Automotive, vem comprovar a qualidade e evolução deste modelo.
Javier Sanchez, Managing Director da DAF Ibérica, recebeu a Revista Automotive em Madrid (Espanha), para uma entrevista onde destacou os bons resultados da marca em 2023, abordou os desafios do mercado e o desempenho da DAF em Portugal e as novidades prevista para 2024.
“As vendas de camiões novos em Portugal cresceram acima dos 46% no ano passado, o que é um resultado bastante expressivo. Por sua vez, a DAF cresceu 54%, com um desempenho acima do mercado o que proporcionou um crescimento na nossa quota, sendo que o mercado português atualmente é dominado pelas frotas. No primeiro quadrimestre do ano passado, verificou-se um aumento generalizados dos camiões motivado pela falta de unidades novas à venda; posteriormente houve uma normalização nas entregas a meio do ano e, no último quadrimestre, registou-se um abrandamento das vendas de camiões novos.
A DAF foi a única marca que no espaço de 2 anos renovou toda a sua gama de camiões, implementando novos conceitos de cabine, sistemas de assistência à condução, segurança e conforto para o motorista e, sobretudo, melhorias significativas em termos de consumos e emissões dos nossos modelos XF, XG e XG⁺, e também, da nova série XD, lançado em novembro do ano passado que é uma realidade para os clientes do setor da distribuição e da construção.
Investir na qualidade
Temos orgulho em poder afirmar que temos uma gama de camiões totalmente renovada, como novos modelos em todos os segmentos e com um leque de veículos transformados como nunca houve na história da DAF. As novas cadeias cinemáticas, os novos desenhos das nossas cabinas, o ambiente a bordo e a qualidade geral de todos os materiais utilizados na conceção dos nossos camiões são hoje amplamente reconhecidos pelas grandes frotas, pelos transportadores e, sobretudo, pelos motoristas em geral.
Quando anos atrás anunciámos que a nova geração de motores DAF poderiam reduzir os consumos em até 10% fomos algo conservadores pois, ao fim de muitos quilómetros de utilização, a nossa nova série de camiões está a registar poupanças muito superiores, em diversos mercados e tipologias de utilização. Com esta renovação e evolução, os camiões DAF são considerados produtos premium, e ser um produto premium tem de ser eficiente em consumos, segurança, qualidade, e bem-estar dos motoristas. Não basta rotular um produto de premium, temos de comprovar que de facto os nossos camiões estão um nível acima em diversos parâmetros. E foi isto que a DAF fez, ao longo dos últimos 3 anos.
Para alcançarmos um bom posicionamento no mercado e um crescimento de vendas dos nossos camiões, temos de dispor de uma equipa de profissionais no terreno, que estejam à altura das nossas ambições. Em Portugal, para além do bom trabalho realizado pelos nossos concessionários DAF (ACRV e GSVI) e dos respetivos reparadores autorizados, dispomos de uma equipa multifuncional e experiente, nas pessoas de Nuno Mendes (Vendas) , Juno Cesário (Peças) e Pedro Inácio (Serviço), que dão todo o apoio aos nossos parceiros e clientes DAF em Portugal.
Financiamento e garantia
O mercado de Portugal tem características próprias e uma dinâmica de funcionamento, com uma realidade diferente de outros países. Por isso, a DAF conta serviços ajustados a cada tipo de negócio, sobretudo no que toca ao financiamento e contrato de manutenção. Hoje, mais de 60% dos camiões novos comercializados pela DAF e pela nossa rede ibérica, estão cobertos por um contrato de manutenção da nossa marca.
A solução de mobilidade DAF é cada vez mais completa. Entendemos que o cliente de pequena ou média dimensão, bem como uma frota de grandes dimensões, deve ocupar-se das suas atividades diárias de transportar a carga do ponto A ao ponto B. Nós, enquanto marca providenciámos as ferramentas e soluções de mobilidade que contribuam para o sucesso e a rentabilidade dos nossos clientes.
Serviços de pós-venda
Produzimos e comercializamos camiões premium, dispomos de uma rede autorizada com grande cobertura geográfica, dispomos de soluções de financiamento e contratos de manutenção adequados a cada tipo de cliente e negócio. Aqui entra o serviço de pós-venda, de assistência e de peças de reposição, bem como o DAF Connect, que proporciona uma verdadeira conectividade inteligente entre a marca, o camião, o motorista e o cliente.
No caso dos serviços de pós-venda, e para além das peças originais DAF, também dispomos de um conceito único de peças conhecido por TRP (em 2024, completará 30 anos) , com peças adequadas a qualquer camião, independentemente da marca, do tipo ou da idade, bem como para os semirreboques, com uma vasta gama com mais de 80 mil peças, que cumprem os mais elevados padrões de qualidade. E mesmo competindo com todas as outras marcas, o programa TRP tem vindo a crescer de forma expressiva e robusta todos os anos. Além disso, para clientes com mais de 50 camiões, podemos personalizar a oferta através do exclusivo programa de peças de reposição PPFS.
2024 – Continuar a crescer e entrar na construção
Estamos a começar o ano, mas pelos indicadores que dispomos, podemos vislumbrar que o mercado de camiões novos em Portugal será promissor em 2024, mantendo a tendência de renovação de frotas. Acreditamos que o primeiro semestre será muito ativo, com bons volumes de vendas em geral. Posso adiantar que este ano, os nossos modelos XF e XD passam a contar com camiões também com motorizações 100% elétricas.
A DAF produz camiões ajustados aos seus clientes e, apesar desta característica, o nosso prazo de entrega é atualmente um dos melhores do mercado. Por isso, os nossos clientes sabem exatamente quando deverão receber os seus camiões, salvo claro os imprevistos. Creio que 2024 será um ano mais tranquilo em termos de entrega e, com a confiança dos nossos clientes, continuaremos a crescer.
Com a nova série XD, vamos entrar com mais força no setor da construção, através do modelo XDc, um camião transformado para qualquer tipo de terreno ou aplicação. Queremos crescer nos camiões rígidos e na construção, e a séria XD, premiada em Portugal com o título de Camião do Ano de 2024, será em breve uma referência em termos de camiões rígidos ou de construção”, finalizou Javier Sanchez.