Empresa do Grupo Astara, a Univex tem uma longa tradição na comercialização de viaturas novas em Portugal. Nasce nos anos 60, fruto da iniciativa de um grupo de empresários com larga experiência no setor automóvel, inicialmente a comercializar as marcas Fiat, Styer e Fuso, e a realizar a reparação de camiões.
Consta que a origem do nome UNIVEX resulta da abreviatura do slogan “Unidos Venceremos!”. Com o passar dos anos, chegou a ser considerada uma das maiores empresas no seu ramo a nível nacional e, na década de 80, passa a representar a Mitsubishi Auto como sua distribuidora oficial para Portugal. Em 2015, entra no universo das empresas do Grupo Astara.
Hoje, a Univex comercializa e presta assistência oficial as marcas Mitsubish, Kia, Suzuki, Aiways, Maxus, Piaggio Comercial, Fuso e Isuzu. Segundo Pedro Lourenço, diretor geral da empresa “alcançámos um bom resultado em 2023, em linha com o crescimento das principais marcas que comercializámos, com forte contributo da marca KIA, visto que dispõe de uma gama alargada e diversificada. Contamos com uma equipa experiente com mais de 70 profissionais nas diversas áreas do nosso negócio, que dão suporte às unidades de Lisboa (sede do Grupo Astara) e Cascais.
Crescer nas frotas
Há bem pouco tempo, a tipologia dos nossos clientes de veículos novos era maioritariamente formada por particulares. Atualmente, com a transformação do mercado de trabalho e as dificuldades de acesso ao crédito para o cliente particular, as empresas com frotas passaram a ter um maior protagonismo no nosso volume de vendas, como de resto acontece no mercado automóvel onde as frotas representam mais de 70% das vendas de veículos novos em Portugal.
Por isso, temos vindo a registar cada vez mais vendas às frotas do que para o cliente particular. Muito contribuiu para esta transformação uma maior aceitação, por parte das frotas, dos modelos de algumas das marcas que comercializamos como são exemplos a KIA com a sua garantia alargada de assistência; a Suzuki e também a Maxus, que tem vindo a registar um excelente desempenho nas vendas dos seus furgões elétricos, junto às empresas de distribuição urbana.
Para 2024 os desafios que se apresentam são muitos. A começar pelo natural (e legítimo) aumento dos nossos objetivos de vendas, principalmente das marcas Kia e Mitsubishi que tem margem para crescer nas empresas e frotas em geral com a nova geração do seu modelo Colt.
Também deveremos ter uma melhor performance na venda de veículos novos da marca Suzuki, a partir do mês de abril, com a chegada do novo Swift. A Maxus, agora sem constrangimentos de entrega, deverá continuar a crescer e nas demais marcas, ambicionamos ter um bom ano igualmente com as marcas Fuso, Isuzu, Aiways e Piaggio Comercial onde ainda temos muito potencial para crescer na região metropolitana da grande Lisboa.
Contudo, há uma forte e respeitável concorrência exercida pelos demais grupos de retalho das marcas automóvel instalados na nossa zona e, para alcançarmos os nossos objetivos de vendas de veículos novos em 2024, o nosso foco serão as empresas PME’s e as frotas, pois dispomos de portfólio de marcas e de serviços que muitas frotas ainda não conhecem a 100%”, salientou Pedro Lourenço.