Detentora de marcas históricas como Monroe, Champion, Ferodo, Moog, Jurid e Walker, entre outras, a DRiV Ibérica reorganizou a sua estrutura diretiva e agora volta a estar mais ativa para dinamizar a sua presença e recuperar a posição cimeira no mercado de pós-venda, quer em Espanha como também em Portugal, tendo por base uma sólida estrutura de parceiros comerciais.
A Revista Automotive esteve em Madrid, na sede ibérica da DRiV onde conversou com Pedro Luís Sanchez Garcia (foto), responsável de vendas e key account manager da empresa, que nas linhas que se seguem, fala sobre os desafios do mercado e identifica as evoluções da marca e respetivas gamas de produtos, num momento de alguma indefinição na indústria automóvel e profunda transformação no setor de pós-venda.
“Estamos a crescer no mercado ibérico face ao ano passado, com um percentual de vendas ligeiramente acima do crescimento do setor. Registámos, até o momento, uma evolução em praticamente em todas as marcas que representamos. Contudo, é notório um abrandamento geral no consumo de peças premium, decorrente de uma redução do poder de compra dos automobilistas quer em Espanha, quer em Portugal.
Este abrandamento também está associado ao acentuado envelhecimento do parque automóvel circulante da península ibérica, onde o cliente final (automobilista) procura realizar uma reparação mais económica do seu automóvel, dando mais atenção ao preço de uma determinada peça ou componente, do que a qualidade, eficiência energética ou a fiabilidade do produto.
Trata-se sem dúvida de uma questão económica, mas também cultural. Não é positiva, visto que deveria haver uma maior preocupação do cliente com a sua segurança e também com a segurança dos demais automobilistas, porque uma peça de qualidade superior, ainda que seja mais cara, tem uma maior capacidade de resposta e de fiabilidade para o seu automóvel.
Apesar deste comportamento, estamos a registar um crescimento robusto no que se refere à gama de marcas premium da DRiV, quer em relação ao ano passado, quer quando comparamos com o desempenho das demais marcas premium no mercado ibérico, graças à confiança e relacionamento que temos com os nossos distribuidores e, no caso de Portugal, ao excelente trabalho desenvolvido há décadas pelo nosso parceiro local, a histórica empresa FCV Costa do senhor Luís Costa, representante exclusivo das marcas do universo DRiV.
Por fim, gostaria de referir que a par das vendas, da qualidade das nossas gamas de produtos e das nossas equipas, a DRiV também dá uma grande atenção à formação técnica dos profissionais do setor de pós-venda. Neste domínio, o programa Garage Gurus continua a ser uma referência e uma mais-valia para os reparadores, com formações presencias ou através de videoconferência, sempre em parceria com os nossos clientes/distribuidores. Trata-se de um programa muito completo e ajustado às nossas gamas de produtos, com grande apoio técnico aos profissionais das oficinas em geral”, destacou Pedro Luís Sanchez Garcia.