Com mais de 40 anos de história e acima de 3 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a Renault Master é de longe o furgão de referência na gama VCL da marca. Depois do primeiro contacto da Automotive na Solutrans em 2023, a nova Master foi recentemente apresentada em Portugal, país onde a marca Renault tem um grande historial de liderança nos veículos comerciais, mas que, por razões diversas, deixou de estar à frente nas vendas e agora vai ter de investir para reconquistar uma clientela frotista ainda mais exigente.
Ir mais longe, transportar mais e custar menos são os pilares da comunicação da nova Master, onde poderemos também acrescentar uma nova imagem, mais conforto e segurança para o condutor e assistente, bem como uma maior diversidade de carroçarias (20 tipos) e mais de 20 transformações possíveis de fábrica.
Acrescente-se ainda as muitas intervenções possíveis dos transformadores autorizados da marca em Portugal que, tudo somado, proporcionam uma maior diversidade de configurações para os utilizadores profissionais, ou seja, para o cliente empresarial.
A Renault anuncia uma carga melhorada de até 2,4 toneladas; um volume de carga entre os 11 e os 22 m3; tração dianteira ou traseira; bem como a melhor largura de acesso e comprimento de carga da sua classe.

Uma mudança para um nível superior
Um furgão de nova geração e uma referência em termos de consumo de combustível, inovação e equipamento, o novo furgão Master está disponível no nível de equipamento advance, com uma vasta gama de elementos de série, e tantos outros opcionais.
Com base numa carroçaria desenvolvida sob o lema “Aerovan”, a Master apresenta uma resistência aerodinâmica (CdA) reduzida em 20%. Já o motor diesel Blue dCi está disponível em quatro variantes, com potências de 105, 130, 150 e 170 cv, sendo que todos os motores proporcionam melhorias significativas no consumo de combustível (- 1,5l/100 km, em média) e nas emissões de CO2 (- 39g/km), mantendo este furgão abaixo da marca dos 200g/km. No final do ano, vai estar disponível uma variante com caixa automática de 9 velocidades.

Versão 100% elétrica
No âmbitoda renovação de toda a gama da marca Renault e dos investimentos na eletrificação dos seus modelos, também a Master continuará a ter uma versão elétrica denominada E-Tech 100% elétrico com bateria de 87 kWh, indicada para o transporte em percursos médios, anunciando uma autonomia de até 460 km, com um preço unitário a começar nos 67.150 euros.
Com uma carga útil de até 1625 kg compatível com a carta B, o consumo de energia mantém-se moderado, com um valor WLTP de 21 kWh/100 km com a bateria de 87 kWh, graças a um inovador sistema de gestão térmica. O carregamento rápido de 130 kW CC permite recuperar 230 km de autonomia, em 30 minutos. Em casa, com uma wallbox de 22 kW CA, a bateria pode ser carregada de 10% a 100% em quatro horas. Posteriormente ficarão disponível versões equipadas com uma bateria de 40 kWh e até 200 km de autonomia com preços a serem revelados em setembro.

As motorizações com caixa de velocidades manual já estão disponíveis para encomenda, em Portugal, com as primeiras entregas previstas para o mês de setembro. As versões com caixa de velocidades automática estão previstas chegar no início de 2025.
A apresentação em Portugal decorreu no âmbito da convenção da marca, que reuniu concessionários e parceiros, e também contou com a presença de Hélène Carvalho e Paulo Pereira (na foto), luso-descendentes que trabalham na Renault em França, onde são responsáveis globais pelo programa de desenvolvimento da gama Master, que ressaltaram a importância deste novo furgão para retomar o crescimento da marca, no segmento dos VCL.