Entrevistamos Olivier Rasmont, General Manager Product Engineering and Marketing Group, e Rubén Gómez, Retail Sales and Marketing Manager for Spain & Portugal, ambos da Kobelco Construction Machinery Europe, que nos explicam a reputação da marca no segmento da demolição.
“Para a Kobelco, a demolição é uma área muito importante de negócio, tanto que somos a marca nº1 no Japão nessa área. Para contextualizar, a demolição no Japão é uma área de grande complexidade técnica, porque todos os edifícios seguem os mais altos standards de proteção contra terramotos, tornando-os bastante robustos e mais “difíceis” para demolir.
O Japão é um mercado muito competitivo na área da demolição. Com a quantidade de terramotos, há uma frequente necessidade de demolição, tornando o setor muito atrativo. É justamente o mercado onde atuamos diretamente com outros fabricantes japoneses de máquinas e, o facto de conseguimos alcançar a liderança absoluta naquele país, diz muito da qualidade das máquinas e da excelente performance Kobelco.
Quanto à Europa, temos uma presença cada vez mais consolidada. Fruto da expansão europeia iremos mudar da sede de Almere (Holanda) para novas instalações Lelystad, também na Holanda. Apesar dessa expensão, a Kobelco tem uma estrutura muito ágil no continente europeu, onde a informação flui de forma rápida. Isso agiliza o contacto com o cliente e permite um melhor desenvolvimento das nossas máquinas, fruto do feedback que temos dos clientes.
Especialistas em escavadoras
A Kobelco produz exclusivamente máquinas escavadoras. E dentro do segmento das escavadoras, produzimos apenas escavadoras de rastos. Somos, portanto, das marcas aquela que mais conhece dessa tipologia de máquina.
Também produzimos gruas, mas num volume ajustado para um nicho de mercado, comparado com as escavadoras. O cliente quando procura a Kobelco, sabe exatamente o que quer. Sabe que não desviamos as atenções a produzir pás-carregadoras, retroescavadoras ou até escavadoras de rodas. Temos uma especialização e um foco na qualidade, que nos torna únicos no mercado das escavadoras de rastos.
No segmento das máquinas de demolição, a nossa abrangência de gama vai desde a SK350DLC de 21 metros até à SK550DLC, de 42 metros. Essas escavadoras foram desenhadas do ponto de vista estrutural, hidráulico e eletrónico para aguentar com as vibrações do trabalho de demolição.
Todas apresentam o sistema NEXT da Kobelco, uma solução segura e rápida para a montagem/desmontagem do braço de demolição. Esta solução permite um fácil transporte entre projetos, com poupanças de custos significativas.
Abrangência de gama na demolição
As máquinas especificas de demolição que acima mencionamos são as de longo alcance, mas a nossa gama de demolição começa, por exemplo, numa SK008 na versão de 1 tonelada, que foi desenvolvida com grande robustez para ser capaz de também suportar um trabalho de demolição.
Outra gama de máquinas Kobelco que tem alcançado sucesso no mercado da demolição, é a máquina SK380SRLC short radius (raio curto) de 8 toneladas. Temos uma gama alargada de máquinas de raio curto que, nas tarefas de demolição, conta com uma ótima aplicabilidade. A demolição exige muitas vezes realizar um trabalho em espaços apertados e, com funcionamento em raio curto, a SK380SRLC short radius consegue uma boa operabilidade, evitando manobras desnecessárias e, assim, reduz os consumos.
Robustez e precisão
As nossas máquinas são todas produzidas de raiz no Japão para o segmento da demolição. Isso faz uma grande diferença. Sabemos que, em outras marcas isso não acontece de todo, pois e há modificações ou adaptações realizadas localmente, em outros países, para as máquinas operarem na demolição.
O trabalho na demolição é um trabalho bastante especializado, inclusive no que diz respeito ao operador da máquina. Se uma máquina está a trabalhar em altura, por exemplo, na extensão total dos 42 metros, o nível de precisão tem de ser muito grande. Isto porque, qualquer erro de cálculo, seja da máquina ou do operador, poderá provocar um acidente com graves consequências.
Para evitar isso, as nossas máquinas têm uma grande precisão e, ao mesmo tempo, proporcionam uma rápida e fácil adaptação aos operadores desta tipologia de máquinas. As máquinas da Kobelco contam com sensores que auxiliam as manobras, permitindo alcançar elevado grau de segurança nas operações de demolição. É um trabalho que exige rigor, de controlo e precisão.
