A Komatsu Europe foi a marca que mais novidades apresentou no Salão Intermat, recentemente realizado em Paris (França). Ao todo, foram mais de uma dezena, entre novos modelos, protótipos e semi-protótipos. A gama estende-se por máquinas a combustão, híbridas e elétricas.
A começar pelas elétricas, a Komatsu apresentou a escavadora elétrica PC210LCE-11 equipada com baterias de iões de lítio. A empresa estava a desenvolver este modelo elétrico desde janeiro de 2021 e, agora, está pronta para o introduzir no mercado de aluguer como um semi-protótipo.
Ao utilizá-la em várias condições operacionais e com diferentes ambientes de alimentação de energia (em países onde se espera que o mercado eletrificado se forme), os clientes poderão experimentar a máquina, enquanto a Komatsu compilará feedback, opiniões e conhecimento no mercado eletrificado. Posteriormente, poderá ser lançada ao mercado.
No âmbito dos protótipos, a Komatsu também deu a conhecer a escavadora elétrica da classe de 13 toneladas PC138E-11, máquina que planeia introduzir nos mercados europeus. Consciente de que o mercado para equipamentos de construção eletrificados ainda não foi estabelecido, a Komatsu está a trabalhar para desenvolver rapidamente este novo mercado com vista à neutralidade carbónica. Para tal, a empresa anunciou também uma nova miniescavadora elétrica da nova classe de 3 toneladas PC33E-6 (protótipo).

Combustão com grande vitalidade
Nos motores a combustão, a Komatsu Europe demonstrou grande vitalidade, com uma série de lançamentos. Resumidamente, e a começar nas suas miniescavadoras, destaque para as novas PC24MR-5 e PC18MR-8 com os mais recentes motores Stage V, entre outras melhorias introduzidas na série MR.
As máquinas da série MR também foram renovadas na gama média, com a nova Komatsu PC88MR-11, vindo substituir as bem-sucedidas PC88MR-10, com um aumento de produtividade e potência (68cv), redução do consumo de combustível e maior velocidade dos equipamentos de trabalho. Quanto às novidades nas escavadoras de rodas de traseira curta, a Komatsu expandiu a sua gama com dois novos modelos, os PW168-11 e PW198-11, completando os pesos operacionais destas máquinas populares até às 20 toneladas.
As novas máquinas são compactas e fáceis de transportar, potentes, confortáveis, versáteis, fiáveis e duráveis, de acordo com os pedidos mais frequentemente expressos pelos clientes, que levaram ao seu desenvolvimento. Precisamente adaptadas a estes pedidos, as duas máquinas recentemente desenvolvidas estão agora a ser lançadas ao mercado.

Gigantes renovados
Na gama mais pesada, a Komatsu Europe lançou a escavadora hidráulica PC950LC-11. A PC950LC-11 beneficia de mais de 100 anos de know-how da Komatsu nos seus clientes de pedreiras e minas.
Com um peso de 97 toneladas, a PC950LC-11 incorpora um novo motor Komatsu de alta potência, um balde de grandes dimensões, e as mais recentes tecnologias hidráulicas e de controlo da Komatsu para alcançar a maior produtividade da forma mais eficiente possível.

No segmento da demolição, destaque para a PC390HRD que agora beneficia do pioneiro sistema de engate K100, que permite uma interoperabilidade de dois braços diferentes (escavadora ou demolição), onde a substituição destes é feita em menos de 100 segundos – conforme nos explicou em entrevista Francisco Oliveira, da empresa portuguesa Cimertex.
Por fim, as novidades não se cingiram às escavadoras, tendo o segmento dos dumpers tido uma atenção especial pela Komatsu. Assim, foi destaque o dumper HD605-10, que introduz melhorias significativas de desempenho, incluindo aumento de potência, reduções de peso, capacidade de carga expandida até 64 toneladas com corpo de 43 m3, durabilidade melhorada, sistemas de visibilidade aprimorados e consumo reduzido de combustível.