Num evento onde os desafios e as evoluções da pintura automóvel foram temas em destaque, a BASF Coatings Service realizou em Lisboa a sua convenção ibérica, onde reuniu mais de meia centena de distribuidores das suas marcas de tintas Glasurit e R-M, juntamente com os principais quadros da empresa de Portugal e Espanha.
A Revista Automotive acompanhou de perto esta convenção ibérica e, na ocasião, entrevistou Erik-Jan van de Wiel (foto), Business Sales Manager at BASF Coatings Services Portugal que falou sobre o encontro e também sobre o desenvolvimento dos negócios das marcas Glasurit e R-M no nosso país, mercado onde a BASF dispõe de uma presença sólida e de uma rede de distribuidores bastante robusta.
“Já há alguns anos dinamizamos uma convenção ibérica com os responsáveis da nossa rede de distribuidores, sob a égide da BASF Coatings Service. Inicialmente ela se realizava de forma separada entre os distribuídos das marcas Glasurit e R-M, mas que passou a ser conjunta há cerca de 8 anos, pois identificámos que havia muitos temas em comum entre as duas redes, pelo que seria mais lógico reunir num mesmo momento e num mesmo ambiente os nossos distribuidores de Portugal e Espanha.

Crescimento e novidades
Trata-se de um momento muito importante para a nossa empresa e também para a nossa rede, pois neste encontro conseguimos estar mais próximo dos nossos parceiros de negócio, de ouvir as suas ideias e de debater assuntos da atualidade do nosso setor, bem como dar a conhecer as novidades das nossas marcas e o andamento dos nossos negócios, ibericamente falando, para além é claro de destinarmos algum tempo livre para algumas atividades de lazer com todos os participantes.
A convenção ibérica da BASF Coating Service também permite partilhar de forma conjunta e presencial a nossa visão e também conhecer novos desafios que estão presentes do dia-a-dia dos nossos distribuidores e dos seus clientes. A presença Thierry Van der Brempt, nosso diretor Automotive Refinish Coatings Solutions Ibéria desde maio de 2023, deu um relevo especial à nossa convenção, juntamente com os demais colegas da nossa empresa, demonstrando uma grande coesão e proximidade da nossa equipa ibérica.
Os nossos negócios foram bastante positivos nos primeiros 4 meses deste ano no mercado ibérico, embora em Portugal tenha sido registado um ligeiro abrandamento neste período, fruto de uma transição informática que de certa forma condicionou o resultado nacional, sendo que em maio já se nota uma boa recuperação com tendência positiva para os próximos meses deste ano.

Em termos de novidades para Portugal, teremos a introdução de uma nova gama de tintas a base d´água para as nossas duas marcas, sobretudo para a Glasurit com a implementação da série 100 para na marca Glasurit, produtos de secagem ainda mais rápida, com elevada rentabilidade, que irão chegar ao mercado português no final deste verão.
Estou na BASF desde 1990 e em Portugal desde 2001. Neste meu percurso profissional, cedo aprendi que a nossa empresa sempre desenvolveu produtos de elevada qualidade e com reconhecimento mundial junto aos principais fabricantes automóveis. O mesmo standard de qualidade se verifica com as nossas linhas de produtos no setor de pós-venda.
Portugal é um país de relevo para os negócios da nossa empresa, com as suas particularidades, mas que evoluiu muito nos últimos anos, onde a qualidade, a rentabilidade e a formação técnica do setor são aspetos fundamentais hoje em dia. A presença direta da BASF no nosso mercado, tem resultado em pleno sendo também uma prova de confiança do nosso grupo na capacidade e dinamismo da nossa rede de distribuidores”, destacou Erik-Jan van de Wiel.