Os dados de performance das nossas máquinas são vistos pelos nossos clientes como algo conservadores. Segundo eles, as máquinas Kobelco são capazes de fazer mais do que anunciam, mas preferimos continuar com essa filosofia conservadora. Segurança é um valor-chave muito importante para a nossa marca, sendo um tema levado muito a sério por todos que trabalham na demolição e operam as máquinas da Kobelco.
Novidades
Este ano de 2024 trará muitas novidades em termos de máquinas para o segmento da demolição. A começar pela gama de raio curto, sendo que já em março apresentaremos ao mercado europeu a nova geração das SK380SRLC-7 de 38 toneladas. Esta é a maior máquina que temos na gama de raio curto.
No salão Intermat (Paris, França) a decorrer em abril próximo, iremos apresentar uma SK350DLC de 21 metros e uma SK400DLC de 25 metros, onde a produção de ambas acontece este ano com um novo motor Isuzu. Haverão ganhos em termos de performance e também no que toca à economia de combustível. Para além destas duas máquinas, teremos ao longo do ano mais novidades que nos irão impulsionar ainda mais a presença da Kobelco neste segmento, com base em máquinas ainda mais tecnológicas e continuamente adaptadas à complexidade dos serviços dos nossos clientes.
Acompanhamento de proximidade
Na Kobelco a proximidade faz-se no terreno, pelo que desenvolvemos visitas constantes aos clientes. Neste início de 2024 já estivemos reunidos com vários clientes em Portugal e esta auscultação tem nos permitido recolher e partilhar informações importantes. Podemos adaptar as máquinas ao serviço específico do cliente, por exemplo em termos das prioridades da parte hidráulica. Isto é o tipo de trabalho que é feito pelo concessionário em conjunto com o cliente.
Adicionalmente aos clientes, estamos também próximos dos nossos distribuidores. O que ouvimos dos nossos distribuidores é que as máquinas Kobelco do segmento da demolição são tão robustas, ao ponto de as vendas de peças de substituição estarem constantemente a diminuir, um dado que encaramos como positivo pois espelha a qualidade e a fiabilidade da nossa marca. Claro que, pontualmente, há necessidade de assistência técnica e, em Portugal, dispomos de todo o suporte técnico local que é feito em conjunto com o nosso concessionário Peixoto & Peixoto, que cobre todo o país. Em Espanha, atualmente dispomos de 6 concessionários.
Para além das visitas regulares aos clientes, a proximidade passa também pela utilização da telemática. Todas as máquinas Kobelco podem ser monitorizadas de forma remota, sendo assim possível verificar em tempo real diversos parâmetros, tais como a localização, os consumos, entre muitos outros. Isto permite-nos aconselhar melhor o cliente, com base em dados específicos do seu trabalho.
Perspetivas para 2024
O pós-pandemia trouxe tempos de grande euforia na nossa área, mas também anos de grande instabilidade de preços. Creio que 2024 deverá trazer alguma uma estabilização nos preços, bem como uma harmonização na procura.
Iremos estar presentes enquanto expositores no Salão Intermat, em Paris, para apresentarmos a nova SK520XDLC que será uma das grandes atrações do nosso stand, juntamente com a máquina 350 com novo motor. Vamos ter também outras novidades muito interessantes no segmento da demolição, mas ainda não podemos revelar.
Muito recentemente, demos a conhecer alguns novos modelos nos salões SAMOTER e SMOPYC, com produtos mais direcionados para o segmento de movimentação de terras e agroflorestal florestal, que com todo o gosto daremos a conhecer aos leitores da Automotive nas próximas edições.
Continuaremos também a dinamizar as ações de formação sempre que efetuarmos a venda de um equipamento da Kobelco. Por exemplo, neste mês, entregámos uma 400 10E de demolição, e o nosso procedimento inclui uma formação juntamente com a entrega máquina, além de todo o suporte necessário à operação da mesma. A 400 é o nosso produto estrela, que tem uma grande aceitação pela sua transversalidade.
A Kobelco é uma marca com grande reputação internacional e, ao longo da sua história, conquistou a confiança de muitos clientes na área da demolição. Temos basicamente dois tipos de clientes na demolição. O primeiro, são as grandes empresas multinacionais, que trabalham em toda a Europa e inclusive em Portugal. O segundo, são as empresas de dimensão média e de abrangência nacional. Contudo, e independente das suas dimensões, todas estas empresas querem trabalhar com máquinas de demolição com elevada qualidade e versatilidade técnica e a Kobelco é a marca de referência mundial nestes dois critérios”, destacaram.