O terceiro Autopromotec Talk teve lugar em Roma, um evento que destacou o papel estratégico do Made in Italy no setor dos componentes automóveis e do aftermarket. o encontro antecipou os temas principais da 30.ª edição da Autopromotec, uma importante feira internacional dedicada ao pós-venda automóvel, que decorrerá em Bolonha de 21 a 24 de maio de 2025.
Este evento, com 60 anos de história, é uma plataforma: pneus, peças de reposição, equipamentos oficinais e serviços automóveis. Com mais de 1.200 expositores e 100.000 visitantes esperados, a Autopromotec pretende manter-se como um pilar da exportação e da inovação italianas no setor.
Abordada a “Diplomacia de Crescimento”, que apoiam as empresas italianas com iniciativas integradas e campanhas de promoção nos mercados. Contudo sempre a insistir nos mercados “emergentes”: Ásia, África e América Latina; cujo histórico é sempre baseado na baixa qualidade, pouco respeito pelo meio ambiente e pelas pessoas.
O setor automóvel italiano apresenta números positivos como os da cadeia de fornecimento de componentes que representa cerca de 75% do valor de um automóvel. Contudo, o Made in Italy não conseguiu retomar a sua indústria baseada na qualidade; entrou na onda da competitividade à “americana” sem manter e perseverar pela qualidade que tanto a distinguia, na inovação muito baseada na criatividade e cultura, e fez a aposta errada no subemprego, com mão-de-obra menos qualificada.
Sem um compromisso coletivo, o Made in Italy, dificilmente voltará a ter a reputação, o reconhecimento, qualidade, criatividade, expansão e a arte do bem-fazer. O encontro reafirmou o Made in Italy como um legado a proteger e promover. Espera-se assim, o apoio de instituições governamentais e empresas privadas, nomeadamente a Autopromotec para que a Itália volte a ser um modelo de excelência.
