Na sua primeira edição, o Open Day realizado pela Cepcar revestiu-se de pleno sucesso. Dinamizado nas amplas instalações da própria empresa, localizada em Redondas, Turquel, o evento decorreu no passado dia 3 de fevereiro, com muitas atividades e partilha de informações, proporcionando aos mais de 700 participantes a oportunidade de conhecer, tocar e de manusear máquinas e marcas de equipamentos representadas pela Cepcar em Portugal.
Luciana Marques (diretora financeira) e Ricardo Damião (gerente da Cepcar) foram os anfitriões do evento e receberam com a habitual simpatia os convidados, entre os quais a Revista Automotive. O Open Day da Cepcar também serviu de palco para que diversos parceiros de negócio da empresa divulgassem os seus produtos e serviços associados às máquinas de construção que a empresa representa e comercializa no nosso país.
Neste âmbito, estiveram presentes as entidades financeiras Bankinter, BNP Paribas, Montepio e Millenium., bem como a empresa de transpores especiais FHM; a Pneus do Alcaide com os pneus para máquinas industriais, e a SOSI uma distribuidora de combustíveis e lubrificantes. Com respeito aos equipamentos de construção, marcaram presença as marcas alemãs WackerNeuson e Amann, bem como a Hidromek que é a estrela da companhia e, ainda os empilhadores UN e os tratores Hattat.
Em entrevista à Automotive, Luciana Marques e Ricardo Damião salientaram que “o evento superou as nossas expectativas, quer em número de participantes, quer em termos de adesão dos nossos parceiros comerciais. Neste primeiro Open Day, também destacámos os implementos que comercializamos sob a marca CEPCAR, tais como: engates rápidos, baldes, garfos, entre outros, já disponíveis no mercado nacional.
Um passo à frente
Em termos de novidade, apresentámos os empilhadores UN e um novo projeto denominado Cepcar Agro com base nos tratores da Hattat, uma marca de tratores turca que, no passado, produziu tratores para a própria Massey Ferguson. Desde que foi criada, a Cepcar orgulha-se de estar um passo à frente no mercado das máquinas, ao implementar novos equipamentos e novas máquinas, com o objetivo de disponibilizar as melhores soluções para os nossos clientes.
Esta nossa iniciativa foi, sem dúvida, uma demonstração de positivismo da nossa empresa e um momento para reunirmos, num espaço único, os nossos clientes e parceiros de negócio, proporcionando um contacto mais próximo destes profissionais com as máquinas e equipamentos que representamos. Acreditamos que este evento ocorreu na altura certa, tendo em conta que os clientes têm alguma disponibilidade para este tipo de interação. O resultado disso está à vista, pois tivemos um evento bastante preenchido com mais de 700 participantes.
Marcámos, pela positiva, o arranque do ano, e muito nos orgulhou o facto de termos a presença dos responsáveis internacionais das diferentes marcas que representamos, vindo desde Espanha, Itália, Alemanha, Turquia e, também, da China e dos Estados Unidos da América. A nível nacional, tivemos a presença dos nossos distribuidores, que nos têm acompanhado neste crescimento da CEPCAR.
No Open Day criámos uma área de demonstrações, onde foi possível ter um primeiro contacto com alguns dos nossos equipamentos, onde muitos testaram a sua destreza nas máquinas, através de um conjunto de jogos que implementámos para este efeito. É a primeira vez que estamos a realizar este tipo de evento, e queremos que se torne uma tradição no arranque de cada ano, através da Cepcar. Com esta ação, também demos a conhecer os nossos serviços de pós-venda e de venda de máquinas usadas.
Mudar o paradigma
Temos notado que os salões da especialidade estão a perder a sua importância, sendo que os investimentos que os expositores realizam na aquisição do espaço, mobiliário, decoração, recursos humanos, deslocações e estadias, têm sido cada vez maiores e com resultados muitas vezes difíceis de se mensurar. Há aqui uma discrepância entre o investimento/retorno, que nos faz repensar a presença nas futuras feiras e salões nacionais da especialidade.
Contudo, e ao invés de criticarmos, preferimos fazer parte da solução. Por isso idealizámos e dinamizámos o Open Day da Cepcar. É uma iniciativa que requer muito trabalho, mas compensa pelo contacto direto que temos com os clientes, e com o nível de atenção que lhes conseguimos proporcionar, para além de ser possível a experimentação de alguns dos nossos equipamentos e partilha de informações, diretamente com os responsáveis internacionais das marcas que representamos.
Estamos satisfeitos com o resultado alcançado e esperamos poder renovar esta iniciativa, com mais novidades, em 2025”, finalizaram.