A MAN Truck & Bus está a acelerar a sua transição para a eletromobilidade. Após um período de construção de apenas um ano, a empresa realizou a cerimónia de conclusão do novo edifício para a produção em larga escala de baterias para camiões totalmente elétricos e autocarros nas suas instalações em Nuremberga, com um investimento total de 100 milhões de euros.
Poucas semanas após a entrega do primeiro MAN eTruck 100% elétrico a um cliente, a cerimónia de conclusão surge como o ponto alto para este fabricante de veículos comerciais com sede em Munique. Assim, a partir de abril de 2025, as baterias de alta tensão serão fabricadas industrialmente em Nuremberga, utilizando métodos de produção de última geração, otimizando uma instalação com 17 mil metros quadrados, possibilitando a criação de quase 350 novos postos de trabalho para o futuro.
A MAN passa a ser o primeiro fabricante de veículos comerciais a iniciar a sua própria produção em série de baterias na Alemanha.
Transição energética
Segundo Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, “as unidades do futuro estão a ser criadas em Nuremberga, onde dentro de alguns meses utilizaremos as mais recentes tecnologias para a produção de baterias em larga escala. Trata-se de um marco importante para a nossa empresa no caminho rumo à eletromobilidade, e também é um sinal de compromisso da MAN com a Baviera e a Alemanha como local de negócios”.
Atualmente, as baterias para os veículos totalmente elétricos da MAN já estão a ser produzidas em pequenas séries nas instalações de Nuremberga. Com o início da produção em grande escala, a área de produção em pequenas séries será gradualmente convertida para o desenvolvimento da próxima geração de baterias e também para o recondicionamento das baterias. A partir de abril de 2025, os módulos entregues serão inseridos em camadas de bateria na produção em grandes séries. Estas camadas serão empilhadas umas sobre as outras para formar a bateria e depois testadas.
A nova unidade conta com mais de 50 estações de montagem manuais e automatizadas e sete bancadas de ensaio para garantia de qualidade A partir de abril de 2025, serão construídas até 50 mil baterias por ano, numa fase inicial de expansão. Dependendo do desenvolvimento do mercado, esta capacidade deverá ser expandida para até 100 mil baterias de alta tensão até 2030. Com mais de 35 metros de altura, o novo edifício é o edifício de produção mais alto do local.
Financiamento estatal
O Estado Livre da Baviera está a financiar o desenvolvimento e a investigação em tecnologia de baterias com cerca de 30 milhões de euros. Este investimento permitiu a integração de células inovadoras de soldadura a laser. A soldadura a laser é a tecnologia de produção mais inovadora, eficiente e suave na construção de módulos de baterias. Com um potente laser de disco de 8 kW, ótica guiada por robô e sensores ultrafinos, as células de bateria individuais são ligadas eletricamente entre si com a mais alta precisão e qualidade. Em conjunto com a Universidade Técnica (TU) de Munique, a MAN está a investigar o desenvolvimento desta tecnologia, que será utilizada numa futura geração de baterias.
Na imagem, o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (à frente), com Frederik Zohm, membro do conselho de investigação e desenvolvimento da MAN, Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, e Michael Kobriger, membro do conselho de produção e logística da MAN, bem como Markus Wansch, presidente do conselho de trabalhadores das instalações da MAN em Nuremberga (da esquerda para a direita).