Comercializado pela Astara em Portugal, o novo Maxus eDeliver3 é um furgão 100% elétrico que disponibiliza uma solução para operações de entrega urbana. Depois das marcas automóveis estabelecidas no mercado terem lançado os seus furgões médios 100% elétricos, a Maxus – marca pertencente ao gigante chinês SAIC Motor – lança a sua versão de furgão elétrico.
A oferta de furgões eletrificados no mercado tem sido escassa e os preços de comercialização são elevados. Com o eDeliver3, a Maxus pretende desmontar esses dois argumentos, a começar pelo preço: a versão de entrada do eDeliver3 custa 30. 894€ (+IVA). Quanto à disponibilidade no mercado, a Astara apresenta-se otimista quanto à quantidade de viaturas que estão disponíveis, referindo que estão bastante alinhados com a efetiva procura por parte dos frotistas nacionais.
Teste às suas capacidades
Testámos o modelo e das primeiras coisas que nos surpreendeu (pela positiva), foram os materiais. Sendo um carro projetado para o trabalho intenso em cidade, a boa qualidade dos seus materiais permite uma convivência a bordo bastante satisfatória para um furgão com estas características.
O espaço de carga do eDeliver3 é versátil e projetado para atender às necessidades dos negócios de entrega. Com uma capacidade de carga de até 905 kg e espaço suficiente para acomodar grandes volumes, esse veículo pode transportar uma grande variedade de mercadorias, desde encomendas pequenas até cargas de maiores dimensões. Além disso, a altura da carroceria é otimizada para facilitar o acesso às áreas urbanas com restrições de altura, como garagens e centros históricos.
Com um motor elétrico potente e baterias de alta capacidade, o eDeliver3 proporciona um desempenho ágil em cidade. Possui uma autonomia de até 240 quilómetros, o que o torna uma solução válida para as entregas diárias nas cidades. Além disso, o tempo de recarga é relativamente rápido, permitindo que os motoristas maximizem o tempo de trabalho e minimizem o tempo de inatividade.
Ir contra corrente
Apesar de diferenciador na sua estética e na sua mecânica, o eDeliver3 tem a mesma desvantagem de todos os outros furgões elétricos que já testamos: tem demasiado binário disponível. Se teoricamente isto pode parecer uma vantagem face aos motores a combustão – tornando o furgão mais responsivo e divertido de conduzir para os motoristas – na prática, é uma desvantagem.
Ter o binário todo disponível logo no arranque, dá azo a que alguns motoristas menos responsáveis possam “brincar” com o furgão, fazendo arranques com derrapagens. Se adicionarmos a isto uma estrada molhada, e ao facto de podermos desligar o controlo ESP, conseguimos provocar um “burnout” quase indefinido. É um ponto esquecido pelas marcas automóveis em geral, e que o eDeliver3 parece, neste ponto, não ir “contra a corrente” da indústria.
Se o elevado binário disponível proporciona uma condução bastante vivaz, a suspensão mais firme deste furgão confirma esse carácter quase “desportivo” do eDeliver3. Para os apreciadores de uma condução mais firme, este modelo irá agradar em diversos sentidos.
Segurança e conectividade
O modelo dispõe de uma série de recursos de segurança, bem como sistemas de assistência ao condutor, como cruise control adaptativo e assistente de permanência na faixa, que ajudam a manter a segurança e reduzir o stress do motorista durante viagens mais longas.
Para o acondicionamento da carga, este Maxus tem a caixa de carga equipada com proteções, evitando assim uma transformação adicional. Ele é comercializado pronto a ser usado.
Uma das características que mais apreciámos no teste, foi o sistema de infoentretenimento. Além de ser o mais intuitivo que já testamos, é possível aceder a informações em tempo real, como navegação, tráfego e tempo (clima). O sistema está integrado num tablier esteticamente muito bem conseguido, e seria perfeito se não fosse o facto de não ter um porta-luvas. Comporta um arrumo, mas este deixa à mostra tudo aquilo que lá se põe.
Ambiente
Uma das grandes vantagens do eDeliver3 é a sua pegada ambiental reduzida. Ao ser “alimentado” por eletricidade, o veículo não emite gases poluentes durante o uso, contribuindo para a qualidade do ar e para a redução das emissões de carbono. Isso o torna uma opção atraente para empresas que procurem reduzir seu impacto ambiental.
Em resumo, o Maxus eDeliver3 é um veículo elétrico comercial altamente competitivo, projetado para atender às necessidades das entregas urbana. Com uma autonomia competente, capacidade de carga e recursos avançados, apresenta uma solução válida para as empresas em Portugal.